sexta-feira, outubro 02, 2020

Os dias de Óis da Ribeira nos dias 2 de Outubro...

A entrada do polidesportivo da ARCOR para o depósito da água

O depósito de água no
«poli» da ARCOR


Abastecimento de água,
canoístas para Requeixo e
terrenos da Tuna !

1 - Ano de 1980,
há 40 anos !
Abastecimento de água
do furo da escola para 
as Pedrinhas da Forca 

Os trabalhos de abastecimento de água pública em Óis da Ribeira começaram há 40 anos, com a abertura do furo do recreio da escola primária.
A fase de então apenas contemplava a ligação do furo de captação ao depósito que se construiu no areeiro das Pedrinhas da Forca, em baldio da Junta de Freguesia e onde agora está instalado o polidesportivo da ARCOR - mesmo ao lado dos balneários. 
O depósito (ver imagem) ainda lá está, embora inactivo (supomos). A partir daqui, seria feita a distribuição pela freguesia, mas inicialmente apenas até à escola primária.
A obra era dos Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento (SMAS) de Águeda, cuja Câmara Municipal era presidida por Denis da Cruz Ramos Padeiro.
C. Náutico e Desportivo de
Requeixo Lagoa da Pateira

2 - Ano de 2011.
há 9 anos !
Canoístas e treinador da ARCOR
«pagaiaram» para Requeixo !

A saída, há 9 anos, de 9 atletas e de um treinador da ARCOR (Tozé Santos) para um clube da Taipa surpreendeu Sérgio Miguel Almeida, vice-presidente da direção e responsável pela Secção de Canoagem do clube de Óis da Ribeira
«Se tal acontecer, tenho pena, porque não queremos afastar ninguém», sublinhou o dirigente óisdaribeirense, acrescentando que «a Secção de Canoagem da ARCOR está a ser reestruturada» e, nesse sentido, a ser «implementadas regras, às quais as pessoas terão que se adaptar».
O clube da Taipa viria a ser, afinal, o Lagoa da Pateira Clube Náutico de Requeixo, que viria a ter curta existência e seria presidido pelo óisdaribeirense Sesnando Reis, que, como antigo presidente da ARCOR, tinha sido o instalador da canoagem nesta associação.
O terreno comprado pela Tuna
de Óis da Ribeira / AFOR

3 - Ano de 2012,
há 8 anos !
Tuna comprou terreno
para ampliar a sede

A assembleia geral da Tuna Musical de Óis da Ribeira, reunida a 2 de Outubro de 2012, há 8 anos, aprovou por unanimidade a compra do terreno anexo à sede.
A propriedade era de Fernando Anacleto dos Santos Estima, óisdaribeirense emigrado na Venezuela - filho dos já falecidos Anacleto Soares Estima e Etelvina Santos, irmão de Marianela e Pedro Manuel dos Santos Estima.
Os trabalhos foram presididos por António Manuel Melo, com 14 associados em AG e direção presidida por António Horácio Tavares, que então anunciou para «médio prazo a construção de uma salão e sala de ensaios e escola de música».
Então e «para já» o terreno ficou para estacionamento, descongestionando a rua Jacinto Bernardo Henriques - a da ponte e da fachada principal da sede. Até hoje, mas também só se passaram 8 anos.

Sem comentários: