quinta-feira, outubro 29, 2020

O brasão de Óis da Ribeira na sede da União de Freguesias !!!

Brasão a duplicar e como deve ser: símbolos vivos! E visíveis!

Brasões deslavados e desprestigiados


O brasão da vila de Óis da Ribeira na fachada da sede da União de Freguesias foi finalmente requalificado. Estava deslavado e a perder de vista. Quer a 
Assim estava o brasão (pormenor)
unidade colocada no mural, quer o da fachada principal.
O d´Óis Por Três já a 8 de Janeiro deste ano AQUI levantou a questão, dando conta do relaxe do executivo. 
«A competência das chamadas autoridades também se vê, também se mede, nestes pormaiores de mais ou menos zelo com que se cuidam os símbolos das comunidades. Ora o brasão da vila de Óis da Ribeira está como vê: deslavado, descorado, despintado, a desaparecer para a... não cor! E ao quadrado: no mural e na fachada da sede da UFTOR», escrevemos nós. Há 9 meses!
Pois bem....
A Junta de Freguesia da UFTOR demorou 10 meses, certamente assoberbada com os grandiosos projectos que tem melhorado a qualidade de vida dos óisdaribeirenses, mas substituiu ou mandou repintar as duas unidades do brasão, que agora, como é devido, estão afixados em honra de um passado histórico anterior à própria Nacionalidade.
Bandeira e brasão de Óis da Ribeira

O brasão da Vila
de Óis da Ribeira !

O brasão é a representação heráldica que identifica um país, uma cidade, uma vila, uma família ou clã, corporações ou associações. O de Óis da Ribeira foi publicado no Diário da República, III Série, de 11 de Abril de 1997.  Há 23 anos!
A Comissão de Heráldica criou-o com 4 castelos, justamente por ver vila.
O escudo é de vermelho, com duas espigas de milho de verde, folhadas de ouro, em pala e dispostas em faixa; em chefe, cruz solta da Ordem de Malta e, em campanha, uma embarcação de negro, realçada de prata, vogante sobre um rio de prata ondeado de azul. 
Tem coroa mural de prata de quatro torres e listel branco com a legenda a negro: «ÓIS DA RIBEIRA».
A Cruz de Malta representa o facto de Óis da Ribeira ter pertencido à Ordem de Malta.
As espigas de milho representam a agricultura da freguesia.
O barco e o rio de prata e azul representam a pateira, que constitui um importante atractivo turístico para a freguesia.
A Bandeira é esquartelada de verde e branco, com cordões e borlas de prata e verde, haste e lança de ouro. A bandeira é para ser exposta em público. O estandarte, para cerimónias em interior de edifícíos.

Sem comentários: