domingo, janeiro 12, 2020

Os dias 12 de Janeiro pela vila de Óis da Ribeira...

A vila de Óis da Ribeira e a pateira
A. Tavares (1981)

Óis da Ribeira aos 12 dias 
de Janeiro de vários anos
e para memória futura!

- 1981, há 39 anos!
Rua António Bernardino (Berna)!

Início dos trabalhos de alargamento dos vários caminhos rurais que, desde a escola primária e até à Rua da Pateira, hoje formam a Rua Comendador António Bernardino (Berna).
O presidente da Junta de Freguesia era Agostinho Albino Pires Tavares (nascido a 17 de Maio de 1945 e falecido a 2 de Agosto de 2018), com os também já falecidos Isauro Carvalho de Almeida Santos (secretário, n. 20/05/1930 - f. 20/11/2013) e o tesoureiro Walter Framegas dos Reis (n. 13/04/1931 - f. 23/10/2014).
A. Soares

- 1984, há 36 anos!
Comissão de Gado Bovino
de Óis da Ribeira e Cabanões!

Eleição de Albertino Soares como presidente da Comissão de Gado Bovino de Óis da Ribeira e Cabanões, com o secretário Leonildo Soares da Costa e o tesoureiro José Maria Gomes dos Reis.
Os fiscais eram Amílcar Framegas dos Reis e Aurélio dos Santos Framegas. Quanto a cobradores, eram Armando Viegas Ruas Manuel Tavares e da Pateira), António Caleiro (Benjamim Soares de Freitas, António Bernardino e Nossa Senhora de Fátima), José Tavares Pires (Adolfo Pires dos Reis) e Ricardo Pereira Simões (Cabanões). 
Grupo «Água Corrente»

- 1992, há 18 anos!
«Água Corrente» e
canoagem na ARCOR!

O Grupo de Teatro «Água Corrente», de Ovar, actuou em Óis da Ribeira, no âmbito das comemorações do 13º. aniversário da ARCOR.
O presidente da direcção arcoriana era o engº. José de Melo Ferreira, então já em fase final do mandato,
O dia registou, também, a realização do «Troféu ARCOR, de canoagem, que decorreu nas águas da pateira.
Fernando Reis

- 2001, há 19 anos!
Assembleia eleitoral da ARCOR,
eleições e estatutos!

A assembleia geral eleitoral da ARCOR  reuniu, mas não apareceram listas de candidatos!
Foi votada uma proposta de alteração dos estatutos, para permitir que os órgãos sociais pudessem exercer mais de dois mandatos consecutivos. Teve 19 votos a favor e 18 contra, registando-se 8 abstenções.
O presidente da direcção era  Fernando Reis Duarte de Almeida, já falecido (a 6 de Novembro de 2019), que anunciou que não se recandidataria. Estava a concluir o segundo mandato.
Alexandre Pires (à esquerda),
na entrega do prémio e com
Inês Castro e Hélder Arede

- 2018, há 2 anos!
Projecto «Liga-te à Pateira»
com 75 000 euros!

O óisdaribeirense Alexandre Resende dos Reis Pires considerou «muito desafiante» a elaboração e apresentação da candidatura do projecto «Liga-te à Pateira», que foi o mais votado do primeiro Orçamento Participativo Jovem, o de 2017 – de dimensão nacional. Tinha sido entregue no dia 8 anterior e actualmente, dois anos passados, não se sabe bem o que se passa com o projecto, que foi contemplado com a significativa verba 75 000 euros.
Alexandre Resende dos Reis Pires, gerontólogo e ribeirense, antigo atleta e treinador de canoagem da ARCOR, candidato nº. 2 do PS nas eleições locais de 2018 e 2019, foi um dos três autores da candidatura – com Inês Tavares de Castro e Hélder Arede (de Águeda) 
- Vídeo da cerimónia do «Liga-te à pateira» AQUI

Sem comentários: