quarta-feira, janeiro 29, 2020

A ARCOR no ano de 2017!


A direcção da ARCOR em 2015/2017, com o presidente da Junta: Mário Marques
 (tesoureiro), Mário Martins (PJ), Fernando Pires (vice-presidente da ARCOR), 
Manuel Soares (presidente) e Luís Ferreira (vogal). Falta Joel Gomes (secretário)


Mário Marques, anterior tesoureiro
e novo presidente da ARCOR, e Manuel Soares, anterior presidente e novo PAG

Ano de 2017

- Dia 21 de Janeiro: A ARCOR comemorou 38 anos e o presidente Manuel Soares, num discurso emocionado, referiu que a instituição está provavelmente a passar pelo maior desafio alguma vez visto até então (...). A crise directiva.
Paulo Santos, presidente da assembleia geral 
Notícia de Soberania do Povo
considerou que «seria para mim um desgosto enorme vir a ser o coveiro  desta casa». 
O jornal Soberania do Povo, em reportagem de Mariana Pinheiro,  titulava: «ARCOR: futuro incerto aos 38 anos - a instituição ribeirense debate-se com uma crise directiva e o futuro pode resultar na extinção». O Região de Águeda assim: ARCOR festeja 38 anos e tenta arranjar nova direcção».
Notícia do Região de Águeda
- Dia 19 de Fevereiro: O atleta internacional Tiago Tavares, campeão do mundo de canoagem, recebeu mais um galardão, agora como Atleta Revelação Promessa do Ano de 2016, atribuído pela Federação Portuguesa de Canoagem e entregue no decorrer da Gala dos Campeões.
- Dia 21 de Fevereiro: A ARCOR passou a integrar a Comissão Restrita da Comissão de Protecção ao Idoso de Águeda (CPIA), que teve neste dia a sua a primeira reunião
A direcção eleita a 5 de Março de 2017, para o mandato
de 2017/2010: Joel Gomes, Liliana Alves Mário Marques,
Agostinho Tavares e Carlos Marques
alargada, envolvendo outras instituições.
- Dia 24 de Fevereiro: A ARCOR participou, uma vez mais, no corso de carnaval infantil de Águeda.
- Dia 5 de Março: 
Cristina Soares
As eleições da ARCOR oficializaram os novos órgãos sociais, para um
mandato de 4 anos e assim constituídos:
- Assembleia Geral: Manuel Soares dos Reis e Santos (presidente e até aí presidente da direcção), Paulo Alexandre Santos (1º secretário e ao tempo presidente da AG), João José Soares (2º.) e suplentes Sandra Maria Santos, Álvaro Soares e Daniel Pereira Marques.
- Direcção: Mário Fernando Almeida Marques (presidente e tesoureiro até aí tesoureiro), Agostinho Tavares (vice-presidente), Liliana Loureiro Alves (secretária), Joel António Gomes (tesoureiro e até aí secretário) e Carlos Manuel Marcos Pereira (vogal), com os suplentes Paulo Jorge Gomes, Rui Jorge Fernandes, Paulo Rogério Framegas, João Carlos Marques e Teresa Simões Cardoso. 
- Conselho Fiscal: Cristina Maria Framegas Soares (presidente, era vogal) e os vogais Maria de Fátima Reis e Davide Alexandre Martins, com os suplentes  Aurélio Matos dos Reis, Vânia Eugénia Santos e Eugénia Cristina Martinho.
Fábio Lopes
- Dia 5 de Março: O canoísta Fábio Lopes venceu o controlo nacional de C1 sénior, com o tempo de 00.09.15, no decorrer das provas de velocidade disputadas na pista internacional de Montemor-o-Velho.
- Dia 18 de Março: A primeira reunião da nova direcção da ARCOR, após a eleição do dia 5 e a tomada de posse de 9 de Março de 2017.
-Da 30 de Março: A assembleia geral da ARCOR aprovou o relatório e contas da direcção e o parecer do conselho fiscal, relativamente ao ano de 2016.
O ano contabilizou receitas totais de 440 299,39, para uma despesa de 452 744,11 euros - destes valores resultando o défice de 12 448,81.
-Dia 22 de Abril: A ARCOR participou na Feira dos Saberes & Sabores de Águeda, que se realizou em Águeda. 
Tiago Tavares e Fábio Lopes
Fábio Lopes (à direita) e Filipe Dias Ribeiro,
 campeões 
nacionais de C2 seniores
 - Dia 21 de Maio: O canoísta internacional Tiago Tavares conquistou a medalha de bronze na prova de C1 200 metros da Taça do Mundo de Canoagem, em Montemor -o-Velho.
- Dia 21 de Maio: O canoísta internacional Fábio Lopes foi 5º. classificado na prova de C1 5000 metros da Taça do Mundo que se disputou em Montemor-o-Velho.
- Dia 4 de Junho: A ARCOR organizou o Campeonato Nacional de Esperanças II e a Taça de Portugal de Paracanoagem! 
- Dias 27 e 28 de Maio: A ARCOR teve mais duas duplas de atletas campeões nacionais de canoagem: o C2 sénior de Fábio Lopes e Filipe Dias Ribeiro e o K2 Veteranos A de André Santos e Pedro Carvalho. As provas decorreram em Ponte de Lima.
- Dia 5 de Julho: A direcção da ARCOR teve a primeira baixa, com a secretária Liliana Loureiro Alves. O executivo de Mário Marques tinha sido foi eleito a 5 e tomada posse a 9 Março de 2017, 4 meses antes. Foi substituída pelo suplente Rui Fernandes.
- Dia 15 de Julho: Os irmãos José Brinco e Manuel Brinco, canoistas da ARCOR, sagraram-se hoje campeões nacionais de Esperanças II., na vila do Prado-
- Dia 22 de Julho: As Marchas Populares da ARCOR encerraram a época no refeitório do Centro Social. Marchantes, elementos do grupo coral, músicos, ensaiadores e dirigentes lembraram as várias actuações: em Óis da Ribeira (a 17 de Junho), em Águeda (24), em Fermentelos (8 de Julho) e Aguada de Cima (15 de Julho).
A ARCOR na Mostra de Sopas de 2917
- Dia 26 de Julho: Anúncio da requalificação da cobertura do bloco frontal do Centro Social da Arcor, o que inclui as sedes da associação ribeirense (no rés-do-chão) e da Junta de Freguesia (no 1º. andar).
- Dia 30 de Setembro: A ARCOR e a Tuna/Associação Filarmónica de Óis da Ribeira participaram na IV Mostra de Sopas da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira, em Travassô.
- Dia 19 de Outubro: A Fundação Nossa Senhora da Conceição, de Valongo do Vouga, venceu o XI Concurso de Papas de Abóbora que decorreu na Arcor.
A iniciativa, organizada em simultâneo pela Arcor, Jardim Social de Travassô, Arco-Íris de Paradela e Centro Social e Paroquial da Borralha, teve participação de 14 IPSS´s da região.
A ARCOR apoiou as vítimas do incêndio
de Oliveira de Frades 
- Dia 28 de Outubro: A ARCOR entregou o material recolhido e para apoio aos sinistrados do incêndio de Oliveira de Frades, de onde são duas das suas colaboradoras. A entrega no Cine-Teatro Doutor Morgado, em Oliveira de Frades.
-Dia 24 de Novembro: A assembleia geral da Arcor aprovou, por maioria, o plano de actividades e orçamento para 2018. Em números redondos, 400 e tal mil euros.
- Dia 5 de Dezembro: A A Arcor realizou a sua Festa de Natal dos Idosos, com manjares, danças e cantares d´época e a actuação das Velhas Guardas do Grupo Típico O Cancioneiro de Águeda 

Campeões nacionais da Arcor, em canoagem: André
Santos, Tiago Ribeiro, Hugo Costa, Fábio Lopes e

Pedro Carvalho. Faltam os irmãos Brinco´s
- Dia 8 de Dezembro: A 7ª. Gala do Desporto do Jornal da Bairrada, de Oliveira do Bairro, premiou com o Prémio Mérito Desportivo, os campeões nacionais da ARCOR
- Pedro Carvalho: regatas em linha, em K2 1000 metros e de maratonas, em K2 A e B.
- André Santos: Regatas em linha, em K2 1000 metros.
- José Brinco: Esperanças em K2.
- Manuel Brinco: Esperanças em K2.
- Tiago Ribeiro: C1 1000 metros; vencedor da Taça de Portugal de Velocidade, em C1; campeão nacional de regatas em linha, de C1 1000 metros.
- Fábio Lopes: Maratonas em C2.
- Hugo Costa: Prémio Especial do Júri. Atleta do projecto «Canoagem para Todos» de desporto adaptado, com o treinador João Paulo Brinco. Campeão nacional de fundo de paracanoagem em K2.

- Dia 18 de Dezembro: A Arcor  organizou a celebração da Missa de Natal de 2017,  celebrada pelo padre Júlio Grangeia 

Sem comentários: