Registo de nascimento de Joaquim S. Santos |
![]() |
| Felisbela P. Santos |
O óisdaribeirense Joaquim Soares dos Santos nasceu a 1 e foi baptizado a 9 de Dezembro de 1909, há 116 anos. Por sentença judicial, foi dado com presumivelmente morto a 16 de Junho de 1982. Teria 73 anos.
Agricultor, era filho de Berardo Soares dos Santos e Maria Rosa Pinheira dos Reis, ambos lavradores, neto paterno de Joaquim António Soares de Freitas e de Maria José, neto materno de José Matos dos Reis e Ana Alves Pinheira, todos de Óis da Ribeira. Os padrinhos foram Benjamim Soares de Freitas, solteiro e então lavrador, seu tio, e Delmira Martins de Jesus, solteira, e ambos de Óis da Ribeira.
Conhecido por Joaquim do Berardo, ou Joaquim Cuchas, casou com Delmira Pinheiro dos Reis a 21 de Agosto de 1934 e o casal teve os filhos Maria da Luz e Felisbela, ambas já falecidas, e Manuel Horácio Pinheiro dos Santos, que mora na Rua da Pateira. Delmira faleceu a 17 de Agosto de 1982, numa altura em que não era conhecido paradeiro do marido, como outras ocasiões já acontecera.
- NOTA: A morte presumida de Joaquim, datada a 16 de Junho desse mesmo ano, foi declarada por sentença do Tribunal de Águeda a 9 de Janeiro de 1996. Nunca se soube onde, quando e em que circunstâncias faleceu.
.jpg)
Sem comentários:
Enviar um comentário