segunda-feira, dezembro 15, 2025

- ANO 2003, há 22 anos: César foi o último tecelão de Óis da Ribeira!

César dos Santos Baptista
Alberto Baptista


O último tecelão de Óis da Ribeira foi César dos Santos Baptista, que, aos 75 anos, faleceu a 15 de Dezembro de 2003.
Há precisamente 22 anos!
Natural de Aguada de Cima, lá nasceu a 19 de Abril de 1928, tendo casado em OdR com Deolinda Pereira dos Santos, filha de Justino Pereira dos Santos e de Florinda Rosa de Jesus, que moraram na Rua do Canto da Igreja.
O casal viveu na sua casa do Bairro Alto e César enviuvou a 8 de Setembro de 2003, pouco mais de três meses antes da sua morte.
O casal esteve alguns anos emigrado em França (nos anos 60 para 70 do século XX) e teve os filhos Alberto, Maria Matilde e Maria Esperança dos Santos Baptista, moradores, respectivamente em Aveiro, na Giesteira (Águeda) e em Inglaterra.
A oficina de tecelagem estava instalada nas traseiras da sua residência, que entretanto foi vendida e entretanto demolida e é agora propriedade de Luís Oliveira Gomes, filho de Zita Oliveira e José Maria Gomes, da Rua da Pateira.
César dos Santos Batista, depois do regresso de França, ainda trabalhou como tractorista, na indústria de cerâmica, até à idade de reforma.
- NOTA: O filho Alberto dos Santos Baptista (na foto) faleceu a 16 de Agosto de 2025, aos 72 anos e na Gafanha da Nazaré, onde residia. César era irmão de dois antigos campeões nacionais de ciclismo: António Baptista e Antonino Baptista, também já ambos falecidos.

Sem comentários: