sexta-feira, janeiro 17, 2020

Os dias 17 de Janeiro na vida de Óis da Ribeira!"

Alcides da Silva

Personagens e acontecimentos 
de Óis da Ribeira aos dias 
17 de Janeiro!|

- 1914,  há 106 anos!
Alcides da Silva

Alcides da Silva, jornaleiro e pescador, nasceu a 20 de Agosto de 1914 e faleceu a 17 de Janeiro de 1993, aos 79 anos.
Casou com Maria da Costa Lourenço (Rosa Murta), que era natural de Fermentelos, onde nasceu a 7 de Fevereiro de 1917, e faleceu a 15 de Junho de 2002, em Óis da Ribeira.
O casal teve a filha (única) Maria Dolores da Costa e Silva Gonçalo, que é casada com Luís Tavares Gonçalo, várias veres acor do teatro amador de Óis da Ribeira. São moradores na Rua da Pateira.
Maria de Lurdes Gomes, que festeja 95 anos a 1 de
Junho de 2010, com as filhas  Isolete (à esquerda) 
e Júlia. Atrás, uma neta, filha de Isolete

- 1 917, há 103 anos!
Passaportes para Margarida e três
filhos para o Brasil !

O Governo Civil de Aveiro emitiu passaporte para a óisdaribeirense Margarida Gomes da Conceição, de 32 anos.
Filha de Tomás Ferreira da Conceição e de Mariana Gomes de Jesus. ambos jornaleiros e de Óis da Ribeira, tinha olhos e sobrolhos pretos, olhos azuis claros e sabia escrever. Media 1,49 metros de altura e casou com Manuel Soares dos Santos (Lopes), a 27 de Outubro de 1910. O casal teve os filhos Deolinda, David e Isaura, nascidos em Óis da Ribeira, e Lurdes, Zulmiro e Mirene, já no Brasil.
O passaporte incluía os seus filhos David (com 5 anos), Deolinda (13) e Isaura (2).
Zulmiro e Zulmiro ainda são vivos: Zulmiro festejará 102 anos a 17 de Maio deste ano, Maria de Lurdes fará 96 a 1 de Junho.
José Melo Ferreira

- 1987, há 33 anos!
Teatro da ARCOR

O grupo de teatro da ARCOR estreou a peça «O Natal do Caniço», ensaiada por Hercílio de Almeida. Actuou em Eirol, a 7 de Março, e não são conhecidos os nomes dos actores.

- 1992, há 29 anos
Os 13 anos da ARCOR

A ARCOr realizou o último espectáculo comemorativo dos seus 13 anos, com um espectáculo que teve participação do Prof. Marcos do Vale (padre Manel Armando, hipnotizador e ilusionista) e o Grupo Cantares na Aldeia.
As comemorações tinham começado no dia 11, com o Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra (GEFAC) e fados de Coimbra, com António Berna. Continuaram a 12, com o grupo de teatro «Água Corrente», de Ovar. O presidente da direcção era o engº. José Melo Ferreira.


- 1997, há 23 anos!
Assembleia geral da ARCOR

A assembleia geral da ARCOR reuniu a 17 de Janeiro de 1997, para analisar a situação decorrente da falta de candidatos para os novos órgãos sociais. 
Os presidentes eram, então e respectivamente, Milton Soares dos Santos (da assembleia geral), António José dos Reis Tavares (da direcção) e Diamantino Alves Correia (do conselho fiscal).
Fernando Reis

- 1998, há 22 anos!
Os 18 anos a ARCOR

A ARCOR comemorou 18 anos e a direcção de Fernando Reis Duarte de Almeida organizou um concerto, com a participação da Orquestra Típica e Coral de Águeda.
O espectáculo foi de elevado qualidade artística e cultural, sendo muito participado e decorreu no salão do restaurante Pôr do Sol.


A segunda placa da ARCOR

- 2002, há 18 anos!
A 2ª. placa da ARCOR

A obra de construção do Centro Social da ARCOR teve um dia especial: o da colocação da segunda  placa do edifício.
Os trabalhos de construção eram da responsabilidade da empresa Construções Marvoense, que ganhou o concurso público lançado para o efeito, e a direcção era presidida por Celestino Viegas.

1 comentário:

Anónimo disse...

E já agora por andam os raTecos romeu, diana e companhia???

E o mais por ois só sabe plantar guarda sois nas vias publicas???

Com tanto para limpar em OdR agora não aparecem???