sexta-feira, agosto 22, 2025

- ANO 1964, há 61 anos: Fados de Coimbra nas festas da pateira!


O cartaz da festa de há 61 anos!
 


As festas da pateira foram, até princípios dos anos 80 do século XX, um evento de enorme importância social e popularidade óisdaribeirense - o que mais forasteiros atraía à vila.
A tradição iniciou-se nos anos 50, em «competição» com as outras freguesias ribeirinhas da lagoa, e eram motivo de grandes programas de animação, essencialmente com os bailes populares, de grande folguedo principalmente entre os mais jovens.
Habitualmente realizavam-se na primeira semana da Agosto, mas em 1964, não sabemos a razão, ocorreram no penúltimo e, a 23 de Agosto de 1964, há 61 anos, realizaram-se os então denominados «tradicionais festejos na lagoa de Óis da Ribeira».
Assim eram anunciado em cartazes profusamente afixados na região. 
O programa começou às 15 horas, no largo em frente ao restaurante (que na altura ainda não existia), com os conjuntos «Os Perús», do Troviscal, e «Os Faraós», da Mamarrosa.

Bailes e fados
de Coimbra!  

Ao tempo não havia luz eléctrica na pateira e a noitada foi no actual largo do Centro Social, onde actuaram o conjunto «Estrela Azul», de Oliveira do Bairro, e um Coral de Estudantes da Universidade de Coimbra - assim era anunciado o grupo de fados em que cantava (e que bem!!!...), o conterrâneo António Berna.
Antóno Bernardino Pires dos Sansos (o Berna), viria mais tarde comendador da República Portuguesa, no dia 10 de Junho de 1995, quando foi agraciado pelo então Presidente da Republica, dr. Mário Soares, com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, por «serviços relevantes prestados à cultura».
Faleceu a 16 de Junho de 1996 e está sepultado no Cemiterio Novo de Óis da Ribeira.

Sem comentários: