segunda-feira, dezembro 26, 2016

Junta convida população a levar jacintos da pateira


A Junta da (des)União de Freguesias de Travassô  e Óis da Ribeira - ou TravassÓis -, em aviso público, anunciou que «a partir desta data irá proceder à extracção de jacintos da Pateira». Diz mais a mariana autarquia, neste aviso: «Apelamos à colaboração dos cidadãos que os pretendam e que possuam terrenos de fácil acesso que contactem esta Junta de Freguesia».
Duas considerações, entretanto e muito breves:
1 - O aviso é aviso, porquê? Não devia antes ser um convite? Ou meramente um edital? Aviso, de avisar, é, segundo o Dicionário Online de Português, uma de duas coisas: Informar, fazer saber, que é avisar alguém de sua chegada. Ou prevenir, aconselhar, que é como quem diz «quem avisa amigo é». De resto, como o tal aviso acaba por ser uma forma de «apelar à colaboração dos cidadãos», porquê, então, a intimidação? Se está a apelar!...
2 - O aviso avisa que «a partir desta data». Ora, qual data, qual dia do mês de Novembro de 2016? A gente percebe o que se pretende, mas não ficava nada mal pôr lá o dia.
Já agora:
3 - O aviso do executivo não é assinado por ninguém? Não leva carimbo da União de Freguesias? Não leva qualquer coisa oficial que o diferencie de um panfleto anónimo?
E ainda:
4 - Como estão ou vão ser apanhados os jacintos? Ontem era dia de Natal, 25 de Dezembro de 2016, e com a draga aparentemente não era. Não a vimos, quando passámos na pateira. Estaria arrumada em algum hangar aquático? Só se estava.
A terminar:
5 - Só levarão os jacintos a terrenos de fácil acesso? E a Junta tem arranjado alguns caminhos para os facilitar?
- Nota: a imagem foi retirada
 da net e não é actual.

Sem comentários: