domingo, dezembro 21, 2025

- ANO 1980, há 45 anos: ARCOR em luta pelo infantário e hangar de canoagem!

 

A escola primária de Óis da Ribeira

ARCOR 1980



A ARCOR reuniu a 21 de Dezembro de 1980 com o então vereador municipal José dos Santos Silva, por causa da criação do infantário.
Há precisamente 45 anos,
A Câmara Municipal de Águeda comprometeu-se, por escrito, «a executar as obras necessárias e apetrechar convenientemente uma sala para funcionamento do jardim de infância de Óis da Ribeira» e o termo de responsabilidade foi assinado pelo vereador, entretanto falecido (a 1 de Março de 2014). Previa que as obras fossem realizadas até ao início do ano lectivo de 1983/84, e pensou-se, inicialmente, na Casa da Junta da Rua Adolfo Pires dos Reis (que depois foi sede da Tuna e agora está abandonada, desde 2007, há 18 anos...), mas os custos eram elevados.
O presidente da direção era Celestino Viegas e passou-se a promessa para a sala velha da escola, mas a Câmara não cumpriu a responsabilidade que assumiu. Curiosamente, já no mandato de Fernando Reis e a 5 de Dezembro de 1997, 17 anos depois, a sala veio a ser utilizada como... jardim de infância da ARCOR. 
- NOTA: O edifício e o logradouro da escola primária são agora daTuna / AFOR, nos termos do protocolo estabelecido com a Câmara Municipal de Águeda, a 28 de Setembro de 2023.

Sem comentários: