sábado, janeiro 25, 2020

Os dias 25 de Janeiro na historia de Óis da Ribeira!

O jornal e os 25 anos da ARCOR

Os dias 25 de Janeiro 
na história de Óis 
da Ribeira!
Irene Costa

Ano de 1919, há 102 anos!
Irene da Costa Lourenço

O dia 25 de Janeiro de 1919, há 102 anos, foi o do nascimento de Irene da Costa Lourenço, natural de Fermentelos mas que casou em Óis da Ribeira com José Maria dos Santos (Zé Bareco).
O casal morava na Rua Manuel Tavares (a antiga Rua do Cabo) e teve as filhas Maria Armanda (que vive no Barreiro), Maria Arminda (viúva de Maurício Fernando dos Anjos) e Maria Alice da Costa Santos (que vive em Alquerubim, Albergaria-a-Velha).
Irene faleceu a 7 de Julho de 1987, aos 68 anos e de doença.

Carlos Tavares

Ano de 1952, há 68 anos!
Actos de vandalismo
em pomar de Eurico

O pomar de Eurico Tavares da Silva foi vandalizado por desconhecidos, cortando-lhe 20 árvores.
O «Jornal da ARCOR», na sua edição de 3 de Março de 2002, refere que era «um belo pomar de tenras árvores, que trata com carinho» mas que «apesar de tanta estimação, mãos criminosas já por diversas vezes lhe arrancaram árvores (...) que eram um encanto». E foram 20, dessa última vez.
Eurico de Almeida Tavares da silva afamou-se com cantor da Tuna de Ois da Ribeira e outros agrupamentos musicais da Bairrada e emigrou para a Venezuela em meados de século XX. Onde também se notabilizou a cantar e como gstro da empres que construiu a ponte de Óis da Ribeira.
 Teve dois filhos, um deles Carlos Alberto Tavares (na imagem) 

Ano de 1980, há 40 anos
As primeiras eleições 
da ARCOR

As primeiras eleições da ARCOR - Associação  Recreativa e Cultural de Óis da Ribeira realizaram-se a 1 de Fevereiro, mas foram convocadas a 25 de Janeiro de 1980.
A comissão eleitoral apresentou duas listas, por ela elaboradas, e uma terceira por Celestino Viegas, vencendo esta com 89% dos votos e elegendo o secretário António Framegas e o tesoureiro Custódio Ferreira, para a direcção, e os presidentes Agostinho Tavares (assembleia geral) e Arlindo Reis (conselho fiscal).

Ano de 1993!
José Maria 
de Oliveira

José Maria de Oliveira faleceu a 25 de Janeiro de 1993, de doença e aos 72 anos.
Nascio a 2 de Fevereiro de 1921, era casado com Maria Esmeralda Soares Pinheiro e o casal esteve muitos anos emigrado no Brasil, não tendo filhos. Viviam na Viela do Sapateiro, com, respectivamente, os cunhados, irmãos de Esmeralda, Octávio e Maria Mercedes Soares Pinheiro.
Grupo de formandos dos cursos de formação
profissional profissional da ARCOR

Ano de 2003, há 18 anos!
Diplomas profissionais 
dos cursos da ARCOR

A Núcleo de Formação Profissional da ARCOR, através do CEFOSAP, entregou os diplomas do curso de «Informática e acesso à internet», de oito módulos e que decorreu no autocarro do Centro de Formação Sindical e Aperfeiçoamento Profissional que esteve estacionado no largo da Igreja.
A iniciativa teve apoio do Fundo Social Europeu e envolveu 28 formandos, entre funcionários e público, em geral.
Simultâneamente, mas no Centro de Formação de Professores de Águeda, decorreram os curso de «Plano Oficial de Contas - Educação (POC-EDU), «Expressão plástica ..., técnicas de desenho, pintura e trabalho manual» e «O computador na sala de aula: elaboração de material didáctico».
A vereadora Nair Barreto entregou
salva da Câmara a Celestino,

Viegas, o presidente da ARCOR


Ano de 2004, há 17 anos!
ARCOR comemorou 25
anos, em bodas de prata !

A ARCOR comemorou o 25º. aniversário, num almoço que juntou com 320 pessoas no salão do centro social.
A cerimónia oficial teve presença, entre outras personalidades, de Jorge Campino (director do CRSS de Aveiro), António Pinho (director-adjunto da DREC), Orlando Cruz (delegado distrital do INATEL), Horácio Marçal (presidente da Assembleia Municipal de Águeda), os vereadores Nair Barreto e Pinto Galvão, Orlando Cruz (delegado distrital do INATEL) e António Pinho (director-adjunto da Direcção Regional de Educação do Centro).
A homenageada do ano foi a dirigente Maria Madalena de Carvalho Neves (dirigente) e, segundo o «Jornal da ARCOR», o almoço comemorativo teve participação de 312 pessoas, literalmente enchendo o salão do centro social.

Sem comentários: