sábado, outubro 19, 2019

Plenário popular em defesa do Rio Cértima e da Pateira

O plenário da SOS Cértima e Pateira, ontem à  noite e no Silveiro de Oliveira do Bairro
Bruno Coimbra no plenário do SOS Cértima/Pateira

O Movimento a SOS Rio Cértima/Pateira, iniciativa da Associação Amigos do Cértima e da Pateira, promoveu ontem mais um plenário popular, desta vez no Silveiro, em Oliveira do Bairro, para analisar as questões ambientais relacionadas com estes dois cursos de água.
Algumas dezenas de pessoas, em convergência de posições, manifestaram as suas preocupações: cidadãos comuns de várias localidades, autarcas de várias freguesias e municípios e também o deputado Bruno Coimbra, do PSD.
«Os problemas ambientais do Rio Cértima exigem da parte de todos os agentes respostas capazes e eficazes, pensadas e executadas de forma articulada, que permitam reabilitar e preservar este importante ecossistema, garantir a qualidade da água e a manutenção da biodiversidade existente no leito e nas margens do rio», referiu o parlamentar social-democrata, acrescentando que «muito há a fazer!» e que «às diversas iniciativas que já produzi a nível parlamentar sobre esta matéria, seguir-se-ão outras».
O objectivo, precisou Bruno Coimbra, é «assegurar o acompanhamento desta situação e escrutinar a eficácia da acção das entidades envolvidas e das diferentes soluções que estão a ser pensadas ou executadas».
Outras intervenções se registaram (no mesmo sentido) e que Victor Cardoso, grande impulsionador do movimento, agradeceu: «
Obrigado pela presença e apoio à causa e ao movimento», disse este barroense com raízes em Cabanões.

A óisdaribeirense Carla Tavares, enquanto deputada do PS, também já interveio sobre a questão. Ver AQUI


Património ambiental
e histórico-cultural !

A Associação Amigos do Cértima e da Pateira tem como fim «a promoção sócio-cultural e preservação ambiental do Rio Cértima e da Pateira».
O objectivo, segundo Victor Cardoso, poder-se-á atingir «através do fomento de práticas ecológicas sustentáveis e de conservação do património histórico-cultural e ambiental».
O d´Óis Por Três, à medida das suas possibilidades, acompanhará (e apoiará) este movimento - de resto, como até agora tem feito.
Quem quiser colaborar, pode contactar-nos pelo email doisportres2@gmail.com

1 comentário:

Anónimo disse...

Os populares de Ois estão tão preocupados com a pateira, que nem comparecem com receio de assumir a poluição que desagua na lagoa e assim assumir que andam a comercializar peixe envenenado ao público.