![]() |
Republicanos do Centro Republicano de Óis da Ribeira, e familiares, nas esadasda casa de Diamantino Francisco da Silva, que ficava atrás da Igreja de Santo Adrião e foi demolida em Junho de 2020 |
![]() |
| A acta fundadora do Centro Republicano de Óis da Ribeira |
O proprietário Diamantino Francisco da Silva foi eleito presidente do Centro Republicano de Óis da Ribeira (CROR) a 25 de Dezembro de 1911.
Há precisamente 114 anos.
O CROR tunha sido inaugurado a 30 de Julho desse ano, com Silvério Marcos dos Reis na presidência da direcção e os dirigentes Diamantino Francisco da Silva (vice-presidente), Joaquim António Pires Soares (tesoureiro), Anacleto Pires Soares (secretário) e os vogais António José da Costa, Alexandre Pires Soares e Dinis Pires da Silva.
O núcleo fundador incluía por José Pinheiro de Almeida, Ricardo Pires Soares (padre e presidente da Junta), João Bernardino dos Reis, Albano Joaquim de Almeida e Manuel Joaquim Reis (também da JF), José Maria Santos, Jacinto Pereira de Matos, Eduardo Costa, César Pires da Silva, António Henriques de Carvalho, Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha e Salvador Sucena Estima.
Diamantino Francisco da Silva substituía Silvério Marques dos Reis, que regressou ao Brasil, e a direção incluía o secretário Albano Tavares Pinheiro, o tesoureiro Joaquim António Pires Soares e os vogais António José da Costa e Alexandre Pires Soares.
- NOTA: O Centro Republicano de Óis da Ribeira funcionou até 17 de Abril de 1920, é dessa data a última acta conhecida. Tinha instalações num edifício que se localizava onde agora é o centro social da ARCOR.


Sem comentários:
Enviar um comentário