segunda-feira, janeiro 06, 2020

Os dias 6 de Janeiro em Óis da Ribeira ao longo dos séculos!

Teatro da ARCOR em 1990, há 30 anos: estreia da peça «D. Álvaro de Abranches»
Dr. Carvalho da Silva

O d´Óis Por Três deixa aqui, em memória para o futuro, alguns acontecimentos óisdaribeirenses do dia 6 de Janeiro.

- 1712, há 302 anos!
Nascimento de EUSÉBIO, filho de João Gomes, natural de S. Martinho de Sande, do Arcebispado de Braga, e de Antónia Francisca, de Óis da Ribeira. 
Os padrinhos de baptismo foram Roque Francisco Ferreira e Maria Rosa, filha de Manuel Esteves, Desconhecemos quem serão os descendentes desta família.

- 1901, há 119 anos!
A cobrança da décima - o que hoje se pode chamar Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) - foi efectuada localmente (em Óis da Ribeira) na casa de Jacinto Tavares da Silva, comerciante, que era o pai do dr. Joaquim Carvalho da Silva, médico e viria a casar com a Condessa do Redolho, na Borralha.
P. José Bernardino

- 1903, há 117 anos!
Missa Nova do padre José Bernardino dos Santos Silva, aos 22 anos e na Igreja de Santo Adrião de Óis da Ribeira.
Filho de Manuel Tavares Duarte e Maria José dos Santos Silva, foi pároco de Trofa e Ois da Ribeira (onde entrou a 6 de Abril de 1908) e também exerceu em Coimbra e no Estado do Espírito Santo (Brasil), onde foi um dos construtores da Igreja da cidade de Muqui. 
Monárquico convicto, foi denunciado no regime republicano por «suspeitas de alta traição», esteve preso, foi libertado e fugiu para o Brasil. Foi julgado à revelia, pelo Tribunal Militar de Coimbra. Foi presidente da Comissão da Ponte (de ainda antes da implantação da República) e à comissão voltou, depois do regresso do Brasil. Foi Consultor Diocesano, pároco e arcipreste de Águeda e, depois, pároco de Óis da Ribeira. 
O Papa Pio XI elevou-o à dignidade de  Camareiro Secreto, com o título de Monsenhor e faleceu a 18 de Janeiro de 1960, na sua casa de Óis da Ribeira.
«O criado André»


- 1990, há 30 anos!
Estreia da peça «D. Álvaro de Abranches», pelo Grupo de Teatro da Arcor e ensaiada pelos irmãos Isauro e Firmino Santos. 
Actores foram Paulo Rogério Framegas, Paulo Silva, Hélder Pires, Manuel Horácio Reis, Cristina Silva, Elisabete Fernandes, Manuel Alberto Resende, Dionísio Prazeres, Lotário Santos, Hélder Prazeres e Danilo Costa, com António Salvador (contra-regra) e a comédia «O criado André».
O grupo actuou, depois, em Eirol (a 13 de Janeiro), Recardães (a 14), Frossos (a 20), Alquerubim (a 27), Avelãs de Caminho (a 3 de Fevereiro), Mourisca do Vouga (a 4), Troviscal (a 10) e Óis da Ribeira (11), Figueira da Foz (7 de Abril) e CEFAS, salão de
 Cantar dos Reis das crianças da ARCOR (2003)
Águeda (a 21 de Abril).
A receita (saldo) total foi de 193 050$00 - o equivalente a 2 212,29 euros, segundo o conversor da Pordata.  

- 2003, há 17 anos!
Cantar dos Reis das crianças das valências sociais da ARCOR, pelas ruas e casas da vila de Óis da Ribeira, com «lindos momentos de festa e alegria», como regista o «Jornal da ARCOR» - de que retirámos a foto ao lado -, sublinhando ainda que mantiveram a tradição e ensinaram, aos mais pequenos, como se festejavam, antigamente, estes dias de festa religiosa e popular»

- 2004, há 16 anos! 
Crianças do ATL e jardim de infância da ARCOR, com educadoras e auxiliares, cantaram os Reis pelas ruas e casas da vila de Óis da Ribeira. 
«A população participou, fazendo do Dia de Reis um dia muito mais feliz para todos», regista o Jornal da ARCOR.
- 2005, há 15 anos!
 Jantar de Natal da ARCOR, com as colaboradoras da associação e no final da primeira reunião do ano da direcção.

Sem comentários: