quinta-feira, janeiro 02, 2020

Os dias 2 de Janeiro na memória de Óis da Ribeira

A Bandeira de Óis da Ribeira


O dia 2 de Janeiro tem histórias a contar da vida pública de Óis da Ribeira.
O d´Óis Por Três tem registo de algumas delas:

1 - 1946: Posse de Benjamim Soares de Freitas como presidente da Junta de Freguesia, já 
Benj- Freitas
Arm. Resende
no segundo dos seus três mandatos. Com o secretário José Maria Estima e o tesoureiro Manuel Soares dos Santos (Lopes).

2 - 1955: Posse de Armando dos Santos Ala de Resende como presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, para o mandato de 1955/59 e com o secretário David Soares dos Santos e o tesoureiro Aires Carvalho e Santos
Não concluiu o mandato pois, a 17 de Novembro de 1957, ausentou-se para Angola, sendo substituído na presidência por Aires Carvalho e Santos - por sua vez substituído na tesouraria por José Pinheiro das Neves.
Manuel Tavares

3 - 1960: Posse de Manuel Maria Tavares da Silva como presidente da Junta de Freguesa de Óis da Ribeira, para o mandato de 1960/1963. Com o secretário Armando dos Santos Ala de Resende e o tesoureiro José Pinheiro das Neves.
Não conclui o mandato, pois, por razões de doença, abdicou a 4 de Abril de 1962, sendo substituído pelo secretário Armando Resende. José Neves passou para secretário e, na tesouraria, foi substituído por Manuel Simões dos Reis (Manelzito, da Rua do Viveiro).

4 - 1964: Posse de Armando dos Santos Ala de Resende como presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, para o mandato de 1955/59 e com o secretário David Soares dos Santos e o tesoureiro Custódio Lopes Correia.
Silas Granjo
CTT

5 - 1980: Abertura da escola de música da ARCOR, sob direcção do maestro Silas de Oliveira Granjo. 
A escola funcionava numa das salas da escola primária (a sala do lado poente), sob licença especial do Governo Civil de Aveiro. Mais tarde, lá viria a funcionar o ATL da ARCOR, até 2004.
Tinha 72 alunos inscritos, em várias classes, mas desistiram 14, entretanto.
6 - 2008: Abertura de um Posto de Correios na secretaria da ARCOR, nos termos de protocolo assinado com os CTT. 

Sem comentários: