quarta-feira, janeiro 22, 2020

A ARCOR nos anos de 2005 a 2009!

Inauguração da ARCOR, a 4 de Janeiro de 2009: Horácio Marçal, monsenhor João Gaspar,
diácono Fernando Reis, Agostinho Tavares, Gil Nadais, ministro Augusto Santos Silva,
Celestino Viegas, Fernando Pires e Paulo Matos. Atrás, Neto Brandão, António Celestino
de Almeida, Jorge Almeida e João Clemente
Nair Barreto, presidente da Câmara Municipal de Águeda,
entregou um cheque de 25 000 euros a Celestino Viegas,
presidente da direcção da ARCOR


O Jornal da ARCOR anunciou
25 000 euros da Câmara nos 26
anos da instituição
Os 41 anos da ARCOR tem vindo a ser minimamente assinalados pelo d´Óis Por Três, procurando registar factos que, podendo escapar um ou outro(s), pela sua natureza, a «transportaram» desde a fundação, a 19 de Janeiro de 1979, até aos dias de hoje.
Hoje, falamos dos anos 2005 a 2009, o ano da inauguração do Centro Social.

Ano de 2005

- Dia 23 de Janeiro: Almoço comemorativo do 26º. aniversário, o primeiro no salão cultural e com participação de 280 pessoas. Nair Barreto, presidente da Câmara Municipal de Águeda em exercício, entregou ao presidente Celestino Viegas um cheque de 25 000 euros, para apoiar as obras do centro social.
- Dia 17 de Fevereiro: Visita do embaixador Manuel Jose Homem de Mello (Conde de Águeda) à obras do centro social.
- Dia 4 de Março: Ensaio geral do Grupo de Teatro Amador (GTA).
- Dia 10 de Março: Visita inspectiva às obras, por três técnicos superiores da Segurança Social.
Peça «O Arcanjo Negro»
- Dia 12 de Março: estreia da peça «O Arcanjo Negro», a primeira no salão cultural da ARCOR. Ensaiada pro Arlindo teis, teve os intérpretes  Paulo Rogério Framegas, Liliana Alves, Paulo Gomes, Isaltina Pires, Pedro Soares e António Prazeres. Carla Rodrigues e Carlos Pereira foram os pontos e a encenação do grupo.
- Dia 16 de Março: Reunião com a dra. Maria do Carmo Ramos, a técnica superior da Segurança Social que inspectava as obras do centro social.- Dia 17 de Março: Assinatura dos acordos de cooperação, com a Segurança Social de Aveiro, que criou o serviço de apoio domiciliário e a ampliação do apoio à creche.
- Dia 18 de Março: A assembleia geral aprovou, por unanimidade, o relatório e contas de 2004, assim como o parecer do conselho fiscal.
- Dia 24 de Março: Actuação, na ARCOR, de um duo da Orquestra Internacional de Sopros.
- Dia 29 de Março: Reunião de trabalho com a CIVILAG sobre o projecto do lar de idosos. Repetida no dia 6 de Abril
- Dia 1 de Abril: Visita do dr. Jorge Campino, director do Centro Distrital de Segurança Social de Aveiro.
- Dia 14 de Abril: Ensaio da rede de gás do edifício do centro social.
- Dia 26 de Abril: Asfaltamento dos logradouros do entro social e parque de estacionamento (o actual).
- Dia 27 de Abril: Recepção da viatura para apoio ao serviço de apoio domiciliário.
Castro Almeida, autor da proposta de entrada
do centro social em PIDDAC visitou a ARCOR
- Dia 28 de Abril: Visita do autor da proposta de entrada da ARCOR em PIDDAC, o então deputado Manuel Castro Almeida, confessando-se «espantado com a dimensão da obra». «Não foi isto que apoiámos em 1998, era algo bem menos grandioso», exclamou o então presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira e antigo e  Secretário de Estado dos Desportos e futuro 
Madalena Neves, Celestino Viegas e Agostinho
Tavares, a direcção de 2003/2005. Aqui, sem
Dinis Alves e Milton Gomez 
do Desenvolvimento Regional.
- Dia 29 de Abril: Tomada de posse dos novos órgãos sociais, com direcção presidida por Agostinho Tavares (anterior tesoureiro), a vice-presidente Madalena Neves (anterior secretária), o tesoureiro Porfírio Pires, a secretária Maria Ascensão Tavares e o vogal António José Tavares.A assembleia gera era presidida por José Luís Quaresma, com o secretário Fernando Reis e o vogal  Fernando Pires, suplentes Manuel Duarte de Almeida (Capitão) e Manuel Fernando Marques. O conselho fiscal, presidido por Armando Ferreira, com cara Tavares (1ª. vogal) e Carlos Estima (2º.) e os suplentes Armando Reis, Fernando Jorge Tavares e Salvador Almeida.
- Da 1 de Julho: Primeiro dia de actividade do serviço de apoio domiciliário. O primeiro utente foi Pompílio Melo, de Casal de Álvaro. Em Setembro, o casal António Marques/La Salete Pereira, de Espinhel, e António Almeida, de Casal de Álvaro.
- Dia 19 de Julho: Visita dos Directores da Segurança Social de Aveiro (António Celestino de Almeida), Instituto de Emprego e Formação Profissional de Águeda (José António Gomes) e Cetr de Emprego de Águeda (José Alberto Rabaça).
- Dia 21 de Julho: Reunião com a CIVILAG (Gil e Marco Abrantes) por causa do projecto do lar e com os dirigentes Agostinho Tavares, Porfírio Pires e António José Tavares e o anterior presidente (Celestino Viegas).
- Dia 13 de Outubro: Informação da verba do PIDDAC a receber pela ARCOR em 2006: 201 836 euros.
- Dia 30 de Outubro: Cortejo de oferendas, que
Associados da ARCOR que avalizaram o empréstimo bancário:
Armado Reis, José Maria Gomes, Manuel Duarte (Capitão),
Armando Ferreira, Diamantino Correia, Fernando Pires,  Porfírio
Pires. Sentados, Madalena Neves, Celestino Viegas, Agostinho
Tavares, Fernando Reis e Milton Gomez. E também Arlindo Reis,
Manuel Soares, António José Tavares, Dinis Alves e Rui Fernandes
rendeu 6 250 euros.
- Dia 16 de Novembro: Assembleia geral aprovou o plano de actividades e orçamento (521 580 euros) para 2006.

Ano de 2006

- Dia 29 de Janeiro: Almoço comemorativo dos 27 anos, com 150 pessoas. Participaram António Celestino de Almeida (director do CRSS de Aveiro) e os presidentes
Gil Nadais 
(Câmara) e Paulo Matos (Assembleia Municipal de Águeda).
O presidente Agostinho Tavares anunciou o lar como «projecto imediato» e apresentou um estudo prévio.
- Dia 24 de Março: Assembleia geral aprovou o relatório e contas de 2005 (com 107 360,08 euros de resultados líquidos), assim como o parecer do conselho fiscal.
- Da 21 de Abril: Início de aulas de ginástica para adultos, com equipamentos oferecidos pela Miralago.
- Dia 25 de Maio: Entrega na Segurança Social de Aveiro, do projecto do lar. Candidatura ao Programa de Alargamento ada Rede de Equipamentos Sociais (PARES).
- Dia 14 de Junho; Recepção da  última verba da comparticipação do Estado (através do PIDDAC) para nas obras do Centro Social. Exactamente 201 836 euros. Seriam agora 235.983,98 euros.
- Dia 24 de Junho: Os ribeirenses (12 dos 17) que assinaram o compromisso bancário de financiamento das obras do centro social confraternizaram na instituição, após a liquidação do empréstimo. Foram eles, Celestino Viegas Agostinho Tavares, Madalena Neves, Milton Gomez, Fernando Reis, Armando Reis, José Maria Gomes, Manuel Duarte de Almeida (Capitão), Armando Ferreira, Diamantino Correia, Fernando Pires e Porfírio Pires. Não puderam estar, Arlindo Reis, Manuel Soares, Rui Fernandes, Dinis Alves e António José Tavares.
- Dia 24 de Novembro: Assembleia geral aprovou o plano de actividades e orçamento para 2007.
- Dia 12 de Dezembro: Informação oficial da não aprovação da candidatura ao PARES.
Imagem do estudo prévio do lar do lar (ou
centro de noite) da ARCOR
- Dia 23 de Dezembro: Reunião para analisar a não aprovação da candidatura ao PARES.

Ano de 2007


- Dia 26 de Janeiro: Assembleia geral, reelegendo Agostinho Tavares como presidente da direcção, com a vice-presidente Madalena Neves, a secretária Maria Ascensão Tavares, o tesoureiro Porfírio Pires e a vogal Carla Tavares. Os suplentes eram António José Tavares, Paulo Rogério Framegas, Leonildo Costa, Hernâni 

Grupo de Teatro Amador (GTA) da ARCOR
Pires e Aurélio Reis.
Horácio Marçal passou a ser o presidente da assembleia geral, com os secretários Fernando Reis (1º.) e Fernando Pires (2º.) e os suplentes  João José Soares, Manuel Almeida (Capitão) e Manuel Fernando Marques.
Armando Ferreira continuou a presidir ao conselho fiscal, com os vogais Carlos Pereira (1º.) e Carlos Estima (2º.) e os suplentes Armando Reis, Fernando Jorge Tavares e Salvador Almeida. 
- Dia 28: Almoço dos 28º. aniversário, durante o qual o director da Segurança Social de Aveiro, António Celestino de Almeida, alertou para«os erros básicos cometidos» na candidatura ao PARES e convidando a ARCOR a «meter a sua sardinha na brasa».
- Dia 2 de Março: Posse dos órgãos sociais eleitos a 26 de Janeiro.
- Dia 28 de Abril: Benção de uma nova viatura, para o 
Vista aérea do centro social da ARCOR
centro de dia.
- Da 1 de Junho: A ARCOR entregou a gestão da Secção de Canoagem (parada há 2 anos) a antigos dirigentes do extinto Clube de Canoagem de Águeda.
- Dia 16 de Junho: Início da Semana Cultural, com o grupo «Dance Beates» (da Sol Nascente, de Águeda),  Orquestra Juvenil da Tuna de Óis da Ribeira e The Swamps Orchestr. Depois, Velhas Guardas de O Cancioneiro de Águeda (dia 17), medição de tensão arterial (18), pela ««O Gabinete do sr. regedor» e dança latina (20), workshop sobre segurança rodoviária (23) e baile da Paróquia e Grupo Fadó (27).
- Dia 29: Assembleia geral de prestação de contas de 2006.
- Dia 6 de Setembro: Informação, não oficial, da segunda não aprovação da candidatura ao PARES. Confirmação oficial a 14 de Novembro.
- Dia 18 de Outubro: Grupo de Teatro Amador (GTA) voltou ao activo, após dois anos de hiato, ensaiando a peça «Laurinda», de Romeu Correia, ensaiada por Leonildo Costa.
Actores intérpretes foram o casal Paulo Gomes/Eliana Alves, Julieta Fernandes, Sandra Prazeres, Cláudia Prazeres, José Manuel Gomes, António Prazeres, Cesaltina Pires, Lurdes Fernandes, Paulo Rogério, Gil Baco e Cristina Carvalho. 
- Dia 30 de Novembro: Assembleia geral aprovou o plano de actividades e orçamento para 2008, no valor de 308 000 euros.
Campeões nacionais da ARCOR na Gala
de Canoagem da Figueira da Foz

Ano de 2008

- Dia 2 de Janeiro: Entrada em funcionamento do posto de Correios, na secretaria da ARCOR.
- Dia 27 de Janeiro: Festa comemorativa dos 29 anos da ARCOR, com participação do director da Segurança Social e Aveiro (António Celestino de Almeida) e dos presidentes da Câmara (Gil Nadais) e da Assembleia Municipal de Águeda (Paulo Matos). 
O presidente Agostinho Tavares afirmou que «a ARCR continuou e continuará a apresentar candidaturas ao PARES ...) já chumbado duas vezes».
- Dia 2 de Fevereiro: Estreia da peça «Laurinda», de Romeu Correia. Apresentou-se depois, e pelo menos, em Mourisca do Vouga (dia 9), Eirol (16), Espinhel (1 de Março), Valongo do Vouga (29), Recardães (6 de Abril), Requeixo (12) e Óis da Ribeira (19).
- Dia 2 de Março: Regresso oficial da ARCOR à canoagem, participando no campeonato regional de fundo. Campeões regionais foram André Coelho (K1 juniores),  Rúben Ferreira (K1 cadetes) e os dois, em K2 juniores. A ARCOR venceu, com 157 
Abertura do multibanco, Celestino
Viegas e José Luís Quaresma
pontos, a Taça Regional de Tripulações.
- Dia de Março: Benção da nova carrinha.
- Da 29 de Março: Contas de 2997 aprovadas por unanimidade, na assembleia geral.
- Dia 5 de Junho: O canoísta Rúben Ferreira foi convocado para o estágio da selecção nacional.
- Dia 18 de Junho: Reunião preparatória da inauguração do centro social. Repetiu-se a 30 de Agosto, e 2 9 de Setembro.
- Dias 6 e 7 de Setembro: Os canoístas Tiago Tavares e António Baptista sagraram-se campeões nacionais de C2 cadetes, Tiago Tavares de C1 cadetes, João Pereira/Alexandre Pires de K2 infantis, em Ponte de Lima.
- Dia 11 de Outubro: Gala Nacional de Canoagem com campeões nacionais da ARCOR: André Coelho, Rúben Ferreira, Tiago Tavares, João Pereira e Alexandre Pires.
- Dia 30 de Dezembro: Entrada em funcionamento do multibanco a ARCOR, da Caixa de Crédito. O primeiro movimento foi feito por Celestino Viegas, ex-presidente da ACR e na altura presidente do conselho fiscal do Crédito Agrícola do Baixo Vouga).
Inauguração da ARCOR e da sede Junta de Freguesia de Óis da
Ribeira: Agostinho Tavares, Fernando Pires, Celestino Viegas
e Fernando Reis, a 24 de Janeiro de 2009

Ano de 2009

- Dia 10 de Janeiro: Estreia da peça «É urgente o amor». de Luís Francisco Rebelo e pelo GTA da ARCOR, sob direcção de Leonildo Costa, Paulo Rogério Framegas e Carlos Pereira Os actores foram Julieta Fernandes, José Manuel Gomes, Liliana Alves, Isaltina Pires, Victor Fernandes e António Reis. Incluía a comédia «De noite todos os gatos são pardos». O som e iluminação eram de Rui Fernandes e a carpintaria de Gol Banco. 
Actuou depois, e pelo menos, em Mourisca do Vouga (dia 17), Requeixo (21 de Fevereiro), Crastovães (14 de Março) e Pó, no Bombarral (21), salão do CEFAS, em Águeda 4 de Abril), em S. Martinho, de Aguada de Cima (2 de Maio) e encerramento em Óis da Ribeira (8 de Maio)
- Dia 24 de Janeiro: Inauguração do Centro Social da ARCOR e sede da Junta de Freguesia, presidida pelo ministro Augusto Santos Silva, que elogiou as «instalações modelares».
A inauguração da ACOR
no Jornal de Noticias
A ARCOR distinguiu «inúmeros amigos da obra», nomeadamente ao benemérito António Soares de Almeida Roque, a Revigrés (representada por Paula Cardoso), EEE (Luís Mendes da Paz). Metalúrgica do Levira (Joaquim Albano Costa), SIM/Macroplast (António Silva), Caixa de Crédito Agrícola de Águeda (José Luís Quaresma), Castro Almeida (deputado que apresentou a proposta de entrada da obra em PIDDAC) e os que a aprovaram: José Júlio Ribeiro, Manuel Oliveira e Rui Rio (PSD), Sílvio Cervan (CDS) e João Amaral (PCP).
Também José Júlio Ribeiro, Dinis Padeiro, Castro Azevedo e Gil Nadais (presidentes da Câmara Municipal de Águeda), e os ribeirenses Milton Gomez, Celestino Viegas, Dinis Alves e Manuel Soares.
O presidente da assembleia geral da ARCOR entregou a Celestino Viegas, sócio fundador, o título de sócio honorário da instituição, pela «participação decisiva nas obras de construção centro social», por deliberação unânime da AG.
A placa dos fundadores
- Dia 28 de Fevereiro: Espectáculo de Os Serranos, de Belazaima do Chão, integrado no ciclo comemorativo da inauguração do centro social e dos 30 anos da ARCOR, na chamada «Noite dos Fundadores», homenageando Celestino Viegas, Custódio Ferreira e António Framegas (primeiros presidente, tesoureiro e secretário da ARCOR), Agostinho Tavares, Armando Reis, José Pires Tavares, José Melo Ferreira, Fausto Melo Ferreira e Armando Morais, os subscritores da escritura de constituição da ARCOR, com os testemunhas Filipe Silva e Danilo Costa. 
- Dia 28 de Março: «Noite dos Fundadores», com descerramento de placa comemorativa e  espectáculo  do Grupo Teatral Semente, de Eixo, com a  peça «O Morto Teimoso».
- Dia 24 de Abril: Encontro Coral da ARCOR, com participação do Orfeão de Águeda e Coro da Delegação de Águeda da Cruz Vermelha, integrado nos 30 anos da ARCOR e do ano de inauguração do centro social. Foi descerrada uma placa de agradecimento a todos quantos ajudaram a erguer o centro social.
- Dia 30 de  Maio: Noite de música e canto, integrada no programa ds 30 anos e inauguração do centro social, com a Orquestra Ligeira da Banda União Sanjoanense, de S. João de Loure, e o cantor Alcindo Antunes. Foi a Noite dos Campeões da ARCOR.
Teatro da ARCOR em 2008

- Dia 17 de Outubro: Visita de técnica do INATEL ao Grupo de Teatro Amador (GTA), que ensaiava a peça «O Gato», de Henrique Santana.  Os coordenadores eram Leonido Costa, Paulo Rogério, Carlos Pereira e Rui Fernandes.
O grupo era formado pelos actores Paulo Gomes, Cristina Carvalho, Victor Fernandes, Isaltina Pires, António Gomes, Liliana Alves, Julieta Fernandes, José Manuel Gomes, Gil Branco, António Reis e Salomé Fernandes. Apoio de Jorge Brandão (carpintaria) e Lurdes Fernandes e Carla Costa (pontos) 
-Dia 7 de Novembro: Noite de Cultura e desporto, com as Velhas Guardas do Cancioneiro de Águeda e homenagem ao campeões nacionais de canoagem da ARCOR: Tago Taares, Hugo Macedo, Emanuel Macedo, Inês Pinhal/Andreia Fernandes, Amílcar Pina/Luís Silva, Luís Silva e Amílcar Pina
- Dia 5 de Dezembro: A ARCOR recebeu a Gala dos Campeões de Canoagem de Aveiro.
- Dia 10 de Dezembro: A candidatura da ARCOR ao POPH, para construção do lar de idosos. não foi aprovada, depois dos dois anteriores «chumbos» do PARES. 
- Dia 8 de Dezembro: Festa de Natal e de encerramento do ano 30 e da inauguração do centro social. Foi «A Noite de todas as ARCOR´s» e  homenageou Maria Luisa da Conceição Ferreira dos Reis Santos, a mais antiga funcionária da instituição, e distinguindo João Paulo Brinco, pela sua dedicação a competência na direcção de Secção de Canoagem.

Sem comentários: