sábado, janeiro 11, 2020

Os dias 11 de Janeiro em Óis da Ribeira...

Benjamim Soares de Freitas
Casa, à direita, que foi
de Benjamim Soares 
de Feitas





A vila de Óis da Ribeira,  nos dias 11 de Janeiro, ao longo dos séculos.
Algumas personalidades e acontecimentos da data, para conhecimento e registo!

- 1884: Há 136 anos!
O benemérito e autarca 
Benjamim Soares de Freitas!

Nascimento, ás 6 horas da manhã, de Benjamim Soares de Freitas, (futuro) benemérito da freguesia de Óis da Ribeira, de cuja Junta foi presidente entre 1943 e 1954.
Filho do lavrador Joaquim António Soares de Freitas e de Maria José dos Santos, governanta de casa, foi baptizado no dia 20 do mesmo mês, na Igreja de Óis da Ribeira, num acto litúrgico celebrado pelo padre João Alberto Soares de Melo, sendo padrinhos Manuel Pereira da Conceição, casado e lavrador, e Maria Framegas, solteira e jornaleira, ambos de Óis da Ribeira.
O seu casamento com Maria do Carmo Ferreira, também de Óis da Ribeira e que faleceu a 17 de Março de 1952. foi celebrado a 16 de Novembro de 1915.
 O casal não teve filhos e Benjamim Soares de Freitas teve pelo menos um irmão, Isaac, que como ele emigrou para o Brasil.
Placa da Rua Benja-
mim Soares de Freitas
A sua benemerência substantivou-se na oferta do telefone público e do relógio da torre sineira da Igreja de Óis da Ribeira.
As dádivas justificaram a atribuição do seu nome à rua da sua residência - que agora é de Fausto Ferreira Simões dos Reis, entre o actual Largo do Centro Social, a seguir ao da Igreja Paroquial, e a escola primária.
O relógio e o telefone foram oficialmente inaugurados a 13 de Março de 1955, mas o relógio já funcionava desde Agosto de 1954. A inauguração teve a presença do Governador Civil de Aveiro (Francisco Vale Guimarães) e dos presidentes da Câmara de Águeda (Fausto Oliveira) e da Concelhia da União Nacional (Manuel José Homem de Mello), para além do Chefe da Circunscrição de Exploração dos CTT (Fausto Lameiras).
Aqui ficaria a sede da Junta
de Freguesia de Óis da Ribeira

- 1953, há 67 anos!
Terreno para a sede da Junta!

A Junta de Freguesia de Óia da Ribeira deliberou comprar, por 4000$00, o terreno de Mário Duarte de Almeida, junto à ponte e onde agora se situa a sede da Tuna / AFOR e, antes, a da autarquia óisdaribeirense
O objectivo já era a construção da sede da Junta de Freguesia e a autarquia, para o efeito, contou com a transferência de 6 550$00, saldo da Comissão da Ponte, como compensação pela demolição da anterior sede - que ficava, mais ou menos, na frente (para a ponte, ver foto) da do falecido Maurício Fernando dos Anjos.
A Junta de Freguesia era presidida por Benjamim Soares de Freitas, com o secretário Arnaldo Rodrigues de Figueiredo e o tesoureiro Manuel Soares dos Santos (Lopes).
Relatos do terramoto dos Açores

- 1980, há 40 anos!
O terramoto dos Açores!

Campanha de solidariedade a favor das vítimas do terramoto dos Açores, do dia 1 de Janeiro desse ano.
Dinamizada localmente pela ARCOR, para o efeito devidamente credenciada pela Cruz Vermelha Portuguesa, rendeu 29 630$00 - agora seriam 1 625,17 euros, segundo o conversor da PORDATA.
Era o tempo em que a ARCOR tinha preocupações solidárias e sociais. Celestino Viegas era o presidente da direcção e, na altura, residia nos Açores o óisdaribeirense Milton Soares e Santos. 
António Bernardino (Berna)

- 1992, há 18 anos!
Os 13 anos da ARCOR!

Comemorações dos 13 anos da ARCOR, com um espectáculo do Grupo Etnográfico e Folclórico da Academia de Coimbra (GEFAC) e de Fados de Coimbra, com o óisdaribeirense António Bernardino (Berna).
O dia seguinte foi tempo para a actuação do Grupo de Teatro «Água Corrente», de Ovar, e do «Troféu ARCOR, em canoagem. A 17, actuou o Profesor Marcos do Vale (padre Manuel Armando, ilusionista e hipnotizador) e o Grupo Cantares na Aldeia.
Era um dos tempos em que a ARCOR «produzia» cultura e recreio. A direcção era presidida pelo engº. José Melo Ferreira.
A casa da Marta

- 1994, há 16 anos!
A Casa da Marta para o ATL!

A direcção da ARCOR, presidida por Sesnando Alves dos Reis, deliberou alugar a casa de Marta dos Santos Duarte Azevedo, na Rua Manuel Tavares (a do Cabo, a da foto), para lá instalar o ATL da associação. E lá funcionou ate pelo menos 1998, já na direcção de Fernando Reis.
Era o tempo de a ARCOR construir as suas valências sociais.
Castro Almeida inaugurou
o polidesportivo a 26/06/1995

- 1993, há 27 anos!
O polidesportivo da ARCOR!

Início das obras de construção do polidesportivo da ARCOR, no sítio das Pedrinhas da Forca, com a terraplanagens e trabalhos do Regimento de Engenharia de Espinho.
O presidente da direcção era o engº. José Melo Ferreira e os trabalhos foram
A inauguração dos
 balneários no Jornal
da ARCOR
continuados e concluídos na seguinte, presidida por Sesnando Alves dos Reis. 
A inauguração foi a 26 de Junho de 1995, pelo então pelo Secretário de Estado do Desporto, Castro Almeida, e já na direcção de António José Tavares, no mesmo dia em que foi assinado um contrato-programa para o hangar de canoagem.
Os primeiros balneários foram começados a construir na direcção de Fernando Reis, em 2000. Os actuais, iniciados e concluídos na direcção de Celestino Viegas, em 2003, e inaugurados a 25 de Outubro desse ano, pelo vereador Pinto Galvão, da Câmara Municipal de Águeda. Nesse dia, além da dessa data, foi afixada a placa da primeira inauguração, a de Castro Almeida e a 26 de Junho de 1995.
Infelizmente e vá lá saber-se porquê, o polidesportivo tem estado votado ao abandono por várias direcções da ARCOR, sujeito, de resto a assaltos e vandalismo vários. Presume-se que a direcção a ARCOR nem saiba da sua existência.

Sem comentários: