Áureo Almeida |
Os dias de Óis da Ribeira
nos dias 6 de Setembro...
1 - Ano de 1911,
há 109 anos !
Áureo Almeida, alfaiate
e homem do teatro !
O óisdaribeirense Áureo Alves de Almeida nasceu a 6 de Setembro de 1911. há 109 anos. Foi mestre de alfaiataria e homem do teatro local e faleceu a 16 de Maio de 1964, há 56 anos.
Filho de Luís Henriques de Almeida e de Rosa Framegas Alves, lavradores de Óis da Ribeira, era neto paterno de Jacinto Bernardo Henriques e de Joaquina Rosa de Almeida, materno de José Framegas Alves e de Teresa Ferreira Estima.
A deficiência física limitou-o em trabalhos físicos mas aproximou-o da alfaiataria e da paixão pelo teatro. Ensaiou o grupo «Modestos e Independentes», que em 1941 apresentou a peça «Um Homem de Honra» e a opereta «Mariquinhas Leiteira». Em 1950 e à frente do Grupo «União Faz a Força» ensaiou o drama «A República». Reapareceu no ano seguinte, com o «Modestos e Independentes» e a peça o «Titular Assassino». Outras peças tiveram a sua colaboração, nomeadamente a reescrever os papéis dos personagens.
Todos já falecidos, teve os irmãos Jesuína, Delmira, Cristialiana, Arménia, Alberto, Ernesto e Virgílio. - Ver AQUI
António M. Melo |
ARCOR em 1992 |
2 - Ano de 1992,
há 28 anos !
ARCOR organizou
Nacional de Promessas
A ARCOR - Associação Recreativa e Cultural de Óis da Ribeira organizou, a 6 de Setembro de 1992, há 28 anos, o Campeonato Nacional de Promessas III, de Canoagem. A sua primeira grande prova desta dimensão territorial, também denominada 1º. Grande Prémio da Pateira.
O evento envolveu 250 atletas de 30 clubes de todo o país e o clube de Óis da Ribeira foi 23º. classificado colectivo, com 10 pontos. Venceu, o Náutico de Crestuma (com 108), seguido do AFM Pinto (89) e Prado (88). Depois, o Sporting Clube de Aveiro (70, en 6º. lugar), Recreio de Águeda (38, em 12º.), Vagos (23, em 18º.) e o GICA, de Águeda (14, em 22º.).
O presidente da direcção da ARCOR era José Melo Ferreira e António Manuel de Melo o coordenador da Secção de Canoagem.
A placa da 1ª. fase da ARCOR |
3 - Ano de 2001,
há 19 anos !
Construtora da Bairrada
tirou estaleiro da ARCOR
A empresa Construtora da Bairrada, de Perrães, retirou o seu estaleiro da ARCOR a 6 de Setembro de 2001, há 19 anos.
A empresa tinha executado a primeira cave (foto), na direcção de Fernando Reis, e concorrera ao concurso público cujas propostas tinham sido apresentadas a 29 de Junho e abertas a 2 de Julho, no valor de 192 005 928$00 - seriam agora 1.292.604,17 euros.
A direcção da ARCOR era presidida por Celestino Viegas e deliberara adjudicar a obra á empresa Construções Marvoense, de Ventosa do Bairro (Mealhada), por 149 713 962$00 - seriam agora, segundo o conversor da PORDATA, nada mais nada menos que 1.007.890,19 euros.
Notícia no «Jornal da ARCOR».
Artur Jorge é o músico de verde
|
4 - Ano de 2002,
há 18 anos !
Orquestra «OLBAMA»
em festa da ARCOR !
A OLBAMA - Orquesta Ligeira da Banda Marcial de Fermentelos actuou em Óis da Ribeira na noite do dia 6 de Setembro de 2002, há 18 anos, num concerto organizado pela ARCOR.
A associação, então envolvida na construção do centro social e presidida por Celestino Viegas, organizava, ao tempo (antes e depois) vários espectáculos, com o intuito de angariar fundos, por um lado, e dinamizar o espírito associativo - tendo, nesta altura, a colaboração de Artur Jorge Santos, filho de Firmino Santos (ver foto) e que era músico da Banda Marcial e OLBAMA.
A OLBAMa concentrou-se no adro a Igreja e foi em arruada até ao centro social, onde actuou na cave e muito aplaudida.
Óis da Ribeira na Festa do
Leitão de 2006. Há 14 anos!
|
5 - Ano de 2006,
há 14 anos !
Vila de Óis da Ribeira
na Festa do Leitão !
A freguesia de Óis da Ribeira participou na Festa do Leitão de Águeda, com um stand patrocinado pela Junta de Freguesia e no qual estavam as duas associações locais: Tuna Musical e ARCOR!
O d´Óis Por Três, na altura, deu conta do facto, assinalando que «na verdade foi uma boa surpresa». «E ainda bem, pois é necessário mostrar o que a localidade vale. E vale sempre mais que o que pensamos», concluíamos nós.
As duas associações expuseram as suas actividades, num tempo em que eram lideradas por Hostilino Cardoso de Matos (a então Tuna Musical, agora AFOR) e Agostinho Tavares (a ARCOR). A Junta de Freguesia era presidida por Fernando Tavares Pires.
Sem comentários:
Enviar um comentário