terça-feira, dezembro 30, 2025

- ANO 1999, há 26 anos: ARCOR assinou empreitada com a Construtora da Bairrada

A maquete do centro social da ARCOR e sede da Junta de Freguesia
O comendador Almeida Roque, o arquitecto Gil Abrantes,
(autor do projecto), Fernando Reis, Celestino Viegas e o
engº. Jaime Duarte, da Construtora da Bairrada


O diácono Fernando Reis, presidente da direção da ARCOR, assinou, a 30 de Dezembro de 1999, há exactamente 26 anos, o contrato de empreitada da 1ª. fase do centro social à Construtora da Bairrada.
A cerimónia decorreu no escritório da CIVILAG, em Águeda - o gabinete que elaborou o projecto - e, da parte da CdB, assinou o engº. Jaime Duarte, num acto que foi testemunhado pelo comendador António 
A primeira placa da ARCOR
Soares de Almeida Roque, pelo arquitecto Gil Abrantes (da CIVILAG) e por Celestino Viegas, que viria a ser o seguinte presidente da direção da ARCOR.
Os trabalhos foram adjudicados por 16 888 276$00, mais IVA, no custo total de 19 579 280 euros. Seriam agora um pouico mais de 143 000 euros, segundo o conversor da PORDATA.
A abertura das propostas do concurso tinham ocorrido a 22 de Dezembro de 1999 e a direção de Fernando Reis deliberou, a 27 de Dezembro imediatamente seguinte, adjudicar as obras da 1ª. fase do centro social à Construtora da Bairrada.
O projecto inicial, entretanto, teve de ser reformulado, para incluir as valências de creche e infantário, e as obras desta primeira fase, correspondente à 1ª. placa (a da foto) viriam a começar no dia 3 de Maio de 2000.
- NOTA: A segunda e definitiva fase da obra começou a 22 de Outubro de 2001, há 24 anos e já na direção de Celestino Viegas e com outro construtor - a Construções Marvoense, da Mealhada.

Sem comentários: