sábado, janeiro 18, 2020

Câmara cedeu escola primária à Junta de Freguesia

O edifício de três salas da escola primária de Óis da Ribeira
Protocolo foi assinado pelos presidentes Jorge
Almeida (Câmara) e Sérgio Neves (UFTOR) 

A Câmara Municipal de Águeda assinou um protocolo de cedência do edifício da antiga Escola Básica de Óis da Ribeira à União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira (UFTOR).
O acordo foi formalizado pelos presidentes Jorge Almeida (Câmara) e Sérgio Neves (UFTOR) e, segundo a nota ontem divulgada, vai permitir à UFTOR «desenvolver um projecto multi-geracional, tendo por objectivo a realização de actividades de carácter social e cultural, projectos com a comunidade que promovam a integração e a inclusão social». Um atelier de costura é, para já e segundo a mesma nota, um das actividades previstas para o espaço.
A cedência é formalizada «ao abrigo das competências da autarquia de gerir as instalações integradas no património do Município e na sua obrigação de apoiar as actividades de natureza social, cultural, educativa, desportiva, recreativa ou outra de interesse para o concelho», como refere a dita nota, sugerindo a dinamização da antiga Escola Básica de Óis da Ribeira.
As 3 salas da escola de OdR

Actividades lúdicas e 
de interesse social 

O presidente Jorge Almeida, da Câmara Municipal de Águeda, salientou «a importância deste acordo», reiterando que «vai permitir que o edifício do antigo estabelecimento de ensino de Óis da Ribeira possa ser usado para actividades lúdicas e de interesse social para a comunidade local». 
«O nosso objectivo é sempre o de estar próximo das nossas populações e ir ao encontro das suas necessidades, tentando responder positivamente aos desafios que nos colocam», disse Jorge Almeida que, a concluir, desejou «sucesso para a nova fase de utilização da antiga escola básica».
Fica-se por saber, e o futuro trará as expectadas respostas, o papel que, no âmbito das «actividades de carácter social e cultural e projectos com a comunidade que promovam a integração e a inclusão social» sobrará para as várias associações da UFTOR - nomeadamente as de Óis da Ribeira, a ARCOR e a Tuna / AFOR.

1 comentário:

Anónimo disse...

Se a junta e o actual eleito local sobrepõem se a estes serviços de actividades de carácter social e cultural e projectos com a comunidade que promovam a integração e a inclusão social, só resta às instituições locais encerrar as portas.