sábado, janeiro 04, 2020

O dia 4 de Janeiro nos dias de Óis da Ribeira

Ana Tavares Estima
Resende, a D. Aninhas
José Resende


Os dias de Óis da Ribeira em anos diferentes, tendo como marca o dia 4 de Janeiro:

- 1904, há 16 anos: Nasceu Ana Tavares Estima, filha da lavradora Laura Sucena Estima e do então carpinteiro Manuel Maria Tavares da Silva, futuro benemérito e presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira.
Nasceu gémea de Mariana, que, por doença, veio a falecer no dia 5 de Dezembro desse mesmo ano. 
Ana e Mariana eram netas paternas de João Tavares da Silva e Maria Angélica dos Santos, netas maternas de Manuel Sucena Estima e Maria Luísa Ferreira, todos de Óis da Ribeira. Ana foi afilhada de Salvador Sucena Estima, tio materno, solteiro e lavrador, e de Ana Joaquim Almeida, solteira e lavradora. 
Casou com José dos Santos Ala de Resende, a 5 de Junho de 1930, e o casal teve os filhos Maria Laura (médica farmacêutica) e Paulo Augusto Tavares Resende - ambos já
Benj. Freitas
falecidos.  Faleceu a 4 de Agosto de 1981, aos 77 anos e deixando viúvo José dos Santos Ala de Resende - que viria a falecer a 25 de Dezembro de 1983.

- 1948, há 72 anos: A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, presidida por Benjamim Soares de Freitas, oficiou a Direcção Hidráulica do Mondego no sentido de esta dar continuidade às obras do paredão do rio Águeda, na margem dos campos locais, que ao tempo ia pela zona das Pontepedrinhas.

- 1980, há 40 anos: Exibição do filme «Amor em Roma», no âmbito do Ciclo de Cinema da ARCOR e com patrocínio da Casa do Povo de Águeda e do INATEL. 
Um drama romântico italiano, dirigdo por Dino Risi e com interpretações de Mylène Demonggeot (no papel de Anna Padoan), Peter Baldwin (Marcelo Cenni), Cláudio Gora (Eng. Curtatoni), Maria Perschy (Eleanora Curtatoni) e Elsa Nartinelli (Fúlvia).
As sessões eram de entrada livre (gratuitas) e eram exibidas no salão da sede da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, actual sede da Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira (AFOR).
José Melo

- 1993, há 27 anos: Reunião da direcção da ARCOR, então presidida por José de Melo Ferreira, já em final de mandato, para analisar o planeamento de então futuro e denominado centro cívico - o actual centro social.
A direcção incluía o tesoureiro Diamantino Correia, o secretário João Viegas e os vogais Paulo Jorge Silva (Cadinha) e Paulo Jorge Pires (Márito). Seria substituída pela eleita a 6 de Março e presidida por Sesnando Alves dos Reis, com o vice-presidente Armando Reis, o secretário António José Tavares, o tesoureiro Aurélio Reis e o vogal Carlos Manuel Estima (Norberto).

- 2002, há 18 anos: O Centro de Formação Sindical e Aperfeiçoamento Profissional (CEFOSAP), de Lisboa, confirmou a realização de dois cursos de formação na ARCOR, com apoio
O curso de informática
(Jornal da ARCOR)
de fundos da União Europeia.
O primeiro começaria a 3 de Março seguinte e era de informática, em 8 níveis de formação.
.«O curso não funcionaria em Óis da Ribeira, a primeira aldeia a receber uma iniciativa deste género, em todo o país, não fosse o prestígio da ARCOR», disse Jacinto Martins, que era o coordenador da UGT/Aveiro, a entidade local parceira do CEFOSAP, lembrando que era apoiado pelo Fundo Social Europeu.

- 2006, há 14 anos: Crianças das valências sociais a ARCOR foram Cantar os Reis à Câmara Municipal de Águeda.

Sem comentários: