quinta-feira, janeiro 23, 2020

Os dias 23 de Janeiro em Óis da Ribeira...

Assinatura de noivos, padrinhos e padre


Os dias de Óis 
da Ribeira
nos dias 23 de Janeiro!



Diamantino Silva
- 1894, há 127 anos!
Casamento de Diamantino
e Ana Pires Soares 

O casal Ana Pires Soares de Diamantino Francisco da Silva consorciou-se a  23 de Janeiro de 1894, na Igreja de Santo Adrião de Óis da Ribeira.
Ana Pires Soares, de 23 anos e trabalhadora agrícola, era filha de Joaquim António Pires Soares e de Maria Rosa Rosa Soares, ambos de Óis da Ribeira. Diamantino, de 28 anos e estucador, era natural de Fermentelos e filho de João Francisco e Feliciana Silva. 
A cerimónia foi presidida pelo padre Abel Gomes da Conceiçao e Silva e os noivos apadrinhados pelo padre João Pires Soares da Maia e o alfaiate António Agostinho Pires Soares.
O casal teve vários filhos, nomeadamente o professor Dinis Pires da Silva, o oficial de marinha César, Artur (emigrante no Brasil) e Maria Assunção (Maria da Volta).
Descendentes actuais, conhecidos, são as bisnetas Ondina Pires de Reis, filha de Zulamar (Zola) e António Marques dos Reis e moradora em Vila Nova de Gaia, e Vera da Conceição Silva, moradora em Cabanões.
Madalena G. Reis

2004, há 17 anos!
Madalena Gomes 
dos Reis

Madalena Gomes dos Reis, agricultora e doméstica, faleceu a 23 de Janeiro de 2004, aos 78 anos e moradora na Viela do Sapateiro.
Nasceu a 3 de Agosto de 1926 e casou com Dinis Alves de Oliveira, natural de Oronhe (freguesia de Espinhel), onde nasceu a 8 de Fevereiro de 1922 
e de que enviuvou, em Óis da Ribeira, a 8 
Maria Manuela
de Dezembro de 1989 - há 22 anos. 
Dinis foi agricultor e sapateiro, actividade (esta), que lhe «deu» o apelido que o popularizou: Dinis Sapateiro. 
O casal teve a filha Maria Manuela Gomes de Oliveira, que nasceu a 15 de Dezembro de 1947 e faleceu, vítima de de doença, a 5 de Janeiro de 1992.
Maria Manuela tinha apenas 45 anos de idade, deixando viúvo Aníbal Gomes dos Reis (o Lito, pedreiro e barbeiro) e dois filhos (um casal), então ainda muito jovens.
António Pinho (DREC) e os presidentes Nair
Barreto (Câmara), Celestino Viegas (direcção
da ARCR) e José Quaresma (AG da ARCOR)

- 2005, há 16 anos!
ARCOR festejou 26 anos
e recebeu 25 000 euros!

A ARCOR - Associação Recreativa e Cultural de Óis da Ribeira festejou 26 anos, fundada a 19 de Janeiro de 1979.
As comemorações tiveram participação de Nair Barreto, presidente em exercício da Câmara Municipal de Águeda, que foi portadora de um cheque de 25 000 euros, que entregou ao presidente Celestino Viegas (da direcção da ARCOR), para apoiar as obras do centro social.
António Pinho, director-adjunto da Direcção Regional de Educação do Centro (DREC), Horácio Marçal, presidente da Assembleia Municipal de Águeda, e Georgina Claro (Segurança Social de Aveiro) foram algumas das entidades presentes.

Sem comentários: