segunda-feira, janeiro 13, 2020

Os passadiços da pateira e o paredão de Óis da Ribeira...

O paredão ao longo do rio Águeda, entre os traços cor de laranja
Notícia do Diário de Aveiro
Jorge Almeida

O presidente da Câmara Municipal de Águeda, Jorge Almeida, deu uma entrevista ao jornal «Diário de Aveiro», na edição de hoje, e, no que respeita a Óis da Ribeira, fala de «passadiços entre Óis da Ribeira e Espinhel» E que «a execução vai avançar este ano».

Está prometido e anunciado.
«A execução vai avançar este ano, e temos previsto, desde logo, fazer uma ligação entre o parque de Espinhel e o parque de Óis da Ribeira», declarou Jorge Almeida ao DA, adiantando, também, «uma grande intervenção na pateira de Fermentelos.
A Junta de Freguesia de Fermentelos, segundo percebemos, «está numa fase de aquisição de terrenos junto à pateira, para esse fim e no sentido de fazer ainda um parque neste local».
O investimento total andará na ordem dos 600 000 euros.
A notícia da adjudicação da elaboração do projecto, data de 24 de Novembro de 2019, pela Câmara Municipal de Águeda e à Trimétrica Engenharia, Lda., de Lisboa, e por 74 900 euros E já foi anunciada pelo d´Óis Por Três (como se pode recordar AQUI). 
Adjudicação, recordemos, para a elaboração do projecto de valorização ambiental e promoção turística da pateira. Na prática, construir passadiços em toda a volta da lagoa.
O contrato das obras do
 paredão de Óis da Ribeira

Obras do paredão
por fazer há 28 meses!

A bondade e celeridade camarárias para este tipo de obras, na pateira e ainda em fase de elaboração do projecto, contrasta com a inexplicável concretização da requalificação do paredão de Óis da Ribeira.
Obras que, vale a pena lembrar, foram adjudicadas, e de contrato assinado, a 8 de Setembro de 2017.
Adjudicadas há já mais de 28 meses!
A sua não concretização é um mistério!
A empreitada de tais obras públicas
Estada de demarcação
foi celebrada entre a Câmara Municipal de Águeda, ainda presidida por Gil Nadais (vejam lá ao tempo que foi....) e a ABORRIDAS 
- Terraplanagens, Lda, uma empresa de Arouca.
As demarcações ao longo do paredão, entre o Jardim (o campo imediatamente a juzante da ponte, o chamado paredão novo) e os Portalvares (no limite com Requeixo e o concelho de Aveiro), chegaram a ser feitas, como mostra a imagem que aqui se republica, foram publicados editais, ouviu-se falar que pelos menos dois proprietários reclamaram o alinhamento, mas, depois, disso, nada mais se sabe. 
A Câmara Municipal de Águeda, várias vezes solicitada, recusa-se a explicar o «mistério».
Só se sabe que não há obra feita, já lá vão os tais 28 meses, e que ninguém, com esse dever, a reclama! Nem para isso servem os eleitos, que se presumem defensores dos interesses do povo.

Sem comentários: