sexta-feira, janeiro 10, 2020

Os dias 10 de Janeiro de Óis da Ribeira...

Albertino G. Soares em 1984
O requerimento

A vila de Óis da 
Ribeira aos 
dias 10 de Janeiro. Alguns factos e pessoas destes dias!

- 1984, há 36 anos!
O Governo Civil de Aveiro emitiu passaporte para o cidadão óisdaribeirense Albertino Gomes Soares.
Casado com Marianela da Conceição dos Santos Estima Soares e empresário na área da agro-pecuária, nasceu a 27 de Dezembro de 1941, filho dos já falecidos João Soares dos Reis (Matos) e de Isaura Gomes dos Santos, da Rua Manuel Tavares (a do Cabo).
O passaporte, de acordo com o requerimento, era «para ir a todos os países, apenas por um ano».
Ao(s) que foi, não sabemos!
Manuel Augusto
Pires dos Reis

- 2000, há 20 anos!
Eleição da nova Comissão de Gado Bovino de Óis da Ribeira e Cabanões (CGBORC), presidida por Manuel Augusto Pires dos Reis, já falecido, e para o ano 2000.
Os órgãos sociais desse ano incluíam o secretário José Martins Alves, também já falecido, e o tesoureiro Manuel Reis, com os fiscais Aurélio dos Santos Framegas e Zulmiro dos Santos Almeida, ambos da Rua da Pateira.
Os cobradores do ano 2000 eram (foram) Crisanta de Almeida Gomes e Graciete de Almeida (em Óis da Ribeira) e Virgílio Pereira (em  Cabanões). 
A associação foi fundada nos anos 40 (supõe-se) do século passado e funcionou como mútua de apoio a proprietários de gado bovino, em caso de acidente, doença ou de morte, atribuindo-lhes subsídios que eram avaliados por associados expressamente indicados para o efeito - os fiscais.
A partir dos anos 60 passou a incluir proprietários da gado bovino do vizinho lugar de Cabanões. 
Os últimos anos foram já de simples gestão e com alguns problemas entre os poucos associados – que, cada um, pagavam uma contribuição de 1,5 euros por gado adulto e 75 cêntimos por gado menor.
Terá sido extinta por volta de 2010, numa altura em que teria menos de meia dúzia de associados.
José M. Alves
Quem era quem?
Manuel Augusto e José Alves

Manuel Augusto Pires dos Reis nasceu 3 de
Setembro de 1941 e faleceu a 1 de Janeiro de 2014, com pouco mais de 72 anos. 
Operário fabril (na Celulose/Portucel de Cacia), acumulava com tarefas de agricultor, era filho d Higino dos Reis e de Efigénia Pires dos Reis, já falecidos. Deixou viúva Maria de Lurdes Tavares Pires, pai de Fernando Higino e Carlos Miguel Pires dos Reis, da Rua Adolfo Pires dos Reis (Viveiro).
José Martins Alves nasceu a 20 de Maio de 1961 e era oriundo de Crastovães (Trofa). Casou em Óis da Ribeira com Maria Fernanda Almeida dos Reis, filha de José Maria Framegas dos Reis e da já falecida Floripes Almeida dos Santos.
Trabalhou na área da construção civil e o casal teve os filhos José Fernando e Nelson de Almeida Martins e José Martins Alves faleceu a 4 de Fevereiro de 2014, há (quase) 6 anos, antes de completar 53 e vítima de doença. Morava na Rua Comendador António Bernardino.

Sem comentários: