quinta-feira, outubro 31, 2019

Professor Joaquim Augusto Cunha e Albano de Almeida!

Albano Joaquim de Almeida

O dia 31 de Outubro está associado, por diferentes razões, a dois cidadãos óisdaribeirenses que, no Século XX, tiveram projecção pública local: o professor Joaquim Augusto e Albano de Almeida. 

1 - ALBANO. Albano Joaquim de Almeida, nascido a 31 de Outubro de 1879, filho de Ricardo Joaquim de Almeida, sapateiro, e de Ana Rita, que era de Águeda.
Casou a 5 de Setembro de 1908 com Maria Oliveira Maia, de 28 anos (ele com que 29), natural de Travassô mas ao tempo residente em Óis da Ribeira, filha de José Maria Ferreira da Maia (de OdR) e de Rita de Oliveira (de Travassô). Maria faleceu a 5 de Abril de 1940 e o casal não teve filhos.
Viúvo, casou a 17 de Dezembro de 1940 com Jesuína Alves de Almeida, nascida a 23 de Maio de 1901 e que viria a falecer a 30 de Setembro de 1984. O casal teve o filho Hercílio Alves de Almeida.
Foi tesoureiro da Junta Paroquial Republicana (a primeira depois da implantação da República), empossada a 30 de Outubro de 1910 e presidida pelo padre Ricardo Pires Soares. E vogal da JF de 1911/15 (também com o presidente padre Ricardo).
O d´Ois Por Três não conseguiu confirmar o facto, mas terá episodicamente integrado a vereação da Câmara Municipal de Águeda - em data indeterminada.
Faleceu aos 85 anos, a 1 de Dezembro de 1964.

Arménio Pires Tavares

2 - JOAQUIM AUGUSTO. Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha, professor primário, filho de José Tavares da Silva, lavrador de Óis da Ribeira, e de Maria da Graça, natural de Paradela (Espinhel).
Era neto paterno de João Tavares da Silva, de OdR, e de Maria Clara Duarte, de Casal de Álvaro; neto materno de Manuel Francisco Baptista, de Paradela, e de Ana da Conceição, de Barrô.
Casou a 31 de Outubro de 1901, aos 24 anos, há 118 e ainda estudante, com Rosa Pires Soares, de 22 e agricultora, de OdR e filha de Joaquim António Pires Soares e de Maria Rosa Tavares. O casal teve os seguintes filhos, já todos falecidos
- Vitória, Carmen e Clarinda: Emigraram para o Brasil, as três constituindo família no Estado do Espírito Santo.
- Adelaide: Casou em Cabanões, com Manuel Ricardo Carvalho, pais de José e Maria José (que moraram em Cabanões) e Joaquim Pires de Carvalho (Foca), da Rua Adolfo Pires dos Reis (Viveiro), todos já falecidos.
- Arménio: Casou com Isolina Pinheiro das Neves, de ÓdR), e o casal teve os filhos Maria de Lurdes (já falecida), Mário (Rua da Pateira) e Maria Cecília Tavares das Neves (Rua Manuel Tavares). Faleceu em Angola.
- Alda: Casou com Fernando Pires Soares, pais de Joaquim e José (já falecidos), Porfírio (Rua Manuel Tavares), Maria de Lurdes (Rua Adolfo Pires dos Reis) e Fernando Tavares Pires (Rua Benjamim Soares de Freitas).  
A placa da Rua Dr. Albano 
Tavares, médico de ÓdR 
em Portel
Foi secretário da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira no mandato de 1943/1945, com o presidente Benjamim Soares de Freitas e o tesoureiro Manuel Soares dos Santos (Lopes).
Um irmão do professor Joaquim Augusto, de nome Albano, licenciou-se em Medicina e, entre outras localidades, foi médico em Portel, vila do Alentejo, onde esteve ligado a instituições locais (nomeadamente a Santa Casa da Misericórdia) e onde faleceu a 3 de Junho de 1959. Nascera a 25 de Dezembro de 1872 e enviuvou duas vezes: de Maria do Carmo de Jesus Neves (a 24 de Abril de 1913) e de Elvira Amália Macedo Souto (a 15 de Dezembro de 1952).

Sem comentários: