terça-feira, dezembro 27, 2016

O teatro que se ensaiava na Arcor há... 12 anos!

O Grupo de Teatro Amador (GTA) da ARCOR está a ensaiar a nova peça, desde há já algumas semanas e para estrear em data a anunciar. Trata-se de «O Arcanjo Negro», de Aquilino Ribeiro, adaptada por Luís Oliveira Guimarães.
O director artístico do grupo continua a ser Arlindo Reis e o grupo, coordenado pelo seccionista Porfírio Tavares Pires, tem vindo a ensaiar no centro social – na cave poente, precisamente sob o salão cultural e onde se prevê que venham a instalar os camarins e guarda-roupa. Seguramente preparando-se para os êxitos de últimas épocas artísticas.
* ELENCO: Há algumas novidades em termos do elenco de actores amadores do grupo, relativamente à última época artística – nomeadamente com as entradas de Cristina Silva, Sandra Pereira e Luís Tavares. Continuam Paulo Rogério Framegas, Liliana Alves, Paulo Gomes, Isaltina Pires, Pedro Soares e António Prazeres. Carla Rodrigues e Carlos Pereira serão os pontos e a encenação será do próprio grupo.
* PALCO: Outra novidade do Grupo de Teatro Amador (GTA) será o local de actuação – definitivamente no salão cultural do Centro Social, onde no dia 17 de Dezembro foi instalado o palco, estreado nessa mesma noite, com a festa de Natal das valências sociais. Fonte: www.padrejulio.net
A notícia que acima se lê, infelizmente, não é actual. É de 27 de Dezembro de 2004 e está publicada no site «Óis da Ribeira - Notícias, Curiosidades e Histórias», do engº. Luís Neves. Isto quer dizer, na prática, que há 12 anos havia teatro em Óis da Ribeira e na ARCOR. E houve, por mais uns anos, até 2011, quando se representou «O Avarento», de Molière. Depois disso, népia, e já lá vão 5 anos e parte do mandato do presidente João Gomes e quatro da presidência de Manuel Soares.
Assim se matam tradições culturais que, no caso do teatro e em Óis da Ribeira, são centenárias. Provavelmente, ninguém é responsável, ninguém se acusa de deixar morrer o teatro. Também é por isso que, na efeméride de hoje, fica a mágoa desta perda e da de outras. Pode ser que a nova direcção, há eleições no dia 30, sexta-feira, ponha mãos à obra e arranje obra ara levar aos palcos.

Sem comentários: