segunda-feira, outubro 19, 2020

Bloco na pateira para levar os jacintos à Europa...


O Bloco de Esquerda na margem da pateira de Óis da Ribeira
José Gusmão (BE)

O eurodeputado José Gusmão, do Bloco de Esquerda, esteve em Óis da Ribeira, de visita à pateira e para, in locco, conhecer as questões da poluição e proliferação de espécies invasoras - mais particularmente dos jacintos.
O parlamentar europeu visitou a lagoa no sábado, dia 17 de outubro, a convite da estrutura aguedense do BE e acompanhado dos parlamentares nacionais Moisés Ferreira e Nelson Peralta, ambos eleitos por Aveiro. 
«É claro o ataque dos jacintos-de-água, uma espécie invasora que põe em causa a biodiversidade da maior lagoa natural da Península Ibérica», considerou José Gusmão, também referindo que o Bloco de Esquerda «já fez aprovar uma estratégia de gestão desta espécie invasora».
«É um problema que deve ser resolvido rapidamente, bem como a poluição do Rio Cértima, que leva água para a pateira,  piorando a qualidade da água», sublinhou José Gusmão. 
O Bloco de Esquerda, em declarações ao d´Óis Por Três, anunciou que pretende «levar os problemas ambientais que fustigam a pateira, à Comissão Europeia».
«Encaramos esta iniciativa como mais um episódio da luta pela preservação e proteção do património natural da região», referiu o BE. 


Eleições no BE 
de Águeda 


O dia de sábado passado foi tempo, também, para o BE de Águeda realizar a sua Assembleia Geral de Aderentes.
A reunião teve lugar no restaurante Pôr do Sol, em Óis da Ribeira, e a participação dos deputados Moisés Ferreira e Nelson Peralta. 
A ordem de trabalhos dos bloquistas incluía dois pontos: a discussão da situação política local e nacional e a eleição para a Comissão Coordenadora Concelhia de Águeda. Quanto a este ponto, o acto eleitoral ficou marcado para o próximo dia 28 de Novembro de 2020.

7 comentários:

Anónimo disse...

Bloco leva os jacintos à Europa...

Tudo, aliás, é a ponta de um mistério, inclusive os jacintos. Ou a ausência deles. Duvida? Quando nada acontece há um milagre que não estamos vendo. Aquele lugar, no algures, para onde ninguém sabia que estavam a levar os jácintos. É para um lugar algures na Europa...

Anónimo disse...

É que não percebemos muito bem o que é que este aerodeputado vai fazer! Vai levar os jacintos todos à Europa?! É que se for isso, o problema da infestação está resolvido! Agora como não vão fazer nada para acabar com esta praga, só concluímos que anda atrás do protagonismo para se candidatar a um tacho! E depois na vez de ter uma praga, temos duas pragas!

Anónimo disse...

Quem seja a causa de alguém se tornar poderoso, desgraça-se a si próprio: pois esse poder é produzido por si quer através de engenho quer de força; e ambos são suspeitos para aquele que subiu à posição de poder.

Anónimo disse...

Uma praga e o ocultamento da própria ignorância, numa exibição de aparente sabedoria...

É que enquanto uns fazem outros vageiam! E os bons exemplos a seguir, nem uma palavra!

Adjudicada pelo valor de 455.799,22 euros, a que acresce o IVA à taxa legal em vigor, a empreitada de “Controlo de Espécies Exóticas Invasoras Aquáticas no Rio Lima” resulta de uma candidatura ao Portugal 2020 – POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, e vai abranger uma área de 86,34 ha, nas freguesias de Arca e Ponte de Lima; Arcozelo; Ribeira; Brandara; Refóios do Lima; Gemieira e Gandra.

Anónimo disse...

Mais uns que precisam dos jacintos e da pateira para se fazerem notar.

Anónimo disse...

Ainda não perceberam que os jacintos precisa, lá estar, lá proliferar, para não se ver as descargas e os ós a boiar.

Anónimo disse...

Está legislado e existem apoios financeiros para combater estas e outras infestações, só basta apenas exigir e candidatar se. No entanto quando não se tem ideias, nem se sabe o que anda a fazer as palavras, as fotos são inúteis e até nocivas. O melhor e calarem-se do que falar só para confundir.