segunda-feira, janeiro 20, 2020

A história da ARCOR nas duas décadas finais do Século XX !

O Centro Social da ARCOR,  com a sede da unta de Freguesia no 1º. andar
O terreno onde se construiu o centro social da ARCOR
A história da ARCOR nas
 duas décadas
finais do Século XX !

Os 41 anos da ARCOR, fundada a 19 de Janeiro de 1979, serão 
O desaterro da cave da ARCOR
comemorados a 2 de Fevereiro.
Hoje, continuando ontem, damos conta de alguns momentos da sua história, entre os anos 1991 e 2000.

Ano de 1991

- Dia 29 de Janeiro: Reunião com a Junta de Freguesia presidida por Fernando Tavares Pires para definir o espaço para o futuro polidesportivo. A direcção era presidida por Sesnando Alves dos Reis.
- Dia 2 de Fevereiro: Estreia da peça «O poder do ouro», dirigida por Firmino Santos e com  a comédia «Cama p´ra outro se deitar».
- Dia 21 de Abril: Primeira prova oficial de canoagem, organizada pela ARCOR.
- Dia 12 de Maio: Posse da direcção presidida pelo engº. José Melo. O padre Júlio Granjeia e Armando Ferreira lideravam, respectivamente, a assembleia geral e o conselho fiscal.
- Dia 21 de Junho: ARCOR e Junta de Freguesia apresentaram um ante-projecto do então denominado centro cívico.
- Dia 7 de Julho: ARCOR participou na prova nacional de iniciados, em Pessegueiro do Vouga
- Dia 13 de Outubro: Equipa de canoagem participou na fase regional dos Torneios Abertos.
- Dia 11 de Novembro: Reunião como delgado distrital do Instituto Português da Juventude.
- Dia 12 de Novembro: Reunião com o Governador Civil de Aveiro.
«Menina Feia»: Paulo Rogério, 
Dina Gomes, Jorge Brandão


 e Madalena Reis

Ano de 1992

- Da 11: Arranque das obras de terraplanagem do futuro polidesportivo, com máquinas e militares do Regimento de Engenharia de Espinho.
- Dias 11, 12, 17, 18 e 19: Comemorações do 13º. aniversário da ARCOR, com o GEFAC e António Berna (11), grupo de teatro «Água Corrente», de Ovar (12), professor Marcos do Vale e Grupo Cantares na Aldeia (17), Orquestra Típica de Águeda (18) e Cantares do Silveiro e Rui Amorim (19). O presidente era José Melo Ferreira.
- Doa 22 de Fevereiro: Estreia da peça «Menina Feia», dirigida por Arlindo Reis e com Paulo Rogério, Susete Melo, Hélder Prazeres, Jorge Brandão, Paulo Gomes, Dália Reis, Dina Gomes, Madalena Reis e Hernâni Pires, como a ponto Susana Pinheiro.
- Dia 14 de Maio: Aprovação dos novos estatutos.
- Dia 2 de Dezembro: Deliberação sobre a construção dos alicerces do polidesportivo.
Sesnando Reis

Ano de 1993

- Dia 4 de Janeiro: Reunião da direcção sobre o centro cívico.
- Dia 6 de Março: Assembleia eleitoral, com Sesnando Reis a voltar à liderança a direcção, com os presidentes Milton Santos (assembleia geral) e Manuel Soares (conselho fiscal).
- Dias 17 e 18 de Abril: Realização do campeonato nacional de fundo de canoagem.
- Dia 22 de Abril: A Câmara Municipal de Águeda cedeu, à Junta de Freguesia, o terreno do centro cívico, comprado a Armando Resende. Onde é agora o centro social da ARCOR.
- Dia 9 de Agosto: Visita de Marcos Ré, Director Regional do Ambiente, para analisar o ante-projecto do hangar de canoagem.
- Da 25 de Dezembro: Estreia da peça A despedida», de José Vicente, autor local.
Casa da Marta para ATL da ARCOR

Ano de 1994

- Dia 11 de Janeiro: Direcção deliberou alugar a casa de Marta Azevedo, para instalar  ATL.
- Dia 20 de Março: Escritura de doação da Câmara Municipal de Águeda à Junta de Freguesia do terreno comprado a Armando Resende e onde é agora o centro social da ARCOR. 
- Dia 12 de Abril: Conclusão do projecto do centro cívico, anunciada pela Junta. A ARCOR sugeriu a criação de uma comissão, com as duas instituições e 5 a 7 personalidades locais. O projecto acabou por ser substituído e a comissão não se chegou a formar.
- Dia 9 de Maio: O presidente da ARCOR decidiu assumir sozinho o processo do centro cívico, com assinatura dos restantes elementos da direcção: Armando Reis, António José Tavares, Aurélio Reis e Carlos Estima.
- Dia 13 de Maio: Reunião ARCOR/Junta sobre a viabilidade do projecto do centro cívico.
- Dia 18 de Dezembro: Assembleia eleitoral, elegendo os presidentes António José Tavares (direcção), Diamantino Coreia (conselho fiscal) e Milton Santos assembleia geral.
Inauguração do polidesportivo

Ano de 1995

- Dia 25 de Janeiro: Obras do polidesportivo.
- Dia 2 de Abril: A canoísta Beatriz Gomes sagrou-se campeã nacional de K1, promessas, em fundo.
- Dia 5 de Maio: Reabertura do bar da sede da associação.
António Tavares
- 7 de Maio: Beatriz Gomes, cadetes, e Ana Almeida, infantis, sagraram-se campeãs nacionais de K1.
- Junho: Compra de uma carrinha, com apoio o Ministério do Emprego e Segurança Social (3000 contos, seriam agora 24.005,08 euros).
- Dia 26 de Junho: Inauguração do polidesportivo, por Castro Almeida, Secretário de Estado dos Desportos, e com assinatura de um contrato-programa do hangar de canoagem, com anunciado subsídio de 3000 contos, pata custos estimados de 6000.
O presidente da direcção era António José Tavares.
- Dias 4 e 5 de Agosto: ARCOR disputou a Maratona Internacional do Rio Úmia, em Espanha. Participaram Beatriz Gomes (terceira em K1 cadetes), Pedro Carvalho (5º.) e Sérgio Soares 12º.) em C1 cadetes
- Dias 11 e 12 de Agosto: ARCOR disputou a Descida Internacional de Naylon, em Espanha. Beatriz Gomes (K1 cadetes) e Sérgio Soares (em C1 cadetes) venceram as suas provas.
- Dia 1 de Outubro: Recepção de uma carrinha para a canoagem e o ATL.
António Monteiro

Ano de 1996

- Dia 3: Apresentação oficial da equipa de canoagem, reforçada com o olímpico António Monteiro.
- Dia 15 de Março: António Monteiro no estágio pré-olímpico de canoagem.
- Dia 24 de  Março: Equipa de pesca desportiva no campeonato regional de pesca desportiva.
- Dias 11/12 de Maio: António Monteiro disputou, em Sevilha, o apuramento para os Jogos Olímpicos de Atlanta, em K4 100 metros, com Rui Fernandes (Prado), Belmiro Penetra (Fão) e Joaquim Queirós (Amarante).
- Das 25 e 26 de Maio: António Monteiro venceu o Troféu Cidade de Mérida, em K1.
- Dias 1 e 2 de Junho: Pedro Carvalho sagrou-se campeão nacional de K1 cadetes.
- Dia 28 de Julho: Jaime Martins sagrou-se vice-campeão nacional de juvenis de pesca desportiva, em Tomar.
- Dias 7 e 8 de Setembro: António Monteiro venceu o 12º. Troféu Internacional da Estremadura, em Mérida (Espanha), em K1 seniores.
- Dia 29 de Dezembro: Assembleia eleitoral, sem listas de candidatos.
Hangar de Canoagem da ARCOR

Ano de 1997

- Dia 16 de Janeiro: Assembleia geral para analisar a situação eleitoral.
- Dia 28 de Fevereiro: Assembleia geral elegeu Fernando Reis como presidente da direcção da ARCOR, com José Bernardino Reis (assembleia geral) e António José Tavares (conselho fiscal).
- Dia 28 de Março: Sérgio Soares (C1 juniores) e António Azevedo/Ricardo Pereira (C2 juniores) venceram  campeonato nacional de maratonas.
- Dia 13 de Abril: Sérgio Soares sagrou-se campeão nacional de fundo em C1.
- Dia 20 de Maio: Segurança Social aprovou os projectos parciais de arquitectura, águas e esgotos do já chamado centro social.
- Dia 11 de Julho: O júnior Cláudio Lopes sagrou-se campeão regional de pesca desportiva.
- Dia 20 de Julho: Direcção Regional do Ambiente e Recursos Naturais do Cento emitiu parecer favorável ao hangar de canoagem.
- Dias 20 a 22 de Julho: Pedro Carvalho e Sérgio Soares participaram no mundial de canoagem de juniores, na Finlândia. Pedro foi sexto em K4 e quarto em K2, nas eliminatórias, e oitavo nas duas semi-finais. Sérgio foi sétimo nas semi-finais de C2 500 e oitavo em C2 1000.
- Dia 15 de Novembro: Pedido à Coordenação da Área Educativa (CAE) de Aveiro para utilização da sala velha da escola primária para instalar o jardim de infância.
- Dia 5 de Dezembro: Aprovação do CAE e utilização da sala.
- Dia 17 de Dezembro: Assinatura de acordo de cooperação com o Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Aveiro.  
Castro Almeida inaugurou o polidesportivo
ARCOR e assinou um contrato-programa
para a construção do hangar de canoagem.
Foi o proponente da entrada do centro social
da ARCOR em PIDDAC

Ano de 1998

- Doa 17 de Janeiro: Concerto comemorativo do 18º. aniversário da ARCOR, com a Orquestra Típica de Águeda.
- Dia 8 de Março: António Monteiro (K1) e Sérgio Soares (C1) venceram a  prova nacional de aferição nacional de fundo, em  Ponte de Lima.
A proposta de lei que permitiu
a entrada do centro social da 
ARCOR em PIDDAC
- Dias 22 e 24 de Abril: António Monteiro venceu a prova de K2 200 metros da Taça do  Mundo de Canoagem, em Entre-os-Rios, Estado do Paraná, no Brasil.
- Dia 28 de Abril: Reunião pública, na Junta de Freguesia, sobre o projecto do centro social. Teve participação de Maria do Carmo Ramos, da Segurança Social de Aveiro.
- Dia 15 de Maio: António Monteiro e Sérgio Soares na Taça do Mundo de Canoagem, na Polónia.
- Dias 18, 19, 25 e 26 de Julho:  Sérgio Soares (C1 seniores, em 1 000 e 10 000 metros), António Monteiro (K1 em 10 000), Pedro Carvalho K1 juniores, 10 000) e Óscar Almeida/Luís Santos (C2 cadetes, em 500 e 1000 metros) sagraram-se campeões nacionais de canoagem, em Mortágua.
- Dias 24 1 26 de Junho: Pedro Carvalho disputou as Regatas de Décize, em França, e apurou-se para o Europeu de juniores de Nypokim, na Suécia.
- Dia 12 de Agosto: Sérgio Soares foi quinto na Taça do Mundo de Maratonas II, em Bordéus (França).
- Dia 9 de Outubro: António Monteiro, com Diogo Fazenda, disputaram a prova de K2 da Taça do Mundo de Canoagem, na África do Sul. Abalroados por uma embarcação búlgara, foram desclassificados quando seguiam em terceiro lugar.
- Dia 25 de Novembro: Apresentação, pelo deputado Castro Almeida (PSD) da proposta de Lei nº. 201/VII, para a entrada em PIDDAC das obras do centro social. Subscrita, também, pelos deputados José Júlio Ribeiro, Rui Rio e Manuel Oliveira (do PSD), João Amaral (PCP) e Sílvio Cervan (CDS).
- Dia 3 de Dezembro: Entrada da proposta na Comissão de Economia e Finanças da Assembleia da República.
- Dia 4 de Dezembro: Aprovação da proposta, com votos favoráveis daqueles deputados e abstenção dos deputados socialistas.
- Dia 21 de Dezembro: Atribuição do alvará de licença do hangar.
A maquete do centro social da ARCOR

Ano de 1999

- Dia 22 de Janeiro: Fernando Reis foi reeleito presidente da direcção da ARCOR. José Bernardino Reis e Jorge Soares passaram 
Fernando Reis
a ser os presidentes da assembleia geral e do conselho fiscal, respectivamente.
- Dia 23 de Janeiro: Comemorações do 20º. aniversario, com o grupo «Rouxinóis do Levira», de fados de Coimbra. 
- Dia 13 de Abril: Aprovação da creche ( 30 crianças) e jardim de infância (22) para serem integrados no projecto do centro social. Até aí, tinha apenas o ATL (40 a 50), centro de dia (30 idoso) e apoio domiciliário (15).
- Dia 16 de Abril: Conclusão do processo de legalização da creche, que passou para o largo do Cruzeiro, onde agora é a pastelaria.
- Dia 27 de Abril: A elaboração do projecto do centro social passou do Gabinete de Apoio Técnico (GAT) de Águeda para a CIVILAG.
- Dia 5 de Maio: Início das obras de construção do hangar, na curva da rua para o Santo António. Foram interrompidas e mudaram para a actual localização.
Dia 9 de Maio: António Monteiro disputou as meias-finais (14º. lugar) da Taça do Mundo, na Bélgica, em K2 200 metros.
- Dia 16 de Maio: Sérgio Soares sagrou-se campeão nacional de C1 seniores.
Junta de Freguesia cedeu terreno à ARCOR, doado pela Câmara a 22 de Março de 1993.
- Dia 21 de Maio: Abertura formal da nova creche e ATL, onde agora é a pastelaria.
- Dia 27 de Maio: O projecto de arquitectura, águas e esgotos do centro de dia a ATL foi aprovado. Viria a ser alterado, para incluir a creche, centro de dia e apoio domiciliário.
- Dia 5 de Julho: Aprovação da localização do hangar, pela Direcção Regional de Ambiente e Recursos Naturais.
- Dia 16 de Agosto: Entrega do projecto do centro social na Segurança Social de Aveiro. 
- Dias 28 e 29 de Agosto: António Monteiro disputou o Mundial de Maratona, em Itália, e por 2 centésimos de segundo não se apurou para os Jogos Olímpicos de Sidney, na Austrália. Fazia equipa com Diogo Fazenda, em K2 200 metros.
- Dia 30 de Agosto: Junta de Freguesia aprovou o protocolo de cedência do terreno doado pela Câmara Municipal de Águeda para o centro social.
- Dia 27 de Setembro: Aprovação do projecto do centro social, já remodelado, agora incluindo creche (30 crianças). jardim-de-infância (22) e ATL (40), centro de dia 30) e apoio domiciliário (15 idosos).
- Dia 28  de Setembro: Assembleia de Freguesia ratificou a cedência do direito de superfície dos terrenos do centro social.
- Dia 23 de Outubro: Nova época de canoagem e protocolo com o Instituto Duarte Lemos, com formação na área da vela.
- Dia 11 de Dezembro:; Estreia da peça «A hora do suplício», ensaiada por Firmino Santos e com  os actores Porfírio Pires, Luís Gonçalo, Clara Santos, Fátima Reis, Fernando Dinis Pires, Hernâni Pires, Horácio Soares, António Carlos,, Lurdes Fernandes e José Manuel Gomes. 
O programa incluía cançonetas e a comédia «Remédio Santo».
- Dia 22 de Dezembro: Abertura de propostas do concurso para a primeira placa do centro social.
- Dia 23 de Dezembro: Adjudicação das obras à Construtora da Bairrada.
- Dia 30 de Dezembro: Assinatura do contrato com a Construtora da Bairrada, por 16 888 276$00 (seriam agora 122 048,38 euros), mais IVA.
A 1ª. pedra do Centro Social da ARCOR, a
27/02/2000: José Valente (SS), Fernando Reis
e Antero Gaspar (Governador Civil)

Ano 2000

- Dia 26 de Janeiro: Assinatura do acordo de cooperação da creche com a Segurança Social.
- Dia 6 de Fevereiro: Assinatura do acordo de cooperação do jardim-de-infância com a Segurança Social.
- Dia 27 de Fevereiro: Lançamento da primeira
Autoridades e povo associaram-se à cerimónia
de lançamento da 1ª. pedra do CS da ARCOR
pedra das obras do centro social, em cerimónia presidida pelo Governador Civil de Aveiro (Antero Gaspar) e participação de José Valente (director da SS de Aveiro) e José Elói Correia (vice-presidente da Câmara Municipal de Águeda.
Fernando Reis era o presidente da direcção da ARCOR.
- Dia 4 de Abril: Recomeço das obras de construção hangar, ainda na primeira localização.
- Dia 3 de Maio: Assinatura do auto de consignação das obras da primeira fase (a cave) do centro social.
- Dia 19 de Maio: Assembleia geral para votar alteração estatutária que permitiria o exercício de mais de dois mandatos directivos consecutivos. Não foi aprovada.
- Dia 6 de Junho: Primeiro auto de medição das obras: 10 975 105$00, agora seriam 77.114,80 euros. Mais IVA.
- Dia 26 de Julho: Segundo auto de medição: 5 913 171$00, ou, agora, 77.114,80 euros. Mais IVA.
- Dia 19 de Outubro: Assinatura do protocolo entre a Junta de Freguesia e a ARCOR sobre as responsabilidades financeiras da construção do centro social e sede da autarquia.
- Dia 10 de Dezembro: Início das obras do hangar, já na localização definitiva.

Sem comentários: