segunda-feira, dezembro 08, 2025

- ANO 1998, há 27 anos: O rapto na Venezuela de família de Óis da Ribeira!


O casal Fernanda Silva e Fernando Suarez, com a filha Sara, em imagem
de 1998, o ano do rapto e resgate na Venezuela. Há 27 anos!
Fernando e Sara (em 2020)


Um comando policial venezuelano resgatou Fernanda Silva e a filha Sara, a 8 de Dezembro de 1998, há exactamente 27 anos.
Mãe e filha tinham sido raptadas, com Fernando Matos Suarez, marido e pai, a 24 de Outubro desse mesmo ano, em Puerto Ayacucho, na fronteira da Venezuela com a Colômbia, por um comando de 5 homens armados, que, à força mas sem agressões físicas, levaram a família Suarez para a selva colombiana.
Horas depois, Fernando Suarez foi libertado em solo venezuelano mas com a ameaça deter de  entregar um resgate na ordem dos 150 000 contos - o equivalente, hoje, a 1.295.000 euros, nos dias de hoje.
Com uma data-limite: até 7 de Novembro.
O drama prolongou-se até 8 de Dezembro de 1998, dia em que um comando policial venezuelano, formado por 8 homens altamente armados, entrou na selva e as resgatou. O resgate não foi pago.
- NOTA: Fernando Matos Suarez é de Óis da Ribeira e filho de Hostilino dos Reis Matos (já falecido) e de Maria Ascensão Gomes Soares, da Rua Manuel Tavares (Cabo). Fernanda é filha de Aida, de Fermentelos, e de Jaime Nogueira da Silva, de Óis da Ribeira, já falecido. Neta paterna de Maria Simões Nogueira (Maria Padeor), também já falecida.

Sem comentários: