terça-feira, janeiro 07, 2020

Carla Tavares é presidente da CITE - Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego

Carla Eliana Costa Tavares
presidente da CITE

A óisdaribeirense Carla Tavares é, desde ontem, presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE).
«Sempre tive como máxima de vida que «nada acontece por acaso» ou que «há males que vêm por bem». Mais uma vez a realidade confirmou esta minha máxima de vida, ao colocar no meu caminho um novo desafio, que hoje abraço com espírito de missão e o entusiasmo e dedicação que costumo prestar a tudo o que faço», disse Carla Tavares.
A CITE tem por missão, entre outros objectivos, «a promoção da igualdade entre homens e mulheres em contexto laboral, o combate às desigualdades salariais e a defesa da parentalidade e promoção da conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar».
«Quem me conhece, sabe que esta função tem tudo a ver comigo e que tudo farei para honrar a confiança em mim depositada», declarou Carla Tavares, acrescentando que «é uma tarefa complexa e difícil, com características e exigências muito diferentes do que tenho feito até agora» mas que «no entanto, como costumo dizer, se fosse fácil, não era para mim». 
«Estou muito grata para com os que em mim confiaram e tudo farei para ser merecedora dessa confiança. Desejem-me sorte», concluiu Carla Tavares.
Carla Tavares na
Assembleia Muni-
cipal de Águeda

Quem é quem?
Carla Eliana Tavares

Carla Eliana da Costa Tavares é licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e advogada com escritório em Aveiro.
Natural de Óis da Ribeira, nasceu a 16 de Novembro de 1977, filha de Agostinho Albino Pires Tavares (já falecido) e de Maria Fernanda Soares da Costa, da Rua da Pateira.
Deputada pelo PS na XIII Legislatura, foi candidata nas últimas eleições legislativas (XIV), mas não foi eleita. É membro da Assembleia Municipal de Águeda e da Comissão Política Concelhia de Águeda do PS.
Entre outros cargos já exercidos, foi presidente do Departamento Federativo de Aveiro das Mulheres Socialistas, membro da Comissão Nacional do PS, 1ª. secretária da Mesa da Assembleia Municipal de Águeda, presidente da Mesa da Comissão Política Concelhia de Águeda do PS, e membro da Assembleia da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA).
Em 2009, foi líder da lista do PS nas listas da Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira, para que foi eleita. Foi, assim, a única mulher óisdaribeirense alguma vez candidata a presidente da Junta de Freguesia.
Aos 42 anos e casada com o advogado Pedro Pires da Rosa, de Fermentelos, é mãe de dois filhos e preside à Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE). Localmente, foi catequista católica e dirigente da ARCOR, sendo, recentemente reeleita, presidente da assembleia geral da Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira.

Comissão para a Igualdade 
no Trabalho e no Emprego

O que é a CITE - Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego foi fundada em 1979, sendo o mecanismo nacional que prossegue a igualdade e não discriminação entre homens e mulheres no trabalho, no emprego e na formação profissional.
Órgão colegial, tripartido e equilátero, é composto por u representantes do ministério com atribuições na área do emprego (que preside, é Carla Tavares), do ministério com atribuições na área da igualdade; do ministério com atribuições na área da Administração Pública, e do ministério com atribuições na área da solidariedade e da segurança social.
Também por dois representantes de cada uma das associações sindicais com assento na Comissão Permanente de Concertação Social (dois da CGTP-IN e dois da UGT) e um representante de cada uma das associações patronais com assento na Comissão Permanente de Concertação Social (um da CCP, um da CIP, um da CAP e um da CTP.
As suas principais atribuições são prosseguir:
1 - A igualdade e a não discriminação entre mulheres e homens no mundo laboral;
2 - A protecção na parentalidade;
3 - A conciliação da vida profissional, familiar e pessoal.
Parabéns para Carla Tavares e desejo óisdaribeirense de um bom mandato na presidência da CITE.
- CITE: Contactos AQUI

Sem comentários: