segunda-feira, janeiro 27, 2025

Os dias de Óis da Ribeira aos dias 27 de Janeiro: 1 - ANO 1918, há 107 anos: Nova Junta de Freguesia em Comissão Administrativa! 2 - ANO 1929, há 96 anos: Governador Civil em Óis da Ribeira por causa da ponte do rio! 3 - ANO 1945, há 80 anos!:Posto de Correios de Óis da Ribeira! 4 - ANO 1962, há 63 anos: Contas da Junta com saldo de... 1 803$15! 5 - ANO 2006, há 19 anos: O Centro de Noite da ARCOR que era para ser lar! 6 - ANO 2019, há 6 anos: Os 40 anos da ARCOR com homenagem a Agostinho Tavares!

Manuel M. Resende


Os dias de Óis da Ribeira
aos dias 27 de Janeiro!

1 - ANO 1918,
há 107 anos!
Nova Junta de Freguesia
em Comissão Administrativa


O Governador Civil de Aveiro nomeou, a 27 de Janeiro de 918 - há 107 anos!... - uma comissão administrativa para a Junta de Freguesia de Óis da Ribeira.
O motivo não o
 comnhecemos, mas é certo que esta CA foi presidida por Joaquim Maria Viegas, com o secretário Manuel Maria de Carvalho e o tesoureiro Manuel Maria Ala de Resende (na foto), com os vogais Benjamim Soares de Freitas e José Bernardino Marques dos Reis.
O anterior executivo, empossado a 11 de Março de 1915, era presidido por Luís Maria de Almeida, com Manuel Maria de Carvalho (secretário) e os vogais José Tavares da Silva e Manuel José dos Reis.
A ponte chegou a ser iniciada no local, mais
ou menos, onde se vêem as bateiras


2 - ANO 1929, 
há 96 anos!
Governador Civil em Óis
da Ribeira por causa da 
ponte do rio!

O Governador Civil de Aveiro esteve em Óis da Ribeira para in locco analisar a probabilidade de construção de uma ponte para ligar a localidade à margem de Cabanões do rio Águeda.
A ambição já era antiga e o tenente José Rodrigues da Silva Mendes, o Governador Civil, ouviu no local as razões da justa e já antiga reivindicação do povo de Óis da Ribeira.
O governador atravessou o rio de barco, de Cabanões para Óis da Ribeira, «tendo ocasião de ver a grande necessidade de temos da construção da ponte e que realmente estamos num beco sem saída e que, uma vez feita a ponte, estamos em comunicação directa com a Companhia dos Caminhos de Ferro do Vale do Vouga e toda a região ao norte desta freguesia».
Ponte que, a esse tempo, se projectava construir a juzante da actual, no enfiamento a Rua Adolfo Pires dos Reis (então, Rua do Viveiro), pelo largo Barqueiro Alves da Costa e para o caminho de Cabanões que recentemente foi usado como alternativa de tráfego no tempo de construção da nova ponte.
A ponte, recordemos e c omo hoje a conhecemos, levou tempo a ser construída e só foi inaugurada a 26 de Maio de 1952.

3 - ANO 1945,
há 80 anos!
Posto de Correios
de Óis da Ribeira!

O Posto de Correios de Óis da Ribeira passou  a ter novo encarregado a 27 de Janeiro  de 1945: o comerciante Arnaldo Rodrigues de Figueiredo.
Substituía Luís Henriques de Almeida e o posto funcionava no estabelecimento comercial que tinha sido de Manuel  Maria Ala de Resende, onde agora é o café e mini-mercado de Aníbal Saraiva, no  Largo do Cento Social. E onde em 1954 foi instalado o posto telefónico público.
Arnaldo Rodrigues de Figueiredo foi secretário da Junta de Freguesia, no mandado de 1951/1954, presidido por Benjamim Soares de Freitas e com o tesoureiro Manuel Soares dos Santos (Lopes). 
Era natural de Perrães e casou em Óis da Ribeira com Leontina Tavares, sendo pais de Maria Paula (falecida a 7de Janeiro de 2024, aos 76 anos)e José Augusto Tavares de Figueiredo (Zeca), morador em Aveiro.

Presidente Manuel Maria
Tavares da Silva


4 - ANO 1962,
há 63 anos!
Contas da Junta com
saldo de... 1 803$15 !


A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira reuniu a 27 de Janeiro de 1962, há precisamente 63 anos, e aprovou as contas do ano anterior, o de 1961: com 3 363$55 de receita e 1 480$40 de despesa.
O saldo foi, pois, de 1 803$15, qualquer coisa, a valores de hoje e segundo o conversor da PORDATA, como 900 euros de saldo positivo.
Uma fortuna!!!
O executivo tinha sido empossado a 2 de Janeiro de 1960 e era presidido pelo benemérito Manuel Maria Tavares da Silva, com o tesoureiro José Pinheiro das Neves e o secretário Armando dos Santos Ala de Resende - que, a 4 de Abril desse mesmo ano de 1962, viria a assumir a presidência, por renúncia (resultante de doença) de Manuel Maria Tavares da Silva. Manuel Simões dos Reis (Manelzito) assumiu o cargo de secretário.


5 - ANO 2006,
há 19 anos!
O Centro de Noite da ARCOR
que era para ser lar!


O presidente da direcção da ARCOR anunciou, a 27 de Janeiro de 2005 e durante a comemoração do 27.º aniversário, que ia avançar com um projecto para construir um centro de noite (lar), com capacidade para 60 pessoas.
Agostinho Tavares sublinhou que o esboço apresentado aos sócios e à população é o primeiro passo na «construção de uma obra de fulcral importância para a freguesia».
O dirigente explicou ainda que a ARCOR já era detentora de um terreno com 6000 m2 para a construção do centro, mas que «agora, há um longo caminho a percorrer que começa com a aprovação deste projecto pela Segurança Social».
O centro de noite, que ainda não estáava orçamentado, ficaria englobado no centro social, então recentemente construído e que tinha custou mais de um milhão de euros.
«Para darmos como terminado o centro social, só nos faltam uns arranjos exteriores, que estão pendentes por causa da iluminação, e umas questões que têm a ver com pormenores de segurança do edifício», sublinhou o presidente da ARCOR. 

Infelizmente, o lar/centro de noite não chegou a ser construído.

A placa de homenagem a Agostinho Tavares



6 - ANO 2019,
há 6 anos!
Os 40 anos da ARCOR
com homenagem a Agostinho
Tavares!


As comemorações dos 40 anos da ARCOR foram a 27 de Janeiro de 2019, há 6 anos, e tiveram participação de Rosa Monteiro, a então 
Secretária de Estado da Igualdade, 
A Secretária de Estado Rosa Monteiro ladeada por Jorge
Almeida (presidente da Câmara, à esquerda), e Fernando
Mendonça (da SS de Aveiro)
Cidadania e Inclusão.
Momento emotivo foi o do descerramento da placa de homenagem da direcção arcoriana a Agostinho Tavares, antigo presidente da direcção e o primeiro da assembleia geral, vice-presidente da direcção na data do seu falecimento, a 2 de Agosto de 2018.
A governante fez questão de sublinhar que Águeda «é um concelho com 38 IPSS com acordos de cooperação com a Segurança Social», o que não sendo novidade para os óisdaribeirenses e aguedenses representam, e isso é que era  menos conhecido do público, «um montante global de 9 milhões de euros por ano de investimento».
Sobre a ARCOR, a governante frisou que os seus 40 anos de vida correspondem a «um contributo fundamental para a construção do nosso capital social».
O mesmo, ainda que por outras palavras, foi dito pelos restantes oradores, enaltecendo a obra social que a ARCOR desenvolve todos os dias, apoiando mais de uma centena de famílias.

Sem comentários: