quarta-feira, janeiro 01, 2020

Tuna / AFOR 2: A Escola de Música, a sede, os associados...

Jovens músicos da Tua / AFOR com o maestro António Bastos
Jovens Músicos da TUNA / AFOR

A Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira carece de novos instrumentos, apesar de ainda recentemente ter adquirido mais quatro. O objectivo é melhor a oferta da escola de Música e a própria instituição.
«Nunca podemos afirmar que, a nível instrumental, estamos totalmente equipados, uma vez que a Escola de Música está em crescimento e a Associação Filarmónica propriamente dita está a evoluir e necessitar sempre de mais e melhores instrumentos», disse o presidente António Manuel dos Reis (AMdR).
Concluímos hoje a conversa ontem iniciada.
- d´2x3: Quantos músicos tem a TUNA / AFOR, nesta data?
- AMdR: Actualmente, tem cerca de 30 músicos, sendo que 7 deles são de menor idade. Dirigidos pelo maestro António Bastos
- d´2x3: E a Escola de Música?
- AMdR: A EM tem 16 alunos, nas aulas de Óis da Ribeira e da associação. Mas dá-se o caso de 7 deles frequentarem o Conservatório de Música de Águeda, completando os seus estudos musicais na nossa associação.
- d´2x3: Que são os monitores/professores?
AMdR: A escola de música conta com o contributo do maestro António Bastos, mas também com o Álvaro Almeida (no trompete), o Hugo (na precursão) e a Jeniffer (na flauta).
- d´2x3: Já falou nos instrumentos, todos os alunos têm instrumentos?
- AMdR: Não, não têm, apesar do esforço da Associação, nem todos os alunos da escola de música tem os seus próprios instrumentos. Por por isso mesmo, ainda em Novembro se 2019 se adquiriram mais 4 instrumentos - 3 flautas e 1 trompete.
A Tuna /AFOR num dos seus muitos serviços

A Escola de Música
e a nova sede !

O presidente António Manuel dos Reis falou, além da Escola de Música, também da ambicionada nova sede da Tuna / AFOR e no número de associados. Que, disse o dirigente tunante, «todos, são sempre poucos».
- d´2x3: São boas e suficientes as condições de funcionamento da Escola de Música?
- AMdR: A sede da Associação, como já dissemos noutra altura, não tem as condições necessárias para o bom funcionamento da escola de música, uma vez que o espaço é reduzido e o edifício já é antigo. Precisa de melhores condições, temos absoluta noção dessa necessidade.
- d´2x3: Isso passará pela nova sede, provavelmente...
- AMdR: Durante o nosso mandato não nos esquecemos da importância da construção de uma nova sede e informámos-nos algumas vezes junto da Câmara Municipal de Águeda sobre a situação. O objectivo é a construção de uma sede própria, adequada às nossas necessidades...
- d´2x3: Será, ou é, um objectivo ambicioso. Será concretizável?
- AMdR: É uma obra complexa, como já tivemos ocasião de dizer, e a Associação não tem poder económico para avançar de imediato, sem apoios. O projecto já atravessou algumas direcções e irá incluir pelo menos salas para a escola de música e de ensaio, de reuniões e de direcção, para além de salão adequado para a realização de eventos. Mas tudo isto poderá ainda sofrer alterações.
- d´2x3: Quantos sócios tem a Tuna/ AFOR?
- AMdR: Tem cerca de 150 sócios. O 150 é o número redondo que podemos apresentar, após retirar os que faleceram nos últimos anos. Na lista de sócios, podemos verificar alguns que são honorários e beneméritos, bem como alguns que se encontram um pouco «desligados» da Associação. Em qualquer associação, todos os sócios são poucos.

Sem comentários: