terça-feira, janeiro 14, 2020

Os dias 14 de Janeiro na memória de Óis da Ribeira

O casal Ana e José Resende, com os filhos
Paulo e Maria Laura (anos 40 do século XX)

Os dias de Óis da Ribeira,  no ia 14 de Janeiro!
Algumas memórias!

- 1904, há 116 anos!
Nascimento de Ana Tavares Estima
Resende !

A 14 de Janeiro de 194 nasceu Ana Tavares estima, que pelo casamento com José do Santos Ala de Resende, «ganhou» o apelido Resende. Conhecida como D. Aninhas.
Filha de Laura Sucena Estima, lavradora, e do carpinteiro Manuel Maria Tavares da Silva, que tem  seu nome atribuído à antiga Rua do Cabo, teve uma irmã gémea, de nome Mariana, que, de doença. faleceu a 5 de Dezembro do mesmo ano de 1904.
Outros irmãos, foram Joaquim Tavares da Silva e a professora Maria Augusta Tavares da Silva Pereira Gomes, que faleceu em Angola, de doença.
Ana casou com José dos Santos Ala de Resende a 6 de Junho de 1930 e o casal teve os filhos Paulo Augusto e a farmacêutica Maria Laura Tavares Resende Moreira Gomes, ambos já falecidos.
Ana Tavares Estima Resende, a D. Aninhas, faleceu a 4 de Agosto de 1981, aos 77 anos. José Resende, seu viúvo, faleceu a 25 de Dezembro, dia de Natal de 1983.
A casa do prof. Dinis Pires
da Silva (à esquerda)

- 1967, há 63 anos!
Professor Dinis
Pires da Silva

O professor Dinis Pires da Silva, óisdaribeirense que se radicou em Cabanões, faleceu a 14 de Janeiro de 1967, aos 73 anos.
Filho do Diamantino Francisco da Silva, estucado natural de Fermentelos, e de Ana Pires Soares, governanta de casa e de Óis da Ribeira, nasceu a 14 de Novembro de 1894. Casou com Ana Sousa da Conceição, natural de Pelotas (Brasil), filha de Manuel Jacinto de Sousa e de Ana Rocha de Sousa, no dia 4 de Junho de 1918.
Professor primário, foi figura de destaque da vida política (chegou a ser vereador municipal) e a Junta de Freguesia de Travassô, os anos 80 do século XX, atribuiu o seu nome à principal rua de Cabanões, que vai da ponte à EN 230, junto à pastelaria.
familiares directos, actualmente, são as netas Vera Lúcia da Silva Conceição, que mora na casa herdada do avô (em Cabanões), as irmãs Rosa Maria e Ana Rosa, e os já falecidos capitão Vasco César Silva e a professora Célia da Silva Conceição.

António F. Silva

- 1973, há 47 anos!
Óis da Ribeira em
cursos na Áustria!

Um grupo de quatro cidadãos óisdaribeirenses partiu para a Áustria, onde frequentaram um curso de especialização na fábrica-mãe A. Claeys Flândria Portuguesa.
A Flândria foi uma importante fábrica de motorizadas de Águeda, com instalações no Covão da Aguieira e onde actualmente se localiza a Associação Empresarial de Águeda.
Foram eles, Angelino Gomes da Conceição, Danilo Soares da Costa, José Manuel Gomes da Conceição e o  António Fernandes da Silva (o Pedronha, falecido a 9 de Novembro de 2006, nascido a 2 de Março de 1933).
Peça «Pedro, o idiota»

- 1989, há 31 anos!
Estreia da peça
«Pedro, o idiota»

O Grupo de Teatro da ARCOR, associação de Óis da Ribeira, estreou, a 14 de Janeiro de 1989, a peça «Pedro, o idiota», ensaiada por Hercílio de Almeida.
Na foto e da esquerda para a direita, Jorge Brandão, Rui, João Meireles, Ondina Gomes, Susana Pinheiro (tapada), Hercílio de Almeida, Valter Polido, Eugénio Reis, Álvaro Soares, Madalena Reis, Cristina Silva, António Fernando Framegas, Silvério Reis e Paulo Rogério Framegas.
O espectáculo incluía a comédia «A boémia» e o grupo ainda se apresentou, depois e pelo menos, em Eirol (dia 21) e de novo em Ói da Ribeira (a 19 de Março).
«D. Álvaro de Abranches»

- 1990, há 30 anos!
«D. Álvaro de Abranches
em Recardães»

O Grupo de Teatro da ARCOR actuou em Recardães, representando a peça «D. Álvaro de Abranches», estreada a 6 de Janeiro anterior, em Óis da Ribeira, e ensaiada pelos irmãos Firmino e Isauro Santos. 
O elenco teve participação, enquanto actores, de Paulo Rogério Framegas, Paulo Silva (Cadinha), Cristina Silva, Hélder Pires, Manuel Alberto Resende, Dionísio Prazeres, Elisabete Fernandes, Manuel Horácio Reis, Lotário Santos, Hélder Prazeres, Danilo Costa e António Salvador Reis. 
O programa incluía a comédia «O Criado André».
O grupo actuou em Eirol (13 de Janeiro), Recardães (14), Frossos (20), Alquerubim (27), Avelãs de Caminho (3 de Fevereiro), Mourisca do Vouga (4), Troviscal (10) e Óis da Ribeira (11), Figueira da Foz (7 de Abril) e CEFAS de Águeda (21 de Abril). 

As receitas atingiram os 193 050$00, seria agora 2 219,77 euros.

Sem comentários: