terça-feira, janeiro 07, 2020

Por onde anda o projecto «Liga-te à Pateira»? E os 75 000 euros?!

João Paulo Rebelo (secretário de Estado da Juventude e Desportos) Inês Castro, Rui
 Unas, Tiago Brandão Rodrigues (ministro da Educação), Alexandre Resende Pires (com
o diploma vencedor), Jorge Almeida (presidente da Câmara de Águeda) e Hélder Arede
Os proponentes do projecto: Hélder Arede,
Inês Tavares de Castro e Alexandre Pires
Os resultados do primeiro Orçamento Participativo Jovem 2017 (OPJ 2017) foram oficialmente apresentados em Lisboa, a 8 de Janeiro de 2018. Há 2 anos, numa cerimónia presidida pelo Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.
«O projecto «Liga-te à Pateira» foi o mais votado, a nível nacional, e vai (assim foi dito) receber 75 000 euros», anunciou-se na altura, com pompa e circunstância. E o d´Óis Por Três aqui deu notícia.
Agora, 2 depois, nada se sabe de tal projecto, de tal dinheiro e de tais proponentes. Sentir-se-ão enganados? Ou nós não sabemos e o projecto está concretizado? Ou tudo não passa de mais uma farsa dos politiqueiros que enxameiam este país faz-de-conta? 
Águeda teve 3 projectos finalistas (dos 7 de todo o país) e comparticipados: o «Liga-te à Pateira», o «Arribeirar» (de sustentabilidade ambiental) e o «Grande Livro do Parque», ambos em Vale Domingos.
O presidente da Junta na cerimónia
de assinatura do protocolo de 10/10/2018 

O início (?)
da caminhada

O projecto «Liga-te à Pateira» foi apresentado por Inês Tavares de Castro, Hélder da Silva Arede e pelo ribeirense Alexandre Resende Reis Pires.Propunha a reabilitação do percurso pedestre que liga a zona da Pateira de Óis da Ribeira (concelho de Águeda) até Requeixo (concelho de Aveiro), numa ligação com uma extensão aproximada de 3,6 quilómetros.
«Os 3 primeiros projectos são de Águeda, arrecadando 175.000 dos 300.000 euros atribuídos pelo Governo», comentou Jorge Almeida, presidente da Câmara Municipal de Águeda, acrescentando, que «os promotores e dinamizadores dos projectos «Liga-te à Pateira», «Arribeirar» e «Grande Livro do Parque» souberam colocar o nosso concelho em grande destaque». E felicitou-os, frisando que «foi com muito gosto» que os acompanhou na cerimónia de hoje – apresentada por Rui Unas.
Hélder Arede, em nome do trio promotor do «Liga-te à Pateira», manifestou «um gigante obrigado a todos os que genuinamente acreditaram no nosso projecto e que se quiseram juntar a nós».
«Ganhou a Pateira, ganhou Águeda e ganha a juventude, que sai credibilizada em projectos de participação democrática como este», acrescentou Hélder Arede, desejando, com um «muito obrigado» que «este seja apenas o início da caminhada».
O ministro Tiago Brandão Rodrigues, em entrevista a RTP1, na manhã de 8 de Janeiro de 2018, considerou que o facto de Águeda ter 3 dos 7 projectos aprovados se deve a uma «maior sensibilidade dos jovens locais», devido a terem já «experiência com os orçamentos participativos jovens da Câmara Municipal».
Assinatura do protocolo

Protocolo de
cooperação !

O projecto «Liga-te à Pateira» foi visitado a 10 de Outubro de 2018 por Victor Pataco (presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude) e João Filipe Branco (presidente da Quercus).
Assinaram, na altura, um protocolo de cooperação - justamente com o objectivo de delegar competências e verbas para a execução do trabalhos. No entanto, aos dias de hoje, de nada sabemos quando à concretização do projecto.
O que disso pensarão os proponentes Inês Tavares, Hélder Arede e o ribeirense Alexandre Resende Pires, que acreditaram, com o projecto, em reabilitar o percurso pedestre ao longo da lagoa e entre o parque da pateira de Óis da Ribeira e a freguesia de Requeixo, numa extensão de 3,5 quilómetros?
«O projecto vai arrancar ainda este ano, em termos logísticos e técnicos, devendo os trabalhos propriamente ditos começar em 2019», considerou o trio de proponentes que, nesta qualidade, integrarão a equipa protocolar de acompanhamento.
Já estamos em 2020!
Ó Inês, ó Helder, ó Alexandre - principalmente o Alexandre, que é de Óis da Ribeira - o que nos poderão dizer sobre este projecto? 
Por onde andam os tais 75 000 euros que, pelo protocolo, deveriam acompanhar?

Sem comentários: