quarta-feira, dezembro 17, 2025

- ANO 1998, há 27 anos: Louvor ao Governo que «chumbou» entrada em PIDDAC da ARCOR e Junta!

 

A maquete do centro social da ARCOR e sede da Junta de Freguesia

A proposta que fez incluir a
ARCOR no PIDDAC 1999





A Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira aprovou a 18 de Dezembro de 1998, há 27 anos e por unanimidade, um voto de louvor ao Governo de António Guterres (PS), pela inclusão do centro cívico em PIDDAC.
Um voto estranho e surpreendente, já que o Governo não aprovou a candidatura: chumbou-a em primeira instância e absteve-se na decisiva votação de há 27 anos!
A proposta foi do socialista Armando Ferreira, então membro da AFOR (já falecido em Setembro de 2019), mas o curioso é que a candidatura do centro cívico tinha sido «chumbada» pelo Governo guterrista em fase de apresentação do Orçamento do Estado e só foi aprovada por uma proposta de alteração ao mesmo Orçamento de Estado que foi apresentada pelo deputado Manuel Castro Almeida, com votos favoráveis de Rui Rio, José Júlio Ribeiro e Manuel Oliveira (todos do PSD), Sílvio Cervan (do CDS) e Joaquim Amaral (do PCP), que permitiu a entrada da obra no PIDDAC de 1999.
Até neste ponto o PS se absteve, ante a maioria da Comissão de Economia e Finanças da Assembleia da República.
- NOTA: Manuel Castro Almeida é o actual Ministro da Economia e da Coesão Territorial. Os deputados José Júlio Ribeiro e Manuel Oliveira (do PS) e Joaquim Amaral (do PCP) já faleceram.

Sem comentários: