sábado, janeiro 18, 2020

Os dias 18 de Janeiro em Óis da Ribeira...

Gil Martins dos Reis
O dia 18 de Janeiro
na história e memória de
Óis da Ribeira!


1 - 1918: há 102 anos!
Gil Martins dos Reis, o artesão
das galinhas com... dentes !

Gil Martins dos Reis, lavrador e artesão popular de Óis da Ribeira, nasceu a 18 de Janeiro de 1918.
 Morador da Viela da Igreja, era filho do lavrador e pescador Fernando Augusto dos Reis (Labuco) e de Belmira Martins de Jesus, natural de Casal de Álvaro, que faleceu a 27 de Fevereiro de 1923, em trabalhos de parto.
Gil casou com Maria Celeste dos Reis, falecida em 1999, por afogamento e depois de desaparecida de casa de seu filho Júlio Framegas dos Reis, em Perrães, a 4 de Agosto. O corpo fpi encontrado a 21 de Outubro do mesmo ano. 
O casal teve os filhos Júlio, emigrado na Alemanha, e, já falecidos, Delfim Augusto dos Reis (por afogamento na pateira, a 13 de Agosto de 2008) e Carlos Alberto do Reis (a 20 de Outubro de 1972, de doença).
Gil Martins dos Reis imortalizou-se em Óis da Ribeira, na sua qualidade de artesão, por, entre outras habilidades artísticas, ter construído os galos com que, na inauguração da ponte, a 25 de Maio de 1952, os óisdaribeirenses «responderam», de forma satirizante, à provocação das gentes de Travassô: a de que a ponte só seria construída quando as galinhas tivessem dentes.
Faleceu a 29 de Março de 2006, já viúvo.
D. António Monteiro

2 - 1929, há 91 anos!
Bispo de Coimbra na Paróquia
de Santo Adrião de Óis da Ribeira!

O Bispo Auxiliar da Diocese de Coimbra, D. António Monteiro, visitou a Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira a 18 de Janeiro de 1929, em missão pastoral.
A Paróquia, a esse tempo, integrava a Diocese de Coimbra. Não havia a de Aveiro, só restaurada a 11 de Dezembro de 1938.
A altura não foi a melhor para a visita pastoral, pois havia descontentamento local, da comunidade católica, pela não colocação na Paróquia do Padre José Bernardino dos Santos Silva - dela natural e ao tempo colocado na Trofa, de Águeda
O prelado, disso sabendo (e segundo lemos no «Jornal da ARCOR» de 23 de Dezembro de 1979), «prometeu que as aspirações, aliás muito justas (...)  seriam mais tarde atendidas».
P. José Bernardino

 3 - 1960, há 60 anos!
Padre José Bernardino
dos Santos Silva !

O padre (e futuro monsenhor) José Bernardino dos Santos Silva faleceu a 18 de Janeiro de 1960, de doença e na sua casa de Óis da Ribeira.
Natural de Óis da Ribeira e filho de Manuel Tavares Duarte e de Maria José dos Santos Silva, celebrou missa nova no Dia de Reis de 1903, tinha 22 anos. Foi pároco de Trofa e Óis da Ribeira (onde entrou a 6 de Abril de 1908). Também exerceu em Coimbra e no Estado do Espírito Santo (Brasil), onde foi um dos construtores da Igreja da cidade de Muqui. 
Monárquico convicto, foi denunciado no regime republicano por «suspeitas de alta traição», esteve preso, foi libertado e fugiu para o Brasil. Foi julgado à revelia, pelo Tribunal Militar de Coimbra. Foi presidente da Comissão da Ponte (de ainda antes da implantação da República) e à comissão voltou, depois do regresso do Brasil. Foi Consultor Diocesano, pároco e arcipreste de Águeda e, depois, pároco de Ois da Ribeira. 
O Papa Pio XI elevou-o à dignidade de  Camareiro Secreto, com o título de Monsenhor, e Águeda, então,  prestou-lhe «justa e eloquente homenagem». - Ver AQUI e AQUI

4 - 1980, há 40 anos!
Campanha a favor das vítimas
do terramoto dos Açores !

A campanha a favor das vítimas do trágico terramoto dos Açores, ocorrido a 1 de Janeiro de 1980, terminou em Óis da Ribeira a 18 de Janeiro do mesmo ano.
A iniciativa da ARCOR, para o efeito devidamente credenciada pela Cruz Vermelha Portuguesa, decorria desde o dia 11 anterior e rendeu 29 630$00 - valor que, actualmente e segundo o conversor da PORDATA, seria de 1.630,66 euros.
Era um tempo em que a ARCOR assumia, de corpo inteiro e a partir do seu trabalho em Óis da Ribeira, as suas responsabilidades sociais para com a comunidade. Há 40 anos!

Sem comentários: