quarta-feira, janeiro 08, 2020

O brasão da Vila de Óis da Ribeira está a «descorar»...

O brasão de Óis da Ribeira no mural da sede da União de Freguesias.Quase não se vê!
O brasão na fachada da sede da AFTOR

O brasão é uma representação heráldica que identifica um país, uma cidade, uma vila, uma família ou clã, corporações ou associações. 
O estandarte da Vila de Óis da 
Ribeira para cerimónias oficiais
Óis da Ribeira tem brasão oficial, definido pelo Diário da República, III Série, de 11 de Abril de 1997. 
Brasão que, como se vê nas imagens, está a «desaparecer» do mural e da fachada da sede da União de Freguesias da Travassô em Óis da Ribeira, nesta vila. 
A competência das chamadas autoridades também se vê, também se mede, nestes pormaiores de mais ou menos zelo com que se cuidam os símbolos das comunidades. Ora o brasão da vila de Óis da Ribeira está como vê: deslavado, descorado, despintado, a desaparecer para a... não cor! E ao quadrado: no  mural e na fachada da sede da UFTOR.
Se o d´Óis Por Três expuser este pormenor, dirão alguns que «perseguimos» as autoridades, que andamos à cata de pecadilhos para questionar as autoridades constituídas.
Não se trata disso: antes, e tão só, trata-se de expor esta desatenção (ou o que lhe quiserem chamar...) pelo símbolo maior da Vila e Freguesia de Óis da Ribeira.
A Bandeira da Vila de Óis da
Ribeira para hastear em público

O brasão e bandeira
de Óis da Ribeira 

O Diário da República define o rigor do brasão da vila de Óis Ribeira, pela Comissão de Heráldica, com 4 castelos, justamente por ver vila.
O escudo é de vermelho, com duas espigas de milho de verde, folhadas de ouro, em pala e dispostas em faixa; em chefe, cruz solta da Ordem de Malta e, em campanha, uma embarcação de negro, realçada de prata, vogante sobre um rio de prata ondeado de azul. 
Tem coroa mural de prata de quatro torres e listel branco com a legenda a negro: «OIS DA RIBEIRA».
A Cruz de Malta representa o facto de Óis da Ribeira ter pertencido à Ordem de Malta.
As espigas de milho representam a agricultura da freguesia.
O barco e o rio de prata e azul representam a pateira, que constitui um importante atractivo turístico para a freguesia.
A Bandeira é esquartelada de verde e branco, com cordões e borlas de prata e verde, haste e lança de ouro.
A bandeira é para ser exposta em público. O estandarte, para cerimónias em interior de edifícíos.

Sem comentários: