sexta-feira, janeiro 31, 2020

A ARCOR no ano de 2019 !

A ARCOR celebrou 40 anos em cerimónias presididas pela Secretária de Estado Rosa
Monteiro, ladeada, na mesa, pela então deputada Carla Tavares, à esquerda, e os presi-
dentes Manuel Soares (AG da ARCOR) e Jorge Almeida (Câmara Municipal de Águeda
A placa de homenagem a Agostinho Tavares

Ano de 2019

O d´Óis Por Três encerra hoje a evocação, sumária, do 40 anos da ARCOR!

- Dia 26 de Janeiro: 
Os Campeões 
Os campeões nacionais da ARCOR de 2019
Nacionais da 
ARCOR, em 2019, receberam os respectivos diplomas, no decorrer da Gala da Canoagem, no Teatro Gil Vicente, em Coimbra: António Brinco, João Paulo Brinco, André Santos, Pedro Carvalho, João Ferreira e Paulo Gomes, André Coelho foi distinguido, enquanto técnico da selecção nacional de velocidade. Fábio Lopes e Hugo Costa (para-olímpico) por terem representado a selecção nacional e disputado o Mundial de 2018, em Montemor-o-Velho. 
- Dia  27 de Janeiro: As comemorações dos 40 anos da Arcor tiveram participação de Rosa Monteiro, Secretária de Estado da Igualdade, Cidadania e Inclusão.
Momento emotivo foi o do descerramento da placa de homenagem da direcção a Agostinho Tavares, antigo presidente da direcção e o primeiro da assembleia geral, vice-presidente da direcção na data do seu falecimento, a 2 de Agosto de 2018.
- Dia 10 de Fevereiro: A ARCOR anunciou um novo serviço, neste caso o de Pilates Clínico, a cargo do fisioterapeuta Nuno Rebelo.
A ARCOR campeã regional de Maratonas
O presidente Mário Marques, o tesoureiro
  Joel Gomes e o PAG Manuel Soares

- Dia 24 de Março: A ARCOR, com 110 pontos, sagrou-se campeã regional de maratonas do Centro, no decorrer das provas que se realizaram na pateira. 
Participaram 61 atletas de clubes da região Centro e a ARCOR apresentou-se com 13, com os vencedores individuais António Brinco, Lúcia Moreto, Sandra Almeida, Pedro Carvalho/André Santos e Fábio Lopes.
Por clubes, seguiram se o Saavedra Guedes (98), SC de Aveiro (90), Náutico do Mondego (76), CC de Ovar (26), IDEC, de
Cacia (22) CN de Ílhavo (10).
André Santos
- Dia 29 de Março: A assembleia geral aprovou as contas da direcção de Mário Marques, relativas a 2018 e com um prejuízo de 
 79 417,17 euros. O presidente justificou-as em «um ano atípico,
devido a inúmeras situações surgidas, sem estarem programadas».
- Dia 4 de Maio: O canoísta André Santos venceu a prova de K1 Veteranos,  da Taça de Portugal de Maratona. João Ferreira foi sexto em K1 Veteranos B, na Praia da Franquia, em Vila Nova de Milfontes.
- Dia 15 de Junho: A ARCOR participou na 19ª. edição das marchas populares de Óis da Ribeira, Actuaram ainda, e pelo menos, em Águeda (dia 29) e Fermentelos (dia 6 de Julho.
- Dia 6 de Julho: A ARCOR participou 
Marchas Populares de 2019
no Agitágueda 2019, em 8 dias consecutivos: entre 6 e 13 de Julho.
- Dia 8 de Agosto: O paracanoísta internacional Hugo Costa, da ARCOR, foi 8º. classificado da Final B da prova
Agitágueda 2019
de 200 metros KL2 dos Mundiais que se estão a disputar em Szeged, na Hungria.
- Dia 30 de Agosto: Assembleia geral extraordinária da ARCOR para informação sobre a execução orçamental (deficitária) até 30 de Junho) e auscultar a opinião da direcção sobre  viabilidade de sustentabilidade das valências sociais infantis.
A ARCOR acumula(va) prejuízos desde 2017, era Manuel Soares o presidente (12 441,81 euros), seguindo-se os do presidente Mário Marques (os 22 509,86 euros de 2017 e os 79 417,17 euros de 2018. Isto é, 114 368 uros, no total.
Armando Ferreira
- Dia 22 de Setembro: Armando Alves Ferreira faleceu vítima de doença. Tinha sido antigo presidente da ARCOR (o segundo da direcção e depois da  assembleia geral e conselho fiscal), faleceu de doença e aos 69 anos.
- Dia 12 de Outubro: A ARCOR participou na sexta Mostra de Sopas da União de Freguesias, no Largo da Igreja de Travassô. Com as Secções Social e de Canoagem.
- Dia 10 de Outubro: A ARCOR participou no 
«Festival do Outono» que decorreu na 
Fernando Reis
associação O Mágico, na Giesteira.
- Dia 20 de Outubro: A Secção de Canoagem  participou na inauguração do PR9 - Trilho do Rio Águeda, desde Par edes até ao parque da pateira de Óis da Ribeira.
- Dia 6 de Novembro: O diácono permanente Fernando Reis Duarte de Almeida faleceu aos 85 anos e vítima de doença, no Instituto Português Oncologia, em Coimbra. Foi presidente da direcção da ARCOR (em 2 mandatos, iniciando as obras do centro social e do hangar de canoagem) e secretário
 da assembleia geral (em vários).
Hugo Costa
- Dia 8 de Novembro: O paracanoísta internacional Hugo Costa, da ARCOR, foi galardoado com o Prémio Desporto 2019, na Gala da revista «Litoral Magazine, que se publica em Aveiro.
- Dia 9 de Novembro: Falecimento de Hercílio Alves de Almeida, por doença. Foi várias vezes secretário da direcção ARCOR e autor de livros a favor da associação. 
- Dia 10 de Novembro: A ARCOR participou no Circuito Canais da Ria, em Canoagem.
Hercílio Almeida
- Dia 10 de Novembro: A ARCOR participou no Circuito Canais da Ria, em Canoagem, que se realizou em Aveiro, conquistando três primeiros lugares, por Tiago Cruz, Fábio Lopes e Fernando Guimarães.
- Dia 15 de Novembro: A Federação Portuguesa de Canoagem (FPC) anunciou os rankings nacionais de 2019 e a ARCOR foi 9ª. classificada em termos de medalhas conquistadas (13) em campeonatos nacionais - o melhor clube de Aveiro. E foi sétimo, nacional, na classificação por pontos, e 20º. do Troféu Santa Casa da Misericórdia.
- Dia 19 de Novembro: O paracanoísta internacional Hugo Costa foi premiado com uma bolsa de estudo da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Estava (está) integrado no Projecto Esperanças Paralímpicas.
- Dia 22 de Novembro: A ARCOR assinalou os 15 anos da entrada em funcionamento do Centro de Dia, que foi a 22 de Novembro de 2004 e então com 3 utentes. Neste momento capacidade para 30.
Natal das crianças  e mães da ARCOR
- Dia 29 de Novembro: A assembleia geral da ARCOR aprovou o plano de actividades e orçamento para 2020, com previsão de um saldo positivo de 3 478,29 euros.
- Dia 6 de Dezembro: Festa de Natal das Crianças, com particular participação de um grupo de mães.
- Dia 8 de Dezembro:  A ARCOR participou no «Troféu Cláudio Poiares», em Marecos, de Gondomar, conseguindo dois primeiros lugares: os de Pedro Carvalho e Sandra Almeida, o segundo, por Lúcia Moreto e o terceiro, por António Brinco.
Missa de Natal dos idosos da ARCOR
- Dia 13 de Dezembro: Almoço de Natal dos utentes idosos do centro de dia da ARCOR e comunidade em geral, com celebração de missa, pelo padre Júlio Grangeia e almoço de convívio.
- Dia 22 de Dezembro: A Comissão de Coordenação da Secção de Canoagem da ARCOR anunciou ao d´Óis Por Três ter «projectos muito importantes, a curto e médio prazo, projectos que poderão alterar completamente o paradigma da canoagem da ARCOR».

Sem comentários: