sexta-feira, janeiro 03, 2020

O dia 3 de Janeiro em Óis da Ribeira...

O Grupo de Pais da ARCOR apresentou-se na Festa de Natal das Crianças de 2002. Fila de trás: Paulo Rogério, Luísa Santos, Hermínia Viegas e Hercílio de Almeida (ensaiador). Na segunda fila: Vítor Fernandes (de bigode), Almerinda Simões (educadora), Dália Reis, Ana Isabel Viegas (arranjo musical) e João Ferreira. Fila da frente: Anabela Reis, António Fernando, Salomé Castro, Fátima Goulart (educadora), António Manuel Reis e João Viegas

O dia 3 de Janeiro teve, ao longo dos séculos, vários acontecimentos em Óis da Ribeira.
E muitos terão sido. Esquecidos na (des)memória do tempo.
A memória mais recente, naturalmente admitindo que outros aqui poderiam ser citados (mas que desconhecemos), lembra estes três:

1 - 1980, há 40 anos: A ARCOR noticiou, no seu jornal trimestral, a distribuição de leite, calçado e roupas, por crianças de famílias carenciadas da freguesia de Óis da Ribeira e no período de Natal de 1979.
«Gesto louvável da novel associação», comentava, entretanto, a imprensa de Águeda, citada pelo Jornal da ARCOR, de que nos socorremos, e acrescentando «esperar fazer nova distribuição no princípio de 1981».
O presidente Castro Azevedo, em grande plano, com
Celestino Viegas (presidente) e  Madalena Neves (se-
cretária da ARCOR), à esquerda, e, à direita, o
vereador Jorge Costa. Foto do Jornal da ARCOR

2 - 2002, há 18 anos: Visita de Manuel Castro Azevedo, presidente da Câmara Municipal de Águeda,  ao novo ATL da ARCOR. 
O espaço da cave da então sede da ARCOR  (agora, da Tuna / AFOR) foi restaurado e requalificado exactamente para esse fim (a instalação do ATL, que até aí funcionava na escola primária) e o autarca municipal, que se fazia acompanhar pelo vereador Jorge Costa, foi recebido pelo presidente Celestino Viegas e pela secretária  Madalena Neves (da ARCOR) e com o «Cantar dos Reis», confraternizando com as crianças utentes. 
Hercílio Almeida

3 - 2003, há 17 anos: Actuação do Grupo de Teatro de Pais (GTP) da ARCOR no lar da Santa Casa da Misericórdia de Águeda.
O GTP apresentou a peça «O gabinete do Sr. Regedor», estreada na Festa de Natal das Crianças, em Óis da Ribeira, ensaiada por Hercílio de Almeida (foto ao lado). Exibiu-se mais tarde em Mourisca do Vouga (em Os Pioneiros), na já referida Santa Casa da Misericórdia de Águeda e em Valongo do Vouga (na Casa do Povo).
Por falar em teatro, que pena o Grupo de Teatro Amador (GTA) da ARCOR se ter fechado aos palcos! Que tempos eram os em que a ARCOR, simultâneamente, tinha dois grupos no activo: o GTA e o GTP!


«O Avarento«
de Molière

A 4 de Fevereiro de 2020, dentro de um mês, 8 anos se passam sobre a última estreia: a da comédia comédia «O Avarento», de Molière.
O ensaiador e encenador foi Rui Fernandes, agora secretário da direcção, assim como o vogal Carlos Pereira (ponto).
Os personagens e intérpretes foram os seguintes:
- Harpagão: Vitor Fernandes (vice-presidente da Tuna).
- Cleanto: Paulo Gomes (seccionista da canoagem)
- Elisa: Liliana Alves (secretária demissionária da ARCOR)
- Valério: António Reis (presidente da Tuna).
- Mariana: Julieta Fernandes.
- Anselmo: António Gomes.
- Eufrasina: Isaltina Pires.
- Dona Antonieta: Susana.
- Mestre Tiago: Telmo Abrantes.
- Flecha: Gil Branco Carvalho.
- Senhora Cláudia: Salomé Fernandes.
- Pé de Aveia: Romeu Fernandes.
- Comissário: João Pedro.
Pontos: Carlos Pereira e Lurdes Fernandes.
Som e luzes: Rui Fernandes.
Que saudades das noites de teatro! Que pena!

Sem comentários: