domingo, janeiro 12, 2020

Os desafios dos autarcas para 2020 em TravassÓis!

A vila de Óis da Ribeira (vista aérea e parcial)
O depoimento de Sérgio
Neves ao «Região de Águeda
Sérgio Neves


O presidente da Junta de Freguesia da (des)União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira, em depoimento ao jornal «Região de Águeda», afirmou que «é fundamental criar a nova unidade de saúde e investir na rede viária».
Diz e diz muito bem.
O juvenil, ousado e ambicioso presidente da UFTOR, como toda a gente sabe, não presta declarações ao d´Óis Por Três, pelo que, aproveitando a «boleia» do semanário da capital do município, aqui fazemos eco, com a devida vénia, do que, sobre o futuro, pensa e sonha o autarca travassÓisense para o político ano 2020 da era cristã.
E sonha alto, nada custa. Por exemplo, com:
Escola de Óis da Ribeira

1 - Um novo pólo 
educativo!

O seu projecto político das intercalares de 24 de Fevereiro de 2019 (o PP24.Fev.2019), há menos de um ano, anunciou, no púlpito das  intenções, que «já foram pedidos um conjunto de intervenções na escola primária de Travassô, uma vez que necessita de intervenções urgentes e que são da responsabilidade da Câmara Municipal de Águeda».
E que são, releiamos e não esqueçamos, «da responsabilidade da Câmara Municipal de Águeda».
Agora, a ideia mudou e para melhor, é... um pólo educativo novo!
Já agora e curiosamente, não é que, subtilmente (ver AQUI), a recente colocação de caixilharias de alumínio na escola de Travassô é, assim como não se quer a coisa, sugerida como uma obra da Junta de Freguesia, quando foi da Câmara Municipal de Águeda?!
Por alguma razão o presidente Jorge Almeida veio explicar, na sua página de facebook (AQUI) que «a Câmara Municipal de Águeda está a proceder à colocação de caixilharias de alumínio na Escola de Travassô». E acrescentando que «esta obra, inscrita no Orçamento e Plano de Actividades para 2019, concretiza-se agora, aproveitando as férias escolares».
«Resulta da decisão do Executivo Municipal em manter esta escola aberta, pelo que importa criar melhores condições de conforto para os alunos», sublinhou o presidente Jorge Almeida.
Pronto, as coisas são como são!
Um milhão de euros!...
Bota prá bateira!...

2 - Uma rede viária que 
dignifique quem cá mora!

O PP24.Fev.2019 do PSD anuncia também que «já está no terreno um investimento de mais de 1 milhão de euros, o maior investimento de sempre na União de Freguesias na rede de saneamento básico e remodelação das redes de água pública». 
Um milhão de euros? Que putativo exagero!
E, além disso, mais um «balúrdio» de futurísticas medidas e propostas, que, humilde como é, o papel candidamente aceitou.
Esqueceu-se o nosso juvenil, ousado e ambicioso autarca, no mesmo PP24.Fev.2019, de, certamente por mero e momentâneo lapso, explicar que o investimento era (é) da AdRA - Águas da Região de Aveiro. 
Nada dependendo, pois, da autarquia local travassÓisense!
Pormenores, ou pormaiores da vida política que, por vezes, nem sempre, fazem diferenças! 
Mas, entretanto, porém, todavia, contudo..., cadé a conclusão destas obras?!
Quanto às estradas de Óis da Ribeira, a tal rede viária de que fala o nosso juvenil, ousado e ambicioso presidente autarca..., estão como toda a gente sabe, por causa, vejam lá..., do tal exagerado «mais de um milhão de euros» de investimentos. Já nem falando em caminhos. Nem vale a pena comentar!
Parque da pateira (vista parcial)

3 - O parque 
da pateira!

O PP24.Fev.2019 do executivo social-democrata travassÓisense, de mãos fartas, já anunciava 9 medidas eleitorais para o parque da pateira, mas, delas e até agora, apenas se viu a fixação de alguns caixotes do lixo. 
Para ver um dia, e com paciência, fica a recuperação de toda a zona verde, a construção de balneários/wc, o bar de apoio e parque de caravanas, a renovação do parque infantil (entretanto inoperacionalizado), a plantação de mais árvores espécies autóctones, a ampliação do número de mesas e bancos de madeira.
E, não esqueçamos, também o parque de jogos, a remodelação e a ampliação das churrasqueiras e a beneficiação das condições de iluminação».
Tudinho prometido no PP24.Fev.2019 do executivo social-democrata travassÓisense
Jacintos é que não faltam!
O edital

4- Parque Habitacional
e o IMI x 3! Paga, Zé!...

O mesmo dito PP24.Fev.2019 proclamou e propagandeou o «Programa Habita/Natal», para, reza tal projecto político, «apoio à fixação de naturais e novos casais na União de Freguesias».
E, além disso e a complementar o rol de promessas eleitorais, até «um pacote de  incentivos à natalidade, habitação e fixação dos jovens da União».
O que se sabe sobre o parque habitacional óisdaribeirensee é tão certo como a morte, é que a Câmara Municipal de Águeda publicou editais, datados de 9 de Dezembro de 2019, a notificar alguns cidadãos de Óis da Ribeira (e de Travassô, outros) sobre a identificação de prédios urbanos (casas) que, por apresentarem indícios de desocupação há mais de um ano, poderão ser considerados devolutos e que irão pagar o triplo de IMI - o Imposto Municipal sobre Imóveis. 
Paga Zé! 
Aqui não há PP24.Fev.2019 que te valha! 
E, entretanto e então, cadé, porque calendas anda o proclamado «Programa Habita/Natal»?
O d´Óis Por Três, não querendo cometer heresias - Deus nos livre!!!... -, continuará minimamente atento e... sentado, à espera de mais anúncios presidenciais. 
Anúncios dos bons! 
E, principalmente, de obras feitas!

Sem comentários: