sexta-feira, janeiro 03, 2020

Júlia Melo (PS) sobre a UFTOR: «Não podemos fazer um juízo de prognose favorável!»

Os candidatos do PS na intercalares de 24 de Fevereiro de 2019 da UFTOR
A campanha do PS nas eleições 
intercalares de 24/02/2019 na UFTOR
Júlia Melo

Júlia Melo, a candidata do PS à presidência da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira, aceitou responder ao d´Óis Por Três, tendo em consideração o «manifesto interesse público» das questões suscitadas. Embora considere o d´Ois Por Três como um blogue «visivelmente faccioso».
«Em resposta ao repto lançado pelo blogue d´Óis Por Três, que veio colocar uma série de questões à candidatura pelo PS para a Assembleia da UFTOR nas últimas eleições autárquicas, acede-se responder às mesmas, em consideração ao manifesto interesse público», disse Júlia Melo.
A candidata socialista foi eleita para a Assembleia de Freguesia nas autárquicas de 2017, quando teve 219 votos (15,61% dos votos entrados nas urnas). Nas eleições intercalares de 2019 e de novo líder da lista socialista, teve 105 (7,58%) e não foi eleita. Perdeu 114 votos relativamente a pouco mais de um ano antes e, com isso, o único mandato socialista na Assembleia de Freguesia da UFTOR.
O PS de TravassÓis em campanha de 
rua, nas intercalares de 24/02/2019

Blog «visivelmente faccioso» mas... útil!

O  blogue d´Óis Por Três quis ouvi-la, por razões do interesse público de Óis da Ribeira (e Travassô...) e na sua qualidade de (ex)candidata a presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira.
Júlia Melo começou por considerar que «nesta medida e oportunidade, agradece-se o trabalho noticioso e de factos históricos, com especial relevo sobre Óis da Ribeira, com que se ocupa a pessoa ou as pessoas que estão por trás do blogue».
«Muito embora visivelmente faccioso, não deixa de ter a sua, grande, utilidade informativa nas questões de interesse público, nomeadamente na área política e da gestão dos bens públicos ou dos colectivos da UFTOR», disse Júlia Melo, sublinhando que «é com a verdade dos factos, com a reflexão e a pluralidade de opiniões, seja de candidatos ou de ex-candidatos, seja de anónimos, mais ou menos enigmáticos, seja da população em geral, que há progresso, evolução, é que haverá o desenvolvimento democrático que se quererá para as nossas Freguesias».
Júlia Melo refere depois que «sobre as questões colocadas, escolha intencional formulada pelo d´Óis Por Três, é-se cingido às mesmas e as respostas são meras opiniões de análise construtiva e elucidativa, ressalvando que não se tendo representatividade na Assembleia de Freguesia, não é possível exercer a função colaborativa, nem a apresentação de propostas e estratégias para o desenvolvimento da UFTOR, nem fazer o acompanhamento dos trabalhos e da gestão do executivo autárquico».
Júlia Melo e Alexandre Pires, o candidato 
socialista (nº. 2 da lista) de Óis da Ribeira

Juízo de prognose da
Junta é desfavorável

A candidata socialista, no seu depoimento, destacou a necessidade de «afirmação e credibilização das instituições democráticas».
«Deixamos ainda as felicitações aos eleitos para a Assembleia de Freguesia, esperando que o exercício democrático das suas competências permita dar resposta aos anseios e necessidades das populações, contribuindo para a afirmação e credibilização das instituições democráticas», afirmou Júlia Melo.
Sobre o mandato de Sérgio Neves, do PSD e o presidente da Junta de Freguesia, comentou que «infelizmente não podemos fazer um juízo de prognose favorável, com a verificação do mesmo modo de operar».
«Não se desvaloriza o que tem sido feito, muitas das coisas necessárias e sua obrigação. A preocupação prende-se com a maneira como de faz… e a visível falta de estratégia, de sentido de equidade, e principalmente de respeito pelas funções»..
- AMANHÃ: O mandato do PSD: «Os fins não justificam os meios»

Sem comentários: