domingo, janeiro 26, 2020

Os dias 26 de Janeiro na história de Óis da Ribeira

Padre  José Bernardino


Os dias 26 de Janeiro nos dias 
de Óis da Ribeira, passando por 
dois séculos fora!

1 - 1908, há 113 anos!
Junta de Freguesia do Padre
José Bernardino Santos Silva

A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, presidida pelo padre José Bernardino dos Santos Silva, tomou posse a 28 de Janeiro de 1908.
A autarquia óisdaribeirense, ao tempo ainda da Monarquia e denominada Junta Paroquial, incluía os vogais Ricardo Pires Soares (também sacerdote católico) e João Bernardino dos Reis. Cessaria funções a 30 de Outubro de 1910, já depois da implantação da República, e passou a chamar-se Junta Paroquial Republicana e, curiosamente, incluindo o padre Ricardo Pires Soares e João Bernardino dos Reis.
Aires Santos

2 - 1958, há 63 anos!
A nova escola primária

A  Câmara Municipal de Águeda oficiou a unta de Freguesia de Óis da Ribeira sobre a necessidade de adquirir mais uma faixa de terreno para a nova escola primária, para que se desse início às obras,
A Junta era presidida por Aires Carvalho e Santos, que propôs ao restante executivo (o secretário David Soares dos Santos e o tesoureiro José Pinheiro das Neves) iniciar as respectivas diligências.
O engº. Martinho dos Santos estivera na véspera no local, justamente para apreciar  desenvolvimento dos trabalhos.

3 - 1978, há 43 anos
A carrinha do assalto 
a Caixa Geral de Depósitos

A agência de Águeda da Caixa Geral de Depósitos foi assaltada a 26 de Janeiro de 19078, tendo os ladroes levado 400 contos. Seriam hoje qualquer coisa como  177.847,86 euros, segundo o conversor da Pordata.
A viatura usada, um Austin Maxi, foi encontrada por um pastor, nos pinhais entre Óis da Ribeira e Espinhel - onde, veio a saber-se, foi «substituída» por uma Volkswagen vermelha, que seguiu para os lados do bairro - portanto, presumivelmente passando por dentro de Óis da Ribeira.
A escola primária de Óis da Ribeira

4 - 2000, há 21 anos!
Acordo de cooperação do creche
com a Segurança Social

A direcção da ARCOR, presidida por Fernando Reis, assinou o acordo de cooperação da creche com o Centro Regional de Segurança Social de Aveiro.
A valência funcionava na sala mais antiga do bloco da escola primária e o acordo previa apoio para 30 crianças, muito embora, na altura apenas tivesse 10. «O acordo resulta da grande atenção que a Segurança Social tem dedicado aos problemas sociais de Óis da Ribeira beneficiam a nossa comunidade mais jovem», considerou Fernando Reis.
José valente e Fernando Reis

5 - 2001, há 20 anos!
Anúncio público
do Centro Social

O anúncio público das obras do centro social da ARCOR  foi publicado no Diário de República, pelo valor base de 141 075 000$00 - seriam agora  10 967 170,97 euros.
O anúncio foi rectificado a 16 de Abril desse mesmo ano, era Fernando Reis o presidente da direcção. A publicação definitiva viria a ser no dia 25 de Junho desse mesmo 2001, já na direcção de Celestino Viegas e nos jornais Região de Águeda e Soberania do Povo, ambos de Águeda, e Jornal de Notícias, do Porto.

Sem comentários: