domingo, janeiro 05, 2020

O dia 5 de Janeiro em Óis da Ribeira...

A saída da mina que abastecia a fonte de Óis da Ribeira

A memória dos dias 5 de Janeiro em Óis da Ribeira, ao longo dos séculos e pelos registos (incompletíssimos) do d´Óis Por Três. Que aqui recordamos, singelamente, começando por recordar dois irmãos que, em anos diferentes,
José P. Almeida
Mariana Jesus
separados por três e ambos crianças, faleceram neste dia.

- 1904, há 116 anos: Porfírio, filho de José Pinheiro de Almeida e Mariana de Jesus faleceu neste dia. Nascera na véspera, dia 5 de Janeiro.

- 1907, há 113 anos. Falecimento de Severino, filho de José Pinheiro de Almeida e de Maria de Jesus, irmão de Porfírio e que tinha nascido a 11 de Julho de 1903. Familiar actual, em Óis da Ribeira, é o sobrinho Arménio Framegas Pinheiro de Almeida, filho de Alexandre Pinheiro de Almeida (já falecido e que foi morador em Óis da Ribeira). Irmãos de Porfírio e Severino foram os também já falecidos Eugénio e Elísio, que moravam em Viana do Castelo.
A saída da mina

- 1947, há 73 anos: A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira solicitou à Câmara Municipal de Águeda apoio para a reparação da mina da fonte do Cruzeiro, que tinha aluído no terreno que era de Germano Marcos dos Reis, depois do filho António Marques dos Reis (falecido em 2018) e agora da neta Ondina Reis, na Rua dos Aidos, entre a casa de José Manuel Alves e Rosa Soares dos Reis (Alexandrino), perto da padaria.
Benjamim, irmão
de Isaac Freitas
A Junta de Freguesia era presidida por Benjamim Soares de Freitas, com o secretário José Maria Estima e o tesoureiro Manuel Soares dos Santos (Lopes).  

- 1910, há 110 anos: Passaporte do Governo Civil de Aveiro para Isaac Soares de Freitas, de 21 anos e solteiro, irmão do benemérito Benjamim Soares de Freitas.
Lavrador, era filho de Joaquim António Soares de Freitas e de Maria José dos Santos, media 1,76 metros de altura, cabelo e sobrolhos castanhos e olhos azulados. Tinha algumas cicatrizes nas mãos e viajou para Pelotas (ver abaixo) - que, ao tempo, era destino muito habitual dos emigrantes de Óis da Ribeira.

- 1910, há 110 anos: Passaporte do Governo Civil para Fernando Bernardino, de 23 anos, casado e lavrador, filho de Manuel Bernardino dos Reis e de Maria Angélica dos Reis.
Sabia escrever e media 1,73 metros de altura, cabelos e sobrolhos pretos e sobrolhos castanhos. Viajou para Pelotas, cidade do Estado do Rio Grande do Sul, onde actualmente mora o também oidaribeirense José Augusto Pires Ferreira dos Reis, irmão de Maria do Carmo e Maria Eugénia,ambas  da Rua Benjamim Soares de Freitas
ARCOR na Câmara (2007)

- 2004, há 16 anos: Crianças das valências sociais da ARCOR - jardim de infância e ATL - cantaram as Janeiras nas ruas de Óis da Ribeira, revivendo um tradição popular local. Também no dia 6. 

- 2005, há 15 anos: Utentes do Centro de Dia da ARCOR visitaram o Presépio Monumental de Coimbra.

- 2007, há 13 anos: Idosos e crianças da ARCOR visitaram a Câmara Municipal de Águeda, onde cantaram os Reis e foram recebidos pelos vereadores João Clemente e Elsa Corga.

Sem comentários: