O Centro Social da Arcor (vista aérea) inclui a sede oficial da União de
Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira. É o primeiro piso do bloco da frente |
A sede da União de Freguesias de Travassô e Óis da
Ribeira - popularmente dita por TravassÓis
|
Os ribeirenses que se disponi-
bilizarem para integrar listas nas Autárquicas de 2017 (ou outras) dificilmente po-derão aspirar a serem presidentes da Junta de Freguesia.
O secretário Manuel Almeida (Capitão), o presidente Fernando Pires e o tesoureiro Rui Fernandes. O último executivo da Junta de Freguesia de Óis a Ribeira |
gibilidade, por muito competente e influente que seja o candidato ribeirense.
As Autárquicas de 2013 são disso mostra real. Na verdade e nas duas listas, dois nºs. 1 de Tra-
vassô: Mário Martins (PS) e Sérgio Neves (PSD).
O PSD, com alguma surpresa (quiçá, por es-
tratégia eleito-
ral...) colocou como nº. 2 um candidato de Óis da Ribeira, o floricultor Germano Venade. E um quarto (Manuel Almeida, o Capitão) e um sexto lugares (Fátima Reis). Na prática e depois alternando candidatos de cada freguesia, até ao nº. 64, no jeito de «um para ti, outro para mim», mas sempre ímpar o de Travassô. Deu-se, porém, o curioso caso de o sétimo ser António Gomes da Conceição, um ribeirense radicado em Travassô. E por aí fora...
O PS puxou mais a brasa à sua sardinha. Os três primeiros são de Travassô: 1º.-Mário Martins; 2º.-Horácio Dias dos Santos; 3ª.-Maria da Conceição Tavares de Almeida Reis. Depois, em quarto e quinto lugares, os ribeirenses Vital Santos e Diamantino Correia.
Os candidatos do PS de Óis da Ribeira
Diamantino Correia, de cor de ro- sa e braços cruzados, na estreia como como candidato do PS (2009) |
O currículo lembra que foi presidente da Assembleia de Freguesia (no última mandato de Manuel Soares (de 1990 a 1993) e membro da Junta de Freguesia de Óis da Ri-
beira (no primeiro mandato de Fernando Pires, em 1994/97).
As Eleições Autárquicas de 2005 apontam-o a liderar a Lista Inde-pendente de Óis da Ribeira (LIOR), que teve 123 votos e elegeu 2 candidatos (ele e Vital Santos), enfrentando o «dinossauro» Fernando Pires, do PSD (334 votos e 5 eleitos) e o então já repetente Aníbal Saraiva, do Bloco de Esquerda (que teve 30 votos e nenhum mandato).
As eleições de 2009, quanto ao PS, tiveram a agora deputada Carla Tavares como candidata a presidente da Junta de Freguesia e Diamantino Correia em quarto lugar. Os socialistas receberam 220 votos (43,14%) e elegeram três mandatos. O social-democrata Fernando Pires foi reeleito pela quinta vez consecutiva, com 227 votos (54,31% dos 510 votantes) e elegendo 4 candidatos.
Vital Santos (PS) |
nheiro de Diamantino Correia no seu percurso político autárquico fora do PSD: na LIOR e na actual lista do PS, da União de Freguesias. Mais remotamente, em 1985, liderou a candi-
datura a Aliança Povo Unido (APU), a actual CDU (Coligação Democrática Popular), numa lista que incluía João Paulo Martins Pires (do Márito), José Laudelino Pires de Almeida e Carlos Alberto da Costa Fernandes (Teco).
O acto eleitoral desse ano teve 4 listas, o que é pouco vulgar em Óis da Ribeira: o PSD de Ma-
nuel Soares, que ganhou e foi eleito (172 votos), o PS de Armando Reis e de Isauro Santos, o segundo a lista e pai de Vital Santos (128) - foi pai contra filho, ou vice-versa. Também o CDS de Arménio Pinheiro da Silva, que teve 114 votos e a CDU de Vital Santos com bem menos (8).
António Horácio Tavares (PS) |
Relativamente às Autárquicas de 2017, poderá ter a ambição, no que for possível no actual quadro político, de ser indicado para lugares mais altos e a tese tem pernas para andar na lista do PS, partido do qual a sobrinha, a deputada Carla Tavares, candidata à JFOR em 2009, é membro da Comissão Concelhia de Águeda.
Os candidatos do PSD/CDS de Óis da Ribeira
Germano Venade e Manuel Almeida (Capitão), os dois PSD´s de Óis da Ribeira na AFTOR |
- VENADE: Germano Venade é floricultor, de 62 anos, ribei-rense por casamento e sur-preendentemente apareceu em 5º. lugar na lista do PSD em 2009. A da 5ª. eleição conse-
cutiva de Fernando Pires.
O PSD voltou a ganhar as eleições e teve 227 votos dos 510 eleitores que foram às urnas, dos 665 inscritos. Elegeu 4 membros da Assem-bleia de Freguesia e Germano Venade foi um deles. Na lista da União de Freguesias, foi segundo do PSD/CDS - uma ascensão política surpreen-dente. Na prática, é, no activo, o mais representativo eleito social-democrata de Óis da Ribeira.
Ir-se-á recandidatar? Se for Sérgio Neves o líder da lista do PSD (sem o CDS, que apresentará lista própria), terá todas as hipó-
teses. Na prática, é o líder do PSD de Óis da Ribeira.
- CAPITÃO: Manuel Duarte Marques de Almeida, o Capitão, eleito do PSD, é técnico de tratamentos térmicos, tem 56 anos e é o mais veterano de todos os autarcas de TravassÓis em exercício de funções. Foi secretário do presidente Fernando Pires durante 5 mandatos: 1994/1997, 1998/2001, 2002/05, 2007/09 e 2010/13. Soma nada mais nada menos que 20 anos como membro da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira.
As Autárquicas de 2013, no âmbito das candidaturas à União de Freguesias de Travassóis, «deram-lhe» o quarto lugar da lista e, eleito, tem assumido as funções de secretário da Mesa da Assembleia de Freguesia. Para continuar?
- Nota: Dados e fotografias da net.
Sem comentários:
Enviar um comentário