![]() |
| Os 25 anos da associação no «Jornal da ARCOR» |
![]() |
| O sede e centro social da ARCOR |
O que, convenhamos, será excelente!
As remunerações do pessoal são a principal despesa: 543 449,77 euros. Envolvendo salários, contribuições e seguros.
O ano civil de trabalho começou anteontem, dia 2 de Janeiro de 2026, e aqui vamos deixar o plano a actividades do sector social para este mesmo mês:
- Dia 6: Comemoração do Dia de Reis: Cantar dos Reis no centro social e nas ruas da vila, com os utentes da creche, pré-escolar e centro de dia.
- DIA 19: Comemoração interna do dia de aniversário da ARCOR: 47 anos!
Imprecisamente, o plano de actividades da associação refere que é o 46º. aniversário. Mas não é: a fundação, na verdade, foi em 1979 - a 19 de Janeiro.
Os 25 anos
da ARCOR!
O programa prevê a realização de uma festa intergeracional e lanche de convívio entre os utentes das várias respostas sociais.
Quanto a almoço (ou jantar) comemorativo, aberto a sócios, amigos, apoiantes e entidades oficiais, mais uma vez não se realiza. Vá lá saber-se a razão.
Tradicionalmente, junta(va) centenas de pessoas e, para além da comemoração (em si), era uma importante fonte de receita para a tesouraria associativa.
O primeiro aniversário festejado no salão do centro social foi o de 2004 - o dos 25 anos!!!...
«A festa do 25º. aniversário da ARCOR decorreu, com brilhantismo, no dia 25 de Janeiro, envolvendo 312 pessoas. E encheu o salão cultural do centro social», reportou o «Jornal da ARCOR», como se pode rever na imagem ao lado.
Os aniversários seguintes foram sempre festejados, pelas diversas direcções: as dos presidentes Celestino Viegas (de 2002 a 2005), Agostinho Tavares (2005 a 2010), João Gomes (2011 e 2012), Manuel Soares (2013 a 2016) e Mário Marques (2017 a 2021).
A pandemia «interrompeu» as comemorações e, depois disso, não mais se realizou a festa arcoriana de aniversário. Nomeadamente, na direção do presidente Dinis Alves (o actual e desde 2022).
A mesa de honra dos 25 anos teve presença, como se pode ver na imagem, dos presidentes Armando Ferreira (do CF da ARCOR), Celestino Viegas (da direcção) e Fernando Pires (da Junta de Freguesia), do comendador Almeida Roque, Jorge Campino (director da Segurança Social de Aveiro), José Luís Quaresma (assembleia geral da ARCOR), Horácio Marçal (presidente da Assembleia Municipal), Nair Barreto (presidente da Câmara) e também do padre Júlio Grangeia e de Orlando Cruz (delegado distrital do INATEL).
O Governador Civil de Aveiro era José Manuel Pinho Leão e não esteve, por razões de última hora (na altura justificadas).
O Governador Civil de Aveiro era José Manuel Pinho Leão e não esteve, por razões de última hora (na altura justificadas).
.png)
.jpg)
.jpg)
Sem comentários:
Enviar um comentário