terça-feira, janeiro 07, 2020

Os dias 7 de Janeiro em Óis da Ribeira

Notícia do «Jornal da ARCOR»
Zebedeu Costa


Alguns acontecimentos dos dias 7 de Janeiro,  na vida de Óis da Ribeira e aqui anotados para memória futura!

- 1904, há 116 anos!
O dia 7 de Janeiro de 1904 foi de caso de polícia em Óis da Ribeira quando, pelas 8 horas da noite, João Ferreira da Maia, estando em casa e ouvindo ruído de latas, foi à rua e foi esbofeteado por José Maria Afonso, que, segundo a notícia do «Jornal de Arcor», que citamos, «apareceu vestido em trajes menores e engaboado, fugindo de seguida»,
O vulto foi seguido por João Maia, «afim de o reconhecer», e quase foi atingido por uma pedra. Conseguiu, porém, agarrá-lo e «gritou muitas vezes aqui d´el rei», sendo acudido por Manuel Estima, Benjamim Soares de Freitas e Zebedeu Costa, «que tinham visto tudo, do Cruzeiro».
O Manuel Estima era o cabo de ordens da freguesia e deu-lhe voz de prisão, que o Afonso se recusou a cumprir, entretanto injuriando Carlos Simões de Oliveira e ameaçando-o, dizendo que «ainda um dia o havia de fartar de pancada».
A Afonso desobedeceu ao cabo de ordens e o caso foi comunicado ao regedor, que era a autoridade policial da freguesia.
Padre Viriato  Bodas
em 1960/1965

- 1914, há 106 anos!
Nascimento do padre Viriato da Graça Bodas, que paroquiou Óis da Ribeira e Travassô entre 1960/61 e 1965 e de onde saiu para o Brasil - onde paroquiou no Bairro de Nossa Senhora de Fátima, Diocese de Pelotas, lá desenvolvendo, segundo Monsenhor João Gaspar, «um notável trabalho pastoral e social, que ficou positivamente memória da comunidade». 
Cursou os estudos nos Seminários de Coimbra e Olivais (Lisboa) e foi ordenado sacerdote a 29 de Junho de 1943, por D. João Evangelista
P. Viriato em 2011
de Lima Vidal e na Igreja Matriz da Murtosa. Sucessivamente, paroquiou em Águeda, Castanheira do Vouga, Agadão, Belazaima do Chão, Vilarinho do Bairro, Murtosa, Borralha, Barrô, Espinhel, depois Óis da Ribeira e Travassô e, depois do Brasil, na Gafanha do Carmo.
A saúde e a idade avançada levaram a que passasse os últimos anos de vida na Lar de S. José, em Ílhavo, onde celebrou a Eucaristia enquanto lhe foi possível. 
Faleceu a 7 de Outubro de 2011, com 97 anos e 9 meses de idade, no lar de S. José. As exéquias foram a 8 de Outubro de 2011, sob a presidência do Bispo de Aveiro, D. António Francisco dos Santos. O funeral dirigiu-se para Vale de Ílhavo, a sua terra natal.

- 1923, há 97 anos! 
Tomada de posse da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, presidida por Anacleto Pires Soares.  
O executivo incluía o tesoureiro Silvério Nunes Tavares Pinheiro e os vogais Luís Henriques Almeida, Manuel Maria dos Reis e Joaquim Tavares da Silva.
Daniel Estima

- 1961, há 59 anos!
Nasceu Daniel Pires Estima, que faleceu, de doença, a 24 de Abril de 2010, no Instituto Oncológico de Coimbra. 
Era filho de Laudelino da Costa Estima e de Urbalina Pires Gregório (natural de Espinhel), moradores na Rua Manuel Tavares (a do Cabo). Irmão de Isabel (que mora em Cabanões), Casimiro (na Catraia de Assequins), António e Horácio Dinis Pires Estima.

Manuel Resende (Neca)
e Maria da Luz PF Reis
- 1990, há 30 anos!
Faleceu Maria da Luz Pires Ferreira dos Reis, viúva de Manuel dos Santos Ala de Resende (Neca) e mãe de Maria Ascensão (Mariazinha), José Bernardino (já falecido), Manuel Maria e Albano (moradores em Lisboa), Armando, António, Rui (emigrado na Alemanha) e Maria Laura Ferreira dos Santos Resende.
José P. Reis
Faleceu aos (quase) 80 anos, nascida a 27 de 
Abril de 1910 e filha do lavrador Fernando Maria dos Reis e de Maria do Carmo Pires Ferreira, governanta de casa, de Óis da Ribeira.

- 2000, há 20 anos!
 Faleceu José Pereira dos Reis (Barrumas), de 69 anos, nascido a 20 de Novembro de 1930. 
Deixou viúva Maria Alexandrina da Conceição de Almeida Soares e era pai, entre outros, de Carlos Manuel e de Sónia de Fátima de Almeida Reis, de 4 anos e que tragicamente morreu afogada no poço da residência de seus avós Durval e Mabilia, no chamado Bairro Alto, em Óis da Ribeira, a 4 de Outubro de 1979.
O cortejo de 06/01/2002

- 2002, há 18 anos! 
Cortejo de oferendas (no dia 6,  Dia de Reis) a favor da obras da Igreja Paroquial de Santo Adrião de Óis da Ribeira. 
O povo católico óisdaribeirense colaborou e a iniciativa rendeu 1500 contos - ou 9 714,39 euros, actualmente, segundo o conversor da Pordata.  
Amilcar Viegas
Um grupo de adolescentes ligados à
catequese paroquial organizou uma tenda de «comes-e-bebes», que rendeu 60 contos - ou 388,58 euros.

- 2013, há 7 anos! 
Faleceu Amílcar Viegas, de quase 92 anos, nascido a 13 de Junho de 1921.
Filho de Invêncio Viegas, carpinteiro, e de Hermínia Alves Framegas, irmão de César e Hermenegildo (já falecidos) foi lavrador e casado com Lisete Dias Figueiro, era pai de Armando, Hermínia, João Bernardino e Maria Ermelinda Dias Figueiro Viegas.

Sem comentários: