terça-feira, janeiro 21, 2020

Os dias 21 de Janeiro em Óis da Ribeira!

Manuel Tavares

O dia 21 de Janeiro na 
história de Óis da Ribeira.
Alguns acontecimentos!

1 - 1903, há 117 anos!
Maria, filha do benemérito
Manuel Maria Tavares

Maria, filha do carpinteiro Manuel Maria Tavares da Silva (futuro benemérito da freguesia, que dá nome à antiga Rua do Cabo) e de Laura Ferreira Sucena, agricultora, nasceu a 3 de Fevereiro de 1903.
Neta paterna de João Tavares da Silva e de Maria Angélica, materna de Manuel Sucena Estima e Maria Luísa Ferreira, teve como padrinhos o capitalista Jacinto Tavares da Silva, viúvo, e Maria Clementina da Maia.
Irmãs dela e nascidas a 4 de Janeiro de 1904 seriam as gémeas Mariana (que faleceu a 5 de Dezembro deste ano) e Ana Tavares Estima Resende (falecida a 4 de Agosto de 1981) e Joaquim Tavares da Silva
Maria faleceu a 11 de Outubro do mesmo ano de 1903.
Benjamim Freitas

2 - 1945,  há 75 anos!
Sede da Junta de Freguesia

A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira presidida por Benjamim Soares de Freitas recebeu da Câmara Municipal de Águeda a casa (expropriada) que era de Olívia Pires Soares.
O projecto autárquico apontava para a demolição de parte do edifício e construção um novo, recuando, para lá funcionar a sua sala de reuniões.
A casa tinha sido de Ana Alves de Carvalho, mãe de Olívia - que estava ausente no Brasil e foi representada pelo seu procurador Diamantino Francisco da Silva, pai, entre outros, do professor Dinis Pires da Silva, Anacleto e Maria Ascensão (Maria Volta), todos falecidos.
Firmino Santos

3 - 1979, há 41 anos!
Teatro do Grupo 
«Artistas Unidos»

O Grupo de Teatro Amador «Artistas Unidos», de Óis da Ribeira, estreou a peça «Titular Assassino», com a comédia «Um macaco a fazer contas», ensaiadas por Firmino Santos.
O elenco era formado pelos irmãos Isabel e Mário Neves e Leonildo e Danilo Costa, António Carlos, Custódio Ferreira,  Carlos Manuel, Manuel Cipriano Gomes, Hercílio de Almeida, Martinho Oliveira, António Reis, Maria Bernardina Reis.
Os arranjos musicais foram do professor Silas Granjo de Oliveira e José Pires Tavares foi o ponto de cena. 
A estreia foi antecipada para o dia 20, devido a realização da festa de S. Sebastião, e decorreu no salão do restaurante Pôr do Sol, onde o grupo voltou a actuar no dia 15 de Março.
Antigas sedes da Junta de
Freguesia e da ARCOR 

4 - 2001, há 20 anos!
Centro Social da ARCOR
e sede da Junta de Freguesia

A ARCOR e a Junta de Freguesia de Óis da Ribeira promoveram uma reunião para analisar a situação do projecto do então denominado centro centro cívico.
A reunião foi aberta ao povo, embora pouco participada, e pouca informação passou, pata além de se conformar que o edifício iria ter as sedes das duas instituições, o que já fora anunciado a 21 de Junho de 1991, na Assembleia de Freguesia de quase 10 anos antes - variando apenas as valências que teria, de uma data para a outra.
Sedes que teriam entrada comum, o que veio a não ser autorizado pela Segurança Social.
Fernando Pires era o presidente da Junta de Freguesia e Fernando Reis da direcção da ARCOR.

Sem comentários: