quinta-feira, janeiro 09, 2020

Os dias 9 de Janeiro na vila de Óis da Ribeira...

Padre José Bernardino
M. Bernardina

O dia 9 de Janeiro

 na vida de Óis 
da Ribeira: 

- 1908: Manuel Tavares Duarte!
Falecimento de Manuel Tavares Duarte, de 82 anos, lavrador e pai do padre (futuro monsenhor) José Bernardino dos Santos Silva.
Filho do proprietário João Tavares da Silva, de Óis da Ribeira, e de Maria Clara Duarte, de Casal de Álvaro, casou com Maria José Santos Silva, governanta de casa e de quem enviuvou. Filha do cirurgião José Santos Silva, foi líder do Partido Progressista de Óis da Ribeira, em finais do século XIX. 
O casal teve ainda a filha Maria Bernardina dos Santos Silva, que foi casada com o comerciante Manuel Maria Ala de Resende, de Águeda e com estabelecimento em Óis da Ribeira (onde agora é o Café Central). Pais de Albano, José, Manuel (Neca) e Armando dos Santos Ala de Resende - já todos falecidos.

- 1991: Espólio de Teatro!
A família de Aldírio Soares da Costa ofereceu à ARCOR o seu espólio de teatro e material para a biblioteca
Aldírio nasceu a 18 de Outubro de 1917, esteve emigrado na Venezuela e Moçambique, e faleceu a 30 de Dezembro de 1980, aos 63 anos. Foi pai de Maria (Pedronha), Clélia, Leonildo, Manuel Filipe (morador em Valpaços) e Danilo Soares da Costa, do seu casamento com Maria de Lurdes Soares, falecida em 1955. Do segundo casamento, teve os filhos Sérgio e Aldírio (moradores na Praia da Barra), Alexandre Herculano (falecido em criança) e Ana Paula Correia da Costa (falecida a 24 de Agosto de 2018, na Praia da Barra e de doença).

- 2004: Centro Social da ARCOR!
Reunião extraordinária da direcção da ARCOR, para deliberar sobre a aquisição de equipamento para o centro social, nomeadamente mobiliário e cozinha.

Sem comentários: