quarta-feira, janeiro 15, 2020

O dia 15 de Janeiro na história de Óis da Ribeira!

Aniceto F. Estima

Os dias 15 de Janeiro
na vida pública
de Óis da Ribeira!
Pessoas e personagens!

- 1929, há 91 anos!
Morte do Regedor Aniceto
Fernandes Estima

Aniceto Fernandes da Silva, ao tempo regedor da freguesia de Óis da Ribeira, faleceu a 15 de Janeiro de 1929, vítima de acidente na construção da sua casa. Uma parede caiu sobre o seu corpo e faleceu na madrugada do dia seguinte. Nasceu a 28 de Julho de 1895 e era filho de Manuel Fernandes Estima, sapateiro de Cabanões, e de Mariana Jacinta Estima, governanta de casa.
Casou com Maria Pinheiro de Almeida, a 18 de Julho de 1919, e o casal teve os filhos Maria Dulce e José Valentim (ainda vivos) e os já falecidos Arménio (que residia em Viana do Castelo) e Carmen Pinheiro Estima (que morava atrás da Igreja). 
Foi combatente da 1ª. Grande Guerra e o Jornal da ARCOR, na sua edição de 23/12/1979, diz que «quando sentiu que a morte se aproximava, pediu que lhe trouxessem, ali, no seu leito de morte, que ele conhecia a cada o momento, as criaturas com quem tinha tido arrelias».
Disseram-lhe «para não o desgostarem» que tinha tempo: «Descansa que os chamaremos a virem aqui». Só que faleceu de madrugada e no funeral, já no cemitério, Manuel Maria dos Reis, futuro regedor, «usou da palavra à beira da campa e pediu em nome dele que o desculpassem». 
Isauro Santos

- 1977, há 45 anos!
Posse de Isauro Santos
como presidente da Junta

O primeiro presidente eleito da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, Isauro de Carvalho Almeida Santos, foi empossado a 15 de Janeiro de 1977, em cerimónia colectiva (de todos os PJF do concelho) que decorreu no salão nobre dos Bombeiros Voluntários de Águeda. 
O secretário era José Bernardino Gomes de Melo (já falecido) e Valter Framegas dos Reis o tesoureiro, todos do PS. Também do PS era Arlindo Reis Duarte de Almeida, presidente da Assembleia de Freguesia, com os secretários Mário Pires Tavares das Neves (1º.) e João Bernardino Gomes Soares (2º.), ambos do CDS. 
Teatro da ARCOR (2000)

- 2000, há 16 anos!
Teatro da ARCOR em Eirol

O Grupo de Teatro da ARCOR actuou em Eirol, representando a peça «A hora do suplício», a comédia «Remédio Santo» e cançonetas.
O grupo era dirigido por Firmino Santos e com interpretações dos actores amadores Porfírio Pires, Luís Gonçalo, Clara Santos, Fátima Reis, Fernando Dinis Pires, Horácio Soares, António Carlos Almeida, Lurdes Fernandes, Hernâni Pires e José Manuel Gomes
A estreia fora a 1 de Dezembro, em Óis da Ribeira, e o grupo também actuou, pelo menos, em Paradela (8 de Janeiro de 2000), Espinhel (15), de novo em Óis da Ribeira (29) e Crastovães (5 de Fevereiro).
Manuel Augusto

- 2004, há 16 anos!
Comissão de Gado Bovino
de Óis da Ribeira e Cabanões

Posse da nova Comissão de Gado de Óis da Ribeira e Cabanões, para o ano 2004. 
A direcção era presidida por Manuel Augusto Pires dos Reis, empregado fabril e agricultor (falecido a 1 de Janeiro de 2014, aos 72 anos), com o secretário José Martins Alves, da Rua António Bernardino, trabalhador da construção civil e agricultor (falecido a 4 de Fevereiro de 2014, aos 56 anos) e o tesoureiro Augusto Pereira Gomes, empregado fabril e agricultor, da Rua Manuel Tavares (Cabo).
Ascensão S. Costa

- 2004, há 16 anos!
A morte de Ascensão 
Soares da Costa

Ascensão Soares da Costa faleceu a 15 de Janeiro de 2014, de doença.
Filha de Manuel José da Costa (falecido a 6 de Fevereiro de 1964) e de Conceição Soares dos Reis, da Rua do Cabo (actual Manuel Tavares), tinha 89 anos. Era irmã, entre outros, de José Maria, Hortélio, Aldírio e Maria Lúcia Soares
Anacleto S. Estima
da Costa, neta materna de Joaquim Alves da Costa e Maria Bárbara, neta naterna de José Maria Alves dos Reis e de Felicidade Rosa da Conceição. Mãe de Maria Soledade Soares da Costa, ao tempo emigrada em França e agora moradora em Travassô.

- 2008, há 12 anos!
A morte de Anacleto Soares Estima !
Ver o post seguinte.

Sem comentários: