quarta-feira, outubro 23, 2019

Armando Resende, há 85 anos, na Câmara Municipal de Águeda

Armando Resende
A casa já demolida

Aos 23 anos, em 1934, o óisdaribeirense Armando Resende foi vogal substituto da Câmara Municipal de Águeda. Há 85 anos.
O d´Óis Por Três repescou a «novidade» do site «Óis da Ribeira | Notícias, Curiosidades e Histórias», de Luís Neves (veAQUI), que refere, citando uma notícia do jornal Soberania do Povo, de Águeda e de 24 de Outubro de 1934, que «acaba de ser nomeado vogal substituto da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Águeda o nosso conterrâneo sr. Armando dos Santos Ala de Resende». 
«Desejamos que saiba cumprir o dever do seu cargo e pugnar pelo engrandecimento da sua terra, para no futuro lhe darmos os parabéns», frisava o jornal, na pena do seu correspondente local. Não sabemos quem era.
Armando Resende foi, depois, presidente da Junta de Freguesia de Ois da Ribeira em 1941 (aos 30 anos), 1955 (suspendendo o mandato a 17 de Novembro de 1957, por se ausentar para Angola), 1962 (a 4 de Abril, substituindo Manuel Tavares), 1964 e 1968. Entre 1960 e 1962, era secretário quando ascendeu à presidência.
Profissionalmente, trabalhou como quadro administrativo do Grémio da Lavoura de Águeda e, pro bono, foi responsável pelo Registo Civil de Óis da Ribeira e era o proprietário do terreno onde está o Centro Social da Arcor e da casa da Rua Benjamim Soares de Freitas (frente à do irmão José), entretanto demolida. Os actuais bancos da igreja paroquial foram oferecidos por ele.
Maria Bernardina e Manuel
Maria, os pais de Armando 
Resende

Quem é quem?
Armando Resende

Armando dos Santos Ala de Resende nasceu às 16 horas (4 da tarde) do dia 3 de Março de 1911, uma sexta-feira e em Óis da Ribeira. Faleceu, de doença e subitamente, a 13 de Janeiro de 1990, na sua casa e em vésperas dos 79 anos, solteiro e sem filhos.
Era filho de Maria Bernardina Tavares dos Santos Silva, governante de casa e ribeirense de nascimento, irmã do padre José Bernardino, e do comerciante Manuel Maria Ala de Resende, que era natural de Águeda e tinha estabelecimento em OdR (onde agora é o Café Central, no Largo do Centro Social, em frente à Arcor).
O casal teve mais 3 filhos, todos homens e irmãos de Armando: Albano (que faleceu em criança), José Resende (pai de Maria Laura e Paulo Augusto Tavares Resende, já falecidos, avô de João Paulo Resende Gomes, que foi presidente da Arcor) e Manuel, o Neca Resende (pai de José Bernardino, já falecido, Mariazinha, Manuel, Armando, Albano, António, Laura e Rui Ferreira dos Santos Resende).
A sede da Junta, agora da Tuna/AFOR, cons-
truída pelo executivo de Armando Resende

As obras maiores
de Armando Resende

Duas obras públicas ribeirenses, nos anos 60 do Século XX, marcaram os seus mandatos presidenciais da Junta de Freguesia:
1 - O alargamento e asfaltamento do então caminho rural que ia do Cruzeiro do Cabo (Café O Nelson) até à pateira, a agora denominada Rua da Pateira.
2 - A construção da sede da Junta de Freguesia, o edifício (foto) junto à ponte e que agora é sede oficial da Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira.
Tempos em que, pro bono, sem quaisquer prebendas e remunerações, os autarcas locais se dedicavam a obras de interesse público, sem procurarem fama e/ou proveitos.

Sem comentários: